Mostrando postagens com marcador REGIÃO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador REGIÃO. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Ponta Grossa, caminhão atinge casa e mata três pessoas da mesma família

Três pessoas morreram após um caminhão atingir uma casa na tarde desta segunda-feira (12), em Ponta Grossa, segundo a Polícia Militar (PM).
O acidente aconteceu na Vila Princesa, bairro Uvaranas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas são uma mulher, de 28 anos, um homem, de 51 anos, e um bebê, de um ano e oito meses.
Os bombeiros informaram que os adultos eram mãe e avô da criança.
O tio do bebê, Dilcinei dos Santos, disse em entrevista que o pai dele estava trabalhando ao lado da casa.
"Ele viu o caminhão descendo desgovernado e correu avisar minha irmã e minha sobrinha. Só que não deu tempo. Acho que ele só abraçou as duas e esperam o pior", disse.
Ainda segundo o homem, a irmã dele morava na casa com as três filhas.
Duas estavam na escola, no momento do acidente.
De acordo com a PM, o motorista do caminhão não estava embriagado.
Os bombeiros informaram que o caminhoneiro foi retirado do veículo e encaminhado para um hospital.
A Polícia Civil investiga as causas do acidente.

domingo, 11 de agosto de 2019

Jaguariaíva. Ladrões armados roubam mercado no Primavera



O assalto foi registrado na tarde deste sábado (10), eu um supermercado localizado na rua Martins da Costa Passos no bairro Primavera.                                                                
Dois homens invadiram o estabelecimento com um revólver, o bandido apontou a arma para um funcionário e anunciou o assalto, o outro bandido pegou todo dinheiro que estava nos caixas.                                                            
Após o assalto, a dupla de criminosos seguiu sentido a rodovia, eles estavam em uma motocicleta preta sem placas.                                
O roubo aconteceu por volta das 13h30min da tarde em plena luz do dia.                                                                      
A polícia militar atendeu a ocorrência, fez patrulhamento nos bairros próximos, porém os meliantes continuam desaparecidos.

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Arapoti, homem agride esposa e leva facada na perna


Um homem de 25 anos agrediu a esposa após uma discussão, ele desferiu vários socos e chutes contra a esposa de 42 anos, depois de apanhar ela correu pegou uma faca e desferiu um golpe na perna do agressor, o fato aconteceu as 13h50min da tarde na rua Sebastião Marcolino de Aguiar.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência.
Segundo a Polícia Militar (PM), o marido agressor foi socorrido, medicado e posteriormente levado até a delegacia de policia civil, para esclarecer os fatos, a esposa também foi encaminhada à delegacia.
O marido vai responder por violência domestica e a esposa responderá por lesão corporal.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Piraí do Sul, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirma morte por gripe de uma adolescente de 15 anos

Estado chegou a 94 mortes em decorrência da doença desde janeiro de 2019, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira (7); maioria das vítimas tem mais de 60 anos.


O Paraná chegou a 94 mortes por gripe em 2019, de acordo com a boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (7). Quatro dessas mortes foram confirmadas nesta semana em Curitiba, Paranaguá, no litoral, Medianeira, no oeste, e Piraí do Sul nos Campos Gerais.
Conforme o boletim, a maioria das mortes por Influenza neste ano são de pessoas com mais de 60 anos (53,2% dos casos). Porém, as novas confirmações são de vítimas com menos idade:
·         Curitiba: mulher de 38 anos com diabetes;
·         Paranaguá: mulher de 49 anos que tinha pneumopatia crônica;
·         Medianeira: homem de 48 anos portador de doenças crônicas;
·         Piraí do Sul: infelizmente uma adolescente de 15 anos que tinha diabetes.
Ainda segundo o boletim, o estado tem 499 casos confirmados da doença desde janeiro - 11 a mais do que no informe anterior.

Medidas preventivas

Para o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Sesa, Renato Lopes, o acompanhamento semanal tem comprovado que, independentemente da idade, é preciso adotar medidas preventivas contra a gripe.
As principais, segundo ele, são higienização frequente das mãos, cobrir nariz e a boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal e deixar os ambientes sempre ventilados.
"São hábitos saudáveis que ajudam a diminuir o risco de contaminação e disseminação não apenas do vírus da gripe, mas de uma série de doenças", afirma.
Os sintomas da gripe incluem febre alta (acima de 38°C), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Ibaiti, capela é invadida e furtada

Coordenação da igreja disse que ação foi percebida na noite desta quarta-feira (3) quando fiéis chegavam para rezar.


