quarta-feira, 29 de junho de 2016

Convocação da seleção olímpica brasileira

O técnico Rogério Micale anunciou na manhã desta quarta-feira a convocação da seleção olímpica brasileira de futebol masculino para os Jogos Olímpicos do Rio. O Brasil estreia em 4 de agosto, às 16h, contra a África do Sul. Depois, enfrenta o Iraque no dia 7 e encerra a participação no grupo A da fase de grupos contra a Dinamarca, dia 10. O técnico Tite esteve presente na convocação e deve acompanhar de perto o trabalho da seleção nos Jogos. A apresentação do elenco é em 18 de julho, na Granja Comary, no Rio.
Veja a lista completa da seleção olímpica brasileira para os Jogos no Rio:

Goleiros
Fernando Prass (Palmeiras)
Wilson (Atlético-MG)

Defensores
Luan (Vasco)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Zeca (Santos)
William (Inter)

Meio-campistas
Rafinha (Barcelona)
Rodrigo Dourado (Inter)
Fred (Shakhtar)
Thiago Maia (Santos)
Felipe Anderson (Lazio)

Atacantes
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Bayern)
Gabriel Barbosa (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio)


El País

Desenganado pela medicina, pastor Cesino Bernardino está em coma; Família pede orações

O pastor Cesino Bernardino, 81 anos, está internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave, em coma, de acordo com seu filho, pastor Reuel.
Bernardino é fundador do ministério Gideões Missionários da Última Hora e presidente da Assembleia de Deus em Camboriú (SC). De acordo com os médicos, seu estado de saúde é tão frágil que ele pode falecer a qualquer momento.
Em um vídeo transmitido ao vivo pelo Facebook nesta madrugada, Reuel Bernardino disse que recebeu a notícia de que seu pai havia ficado inconsciente às 05h00 da última terça-feira, 28 de junho.
“Eu sei que só tem homens e mulheres de Deus que estão me assistindo nesse momento. É com pesar que eu venho pedir [oração]… poderíamos estar pedindo oração por uma cruzada evangelística, por mais um Congresso de Gideões. Claro que a obra de Deus não para, vamos continuar fazendo”, disse.
Reuel afirmou que, do ponto de vista da medicina, tudo já foi feito: “Ainda creio que aquilo que aquela médica falou para mim (‘seu pai de um momento para o outro vai entrar em óbito’)… A médica foi muito taxativa. Os médicos de hoje em dia, eles não amenizam. Ela foi muito direta para mim. Disse assim, ‘olhe, seu pai, a gente já fez tudo que podia. De um momento para o outro você vai receber o recado que ele entrou em óbito’”, desabafou o pastor.
O pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e da Assembleia de Deus Ministério Belém, também usou as redes sociais para pedir orações pelo colega de ministério, “um querido e estimado amigo”.
“Estejamos unidos em oração a família Bernardino neste momento. Faço este pedido em meu nome e da mesa diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) que muito estima o amado pastor Cesino, um dos patriarcas de nossa Igreja no Brasil”, escreveu José Wellington.
 Tiago Chagas - Gospel mais

Beto Richa vem a PG na quinta para inauguração do Aeroporto Santana

Eduardo Farias
O prefeito Marcelo Rangel (PPS) confirmou na tarde desta terça-feira que o governador Beto Richa (PSDB) retornará a Ponta Grossa na próxima quinta-feira (30) para participar da inauguração do Aeroporto Santana, em cerimônia que está marcada para as 11h30 da manhã. A inauguração é uma antiga reivindicação da comunidade ponta-grossense e vai marcar o início das vendas de passagens aéreas da empresa Azul, que dentro de 60 dias irá iniciar os vôos diários para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
O espaço de tempo de 60 dias entre o começo da comercialização das passagens e o início dos vôos será necessário para que a Azul possa se instalar no Aeroporto Santana com toda sua estrutura de equipamentos e pessoal.
Compromisso
O funcionamento do aeroporto, com linhas comerciais, é tido como fundamental para o crescimento de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. E também marca o cumprimento de um compromisso de campanha do prefeito Marcelo Rangel, que teve à frente do trabalho para concretização da obra o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar.
Investimentos
O investimento da Prefeitura nos últimos três anos no Aeroporto Santana foi de R$ 10 milhões, incluindo repasses federais, estadual e recursos próprios do município. Entre os itens da reformulação do aeroporto estão a reforma do Terminal de Passageiros e o balizamento noturno, realizados com recursos da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado (R$ 1,3 milhão), além da compra do caminhão para o Corpo de Bombeiros e estruturação da Seção Contra Incêndios – com recursos da Secretaria de Aviação Civil (R$ 1,6 milhão).
A Prefeitura investiu nos equipamentos para a operação aeroportuária e atendimento a passageiros e normas de segurança, asfaltamento das áreas do entorno, marcações da pista nos padrões ANAC, estrutura e implantação da caixa d’água com 25 mil litros para combate a incêndios, além do cercamento de toda a área do aeroporto e demais adaptações.
Os valores investidos também englobam as horas de trabalho de máquinas e operários para as obras de aterramento, terraplenagem da reta da cabeceira, além da estruturação da seção contra incêndios, treinamento de pessoal e equipamentos de segurança, entre outros equipamentos e serviços. (Com assessoria)
Doc.com