Uma capela foi invadida e furtada, em Ibaiti, no norte de pioneiro do Paraná. Segundo a coordenação da igreja, o furto foi percebido por fiéis na noite desta quarta-feira (3).
De acordo a Polícia Militar (PM), a ação foi registrada na Capela Mãe Rainha, no bairro Gralha Azul. Conforme a PM, um boletim de ocorrências foi registrado.
A coordenação da capela informou que uma janela foi arrombada. 
Do local, foi levada parte da fiação do salão de festas, uma caixa de som, além de um cálice. Ainda segundo a capela, o sacrário e a mesa do dízimo foram revirados.
Os fiéis que perceberam o furto estavam indo até a capela para um terço. A coordenação da igreja disse que acredita que o local tenha sido invadido no início da noite de quarta.
A PM informou que fez buscas por suspeitos, mas até a publicação da reportagem ninguém havia sido preso.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Sengés, Traficante foge da policia fica enroscado em cerca de arame e acaba preso

As policias militar e civil de Sengés vem combatendo o tráfico de drogas incansavelmente, nos últimos dias a policia vem fechando várias bocas de fumo e prendendo traficantes.
Ontem (03), por volta das 13h40min uma equipe da Policia Militar estava fazendo patrulhamento na rua Domingos J. Dos Passos no bairro Betel, quando ao se aproximar de alguns indivíduos, um dos elementos correu ao ver a viatura policial, os policiais perseguiram o suspeito, o mesmo foi pulando vários muros das residências, em uma das residências havia uma cerca de arame, o individuo ao pular ficou enroscado no arame e não conseguiu se soltar, ele foi detido pela policia e sofreu alguns ferimentos ao ficar enrolado nos arames, ele foi encaminhado a unidade de saúde para tratar os ferimentos, posteriormente o jovem de 19 anos foi encaminhado até a delegacia para as devidas providencias, foi encontrado com o suspeito uma certa quantia de maconha.
Ele vai responder por tráfico de drogas e resistência a prisão. 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Piraí do Sul, justiça suspende eleição na Câmara de vereadores


Decisão judicial destituiu Mesa Diretora formada durante votação em dezembro. Vereador Paraílio de Oliveira King (MDB) assume por ser o mais velho da Casa.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Piraí do Sul, ocorrida em 10 de dezembro, foi suspensa por decisão judicial. Com isso, a atual administração interna do Legislativo foi destituída e o vereador Paraílio de Oliveira King (MDB), por ser o mais velho da atual legislatura, assume interinamente a presidência.
O pleito foi suspenso com base na ação movida pela chapa do próprio King. O grupo recorreu do resultado da eleição que declarou vencedora a chapa encabeçada por Samir Jayme (DEM). Na época, uma confusão na inscrição das chapas não permitiu que King participasse da eleição. Com isso, a candidatura única da chapa de Jayme recebeu apenas quatro dos nove votos votais e foi declarada a vencedora.
A determinação é da juíza de direito Maria Luiza Alvim Andrade. King irá presidir provisoriamente a Câmara até que o Judiciário decida sobre a eleição da mesa. O presidente interino está no quarto mandato como vereador e já foi presidente do Legislativo em outras duas ocasiões, além de vice-prefeito entre 2001 e 2004.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Piraí do Sul, bandidos rendem entregador e roubam motocicleta

Vítima trabalha como motoboy e foi rendida quando fazia entrega

Bandidos armados roubaram uma motocicleta na noite desta quarta-feira (2) na rua Quintino Bocaiúva, no bairro São Lourenço.
 A vítima é motoboy e estava trabalhando quando foi surpreendido e rendido pelos ladrões, o fato aconteceu por volta de 23h.
De acordo com a Polícia Militar, os criminosos estavam armados e encapuzados e renderam a vítima quando ela fazia uma entrega.
Os ladrões pegaram todo dinheiro, celular e a moto da vítima e fugiram. A polícia realizou buscas, mas não encontrou o suspeito de praticar o crime.
Ainda segundo a PM, a moto roubada é uma Honda CG preta de placa BBC-3937.
A policia militar pede à população que entre em contato pelo telefone 190, se houver alguma informação ou pista dos bandidos.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Piraí do Sul, rapaz é assassinado com tiro no peito

Informações iniciais apontam que rapaz foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte); assaltantes levaram motocicleta do jovem.
A Polícia Civil de Piraí do Sul deve instaurar inquérito para apurar o caso de um rapaz que foi encontrado morto no início da noite deste domingo (22), perto das 19 horas, na estrada que liga o Jardim Benevenuto Antunes Dalcol aos bairros Martelo e Piraí Mirim.
De acordo com as primeiras informações sobre o fato, repassadas por populares, a vítima, identificada como Gilmar Mainardes, de 26 anos de idade, estaria vindo da zona rural em direção à cidade quando foi abordada por dois elementos na altura da ponte próxima a estação da Sanepar.
Conforme o relato, o rapaz teria sido atingido por um disparo de arma de fogo depois de não obedecer aos bandidos e tentar fugir do local. O tiro atravessou o peito da vítima, que derrubou a moto e ainda correu a pé por alguns metros antes de cair, morto, em frente a uma fábrica de bolachas da região.
A motocicleta do rapaz foi levada pelos assaltantes, que deixaram o local seguindo em direção ao bairro Martelo.
A Polícia Militar isolou a área até a chegada da equipe do Instituto Médico Legal de Ponta Grossa. Bastante abalada, a esposa do rapaz reconheceu o corpo do companheiro ainda no local, onde permaneceu até a saída da equipe do IML.
Para o filho – No asfalto onde o corpo foi encontrado, restaram três embalagens de doces que a vítima tinha acabado de comprar para o filho de pouco mais de 2 anos de idade.


Matéria, 
Correio dos Campos

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Tomazina, três pessoas da mesma família morrem em capotamento de ambulância


Vítimas são duas mulheres, de 52 e 72 anos, e um homem, de 66. Veículo pertence à Prefeitura de Tomazina, no Norte Pioneiro do Paraná, e voltava de atendimento em Curitiba.

Três pessoas da mesma família morreram no capotamento de uma ambulância na rodovia PR-422, no município de Tomazina, no Norte Pioneiro do Paraná, nesta quinta-feira (19).
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente foi no trecho a caminho de Wenceslau Braz. O veículo pertence à Prefeitura de Tomazina e voltava de um atendimento médico em Curitiba.
As vítimas são duas mulheres, de 52 e 72 anos, e um homem, de 66. O motorista da ambulância, de 36 anos, e uma enfermeira, de 29, tiveram ferimentos leves e foram encaminhados a um hospital em Tomazina.
A Prefeitura de Tomazina decretou luto oficial de três dias. A Polícia Civil diz que ainda vai investigar as causas do acidente.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Arapoti, denúncia contra vereador tem 15 dias para ser analisada pelo conselho de ética da Câmara


Sobre a sessão desta quarta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Arapoti, pesava na pauta, a denúncia contra o vereador Giovani Modesto (PP). O objeto da acusação protocolada na última sexta-feira (20) e passível de cassação, se refere à um possível estelionato cometido pelo membro do Legislativo, fato que já está nas mãos da Justiça de Arapoti, a partir de uma investigação do Ministério Público. A expectativa da população era de que a aceitação ou arquivamento da denúncia fossem votados ainda na sessão desta quarta-feira. No entanto, tal procedimento não foi necessário, visto que o regimento interno da câmara, após uma alteração em 2009, passou a prever que, em casos de crimes de dano pessoal, a denúncia é aceita no ato do protocolo da mesma. Ou seja, a quebra de decoro, se referindo à honra e não à infrações políticas, gera um acato automático da denúncia, sem necessidade de votação. Na sessão, os vereadores se ateram a compor um novo Conselho de Ética, pois Giovani era um dos nomes da mesa e precisou ser substituído por ser o alvo da denúncia.
A comissão então ficou composta pelos vereadores Zildinei Sebastiao Mendes Ferreira, o Nei (PSC) como presidente, Ricardo Rodrigues Pedroso, o Ricardinho (PPS) como relator e Victor Arthur Gomes Brondani (PDT) como membro do conselho.
A partir da data de hoje, 25 de abril, os três vereadores citados têm 15 dias para analisar a denúncia e entregar o parecer à Câmara, documento que, com bases jurídicas, deverá dar continuidade ou decretar o arquivamento do caso Giovani.

Crime de estelionato

Segundo as investigações, Giovani teria praticado o crime entre outubro de 2015 e março de 2016.
A prática de estelionato estaria relacionada a promessa que o vereador fez a uma vítima onde o parlamentar se comprometeu a conseguir um aumento de 25% no valor recebido pela idosa através da aposentadoria. Já a outra idosa foi relacionada ao caso quando seus documentos foram encontrados na casa do suspeito, juntos ao da primeira vítima. Para realizar o processo, Giovani teria cobrado o valor de R$ 4,8 mil, referente ao pagamento de taxas para que o aumento no benefício fosse concedido. Porém, o tempo foi passando e o dinheiro não chegou até a conta da idosa. O caso acabou chegando até a Justiça, após a filha da prejudicada denunciar o caso na promotoria.