Vídeo mostra ladrão arrastando vendedor e fugindo com carro de revendedora

Imagens do sistema de monitoramento de uma revendedora de veículos de Ponta Grossa registram a ação ousada e inacreditável de um bandido durante a tarde desta terça-feira (28). O criminoso entra na loja fingindo ser um cliente, pede para ver um HB20 e foge com o veículo.
Pelo vídeo, é possível ver que o vendedor está ao lado do ladrão, que já está dentro do veículo. Ele pega a chave, liga o carro e acelera. O funcionário do local chega a ser arrastado por alguns metros. O bandido derruba uma das portas da loja e consegue escapar.
A Polícia Militar foi acionada logo em seguida e realizou patrulhamento pela região, mas não encontrou o suspeito. O veículo só foi encontrado horas depois, já no fim da tarde, abandonado no Jardim Canaã. O carro foi recolhido até a 13ª Subdivisão Policial, mas o autor do roubo ainda não foi identificado.

Veja o vídeo

Massa News

HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM RIO DE SENGÉS

Valmir dos Santos Costa, 42 anos, foi encontrado morto, na manhã do último domingo (26), por volta das 10 horas, no rio Jaguaricatu, em Sengés.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), o corpo estava submerso e enroscado em um galho de árvore. Familiares da vítima relataram que Valmir estava desaparecido desde o dia 23 de junho.
O corpo do homem foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa. Segundo o órgão, a causa da morte do rapaz foi por afogamento. Na sequência, o corpo foi liberado para a família.
Gazeta em foco

Deputados paralisam trabalhos em sete dos últimos dez dias úteis por festas juninas

DEPUTADOS CUSTAM 1 BILHÃO DE REAIS AO ANO

Um levantamento feito pelo site Congresso em Foco mostra que os deputados custam ao ano cerca de 1 bilhão de reais aos cofres públicos. Os principais gastos são com salário, de 33.763 reais, e verba de gabinete, de 92.000 reais ao mês.
BenefícioMédia mensalPor ano
SalárioR$ 33.763,00R$ 438.919,00
Ajuda de custoR$ 1.406,79R$ 16.881,50
Transporte, alimentação, alugueis e outrosR$ 39.884,31R$ 478.611,67
Auxílio-moradiaR$ 1.608,34R$ 19.300,16
Verba de gabinete para até 25 funcionáriosR$ 92.000R$ 1.104.000,00
Total de um deputadoR$ 168.662,44R$ 2.023.949,28
Total dos 513 deputadosR$ 86.523.831,72R$ 1.038.285.980,64
Fonte: Congresso em Foco
Entre os dias 20 de junho e 1º de julho, os contribuintes brasileiros gastarão cerca de 20 milhões de reais para ver os deputados federais que os representam tirarem dias extras de folga durante o período de festas juninas em um ano de crise econômica e política. Na semana passada, por determinação de Waldir Maranhão (PP-MA), o controverso presidente interino da Câmara dos Deputados, a Casa ficou parada durante três dos cinco dias úteis, a justificativa era o feriado de São João, no dia 24 de junho. Nesta, o recesso branco durará quatro dias e o santo homenageado é São Pedro, em 29 de junho. A única data em que está prevista a realização de uma sessão em que pode haver votações é nesta terça-feira, ainda assim, a expectativa é que não haja quórum mínimo para deliberações, que é a metade dos 513 deputados.
O cálculo do custo dos parlamentares aqui citado é baseado no valor diário que eles representam aos cofres públicos: 2,87 milhões de reais. A conta é feita sobre salários além dos gastos com auxílio moradia, verba de gabinete, alimentação, transporte, aluguel de veículo e imóveis, além de verbas com a divulgação do mandato. Ele não inclui, por exemplo, o valor da manutenção e funcionamento dos prédios da Câmara nem o quanto é pago para os servidores concursados ou terceirizados.
Em nota divulgada pela sua assessoria de imprensa, Maranhão informou que a paralisação se deve aos “festejos juninos, durante os quais há grande mobilização popular, especialmente na região Nordeste do país”. Nesses dias, as comissões continuarão funcionando, mas possivelmente estarão esvaziadas. O detalhe é que, em menos de um mês, está prevista outra folga geral na Câmara, que é o recesso parlamentar oficial entre os dias 18 e 31 de julho. A decisão dele também leva em conta o período de campanha eleitoral que se aproxima. Em agosto, começará o prazo em que os concorrentes às prefeituras e às Câmara de Vereadores iniciam a divulgação de suas candidaturas. Deputados federais estão entre os principais concorrentes a prefeitos de diversos municípios.
A decisão de Maranhão de paralisar os trabalhos desagradou a gregos e troianos. O nanico e oposicionista PSOL emitiu uma nota para chamar o deputado do PP de “perdulário e irresponsável”. “Esse tipo de posicionamento irresponsável e monocrático tem um custo para o contribuinte. Afinal, é ele quem paga a multa pelas remarcações das passagens aéreas. Figuras como Maranhão, que ora atendem a interesses do centrão, ora do próprio Eduardo Cunha, ora do governo interino de [Michel] Temer desmoralizam a Câmara dos Deputados e a atividade parlamentar”, afirma o documento assinado pelos seis deputados da legenda.
Do lado governista também houve chiadeira. “Num momento como esse, em que deve haver um esforço em torno do processo de reconstrução nacional e de recuperação da economia e projetos importantes estão na pauta da Câmara, é inadmissível que uma decisão unilateral do presidente interino paralise os trabalhos durante uma semana”, reclamou o líder do PSDB, Antonio Imbassahy
“Quando temos só um dia na semana de trabalho há um estímulo para que os deputados continuem na sua base e não venham para a sessão”, disse o líder do Governo na Câmara, André Moura. Inicialmente, a intenção da gestão Temer era votar dois projetos que considera prioritários nestes dias de paralisação, a medida provisória 718, que altera algumas regras tributárias no período dos Jogos Olímpicos e a proposta que crias normas de governança nas empresas estatais.
Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento de Intersindical de Assessoria Parlamentar (uma ONG que estuda o Legislativo brasileiro), entende que essa paralisação foi feita apenas para prorrogar a cassação do mandato do deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “É uma manobra para Cunha ganhar tempo. Não fazia sentido paralisar a agenda do Congresso neste momento”, ponderou.
Ainda assim, na avaliação de Queiroz, a gestão Temer não será prejudicada com o recesso branco. “Os principais temas estão neste momento com o Senado. Se essas medidas ficarem para a próxima semana, não haverá problemas. Além disso, a base está bastante homogênea, coisa que não estava no Governo Dilma. Ou seja, não há riscos para o Governo Temer no Legislativo”.
Na Casa ao lado, o Senado, a expectativa é que não haja paralisação principalmente por causa da Comissão do Impeachment de Dilma Rousseff (PT), que quer concluir os trabalhos o quanto antes, e porque boa parte dos senadores querem dar ao presidente interino Michel Temer o respaldo legislativo que ele precisa para se manter no cargo.
A decisão sobre essa pausa ou não nos trabalhos deve ser tomada na próxima semana pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele já demonstrou que tem interesse em seguir trabalhando e faz as articulações políticas nesse sentido, mas sua vontade ainda depende do aval da maioria dos congressistas, conforme previsto na Constituição Federal.
El País

Prazo para retirar abono salarial acaba nesta semana. Saiba como sacar!

No Paraná, 124.988 trabalhadores têm direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e ainda não sacaram o benefício, de acordo com o Ministério do Trabalho. O prazo para retirar o abono, referente ao ano-base de 2014, vai até quinta-feira (30).
Até 31 de maio, 1.382.809 paranaenses haviam sacado o benefício, 91,71% do total de 1.507.797 trabalhadores que têm direito a retirá-lo. O montante pago equivale a R$ 1,146 bilhão. Em todo o Brasil, foram pagos 18,4 bilhões a mais de 22,2 milhões de empregados até o dia 27 de junho, o correspondente a uma taxa de cobertura de 94,14%. São 1,38 milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o PIS/PASEP no país.
Salário Mínimo
O benefício, equivalente a um salário-mínimo (R$ 880), é pago a empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários-mínimos por mês nesse período. O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O abono salarial é um dos benefícios pagos pelo FAT, que também custeia o seguro-desemprego, os cursos de qualificação profissional feitos em parceria com os governos estaduais e a participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.
Como sacar
. PIS - Destinado a trabalhadores da iniciativa privada, o PIS é pago na Caixa Econômica Federal. O trabalhador que possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão Cidadão, pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07, da Caixa.
. Pasep - Destinado a servidores públicos, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil. Quem recebe o benefício precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do banco e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.
Mais informações: a Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho atende pelo número 158
Paraná online