Por Folha Extra

terça-feira, 24 de abril de 2018

Arapoti, pastor acusado de estuprar filha está foragido


A Polícia de Arapoti realiza buscas pelo pastor que teria estuprado a filha de oito anos. De acordo com o delegado do município, Gumercindo Athaíde, o pastor teria tomado conhecimento do mandado de prisão logo que ele foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e fugido. 
A Polícia ainda não possui informações sobre o paradeiro do acusado. Segundo o Ministério Público do Paraná (MPPR), o crime teria acontecido ainda em 2017. O MP aponta que "no momento do crime, estavam no local, além da vítima e do réu, o irmão da criança, com dez anos de idade, e a mãe".
O primeiro pedido de prisão foi derrubado em 1ª instância e o pastor continuou vivendo normalmente, inclusive com atividades registradas em redes sociais. No entanto, o MP recorreu a conseguiu a prisão no TJ-PR. 
Para expedir o mandado, o TJ conta com provas robustas levantadas pela polícia e MP, como avaliações psicológicas, colheita de depoimentos, perícias, laudos morfológicos, exame de DNA e interceptações telefônicas.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Piraí do Sul, manifestantes bloquearam PR 151, por uma hora na manhã de hoje (23)


Tratores bloquearam a passagem na PR 151, entre os municípios de Piraí do Sul e Jaguariaíva, durante aproximadamente uma hora na manhã desta segunda-feira (23). De acordo com as primeiras informações, os manifestantes reivindicam a alteração no projeto de duplicação da rodovia.
Os líderes do movimento pedem que um retorno seja instalado em frente ao Posto Estrela da Amizade, medida que beneficiaria as duas comunidades. Pelo projeto original, atestam, as famílias terão de andar aproximadamente 4 quilômetros em direção a Jaguariaíva, para só então retornarem aos seus bairros de origem e também para Piraí do Sul.
Segundo a concessionária que administra o trecho, existiu bloqueio total nos dois sentidos. A manifestação aconteceu na altura do quilômetro 252 da estrada. A Polícia Rodoviária Estadual esteve na região conversando com os manifestantes para que as pistas fossem liberadas.
Não foi informada a extensão das filas que se formaram na região durante a manifestação.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Pirai do Sul, trabalhadores salvam motorista que estava se afogando após carro cair em rio


Um acidente registrado na madrugada de hoje numa das pontes que ligam o município ao Bairro Piraí Mirim só não terminou em tragédia graças à coragem de funcionários da empresa Serveng.
Os trabalhadores passavam pelo local poucos minutos depois que o condutor do Palio, de Piraí do Sul, perdeu a direção do veículo e caiu dentro do rio que corta a região.
Segundo informações de um vizinho que testemunhou o resgate, ele ouviu um forte barulho, por volta das 3 horas da manhã, e decidiu sair para olhar o que tinha acontecido. A poucos metros de casa ele viu o veículo tombado, de ponta cabeça, dentro do rio.
Poucos minutos depois disso os trabalhadores chegaram ao local e resolveram entrar no rio para ajudar a vítima. Ela estava se afogando, presa dentro do automóvel.
Para resgatar a vítima os trabalhadores viraram o carro de cabeça para cima e um deles teve de quebrar o para-brisa do veículo. O homem foi resgatado sentindo muito frio e bastante assustado, mas sem apresentar ferimentos.
Desolado, ele seguiu a pé para sua casa, no Jardim Benevenuto Antunes Dalcol, enquanto os heróis dessa madrugada seguiram ao trabalho com uma história com final feliz para contar.
Situação precária 
De acordo com os moradores, esse não foi o primeiro caso de queda de veículo no rio. Para eles, deveria ser instalada uma lombada na região, já que a ponte não tem sinalização alguma e fica logo depois de uma curva fechada.
Os moradores do local aproveitaram o fato para pedir que a prefeitura adote medidas urgentes naquele ponto, que concentra a passagem de muitos carros, caminhões, máquinas agrícolas e ônibus escolares.
Segundo eles, para piorar a situação, a única lâmpada que deveria iluminar a região está queimada há meses, fato que, para os moradores, expõe os usuários da estrada a ainda mais riscos.

sábado, 7 de abril de 2018

Sengés, Prefeitura abre mais de 40 vagas de estágio

As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pela internet. Para participar, o candidato precisa confirmar matrícula no curso da área pretendida e ter mais de 16 anos.

A Prefeitura de Sengés abriu na última segunda-feira, 02, quarenta e três vagas de estágio para atuação em diferentes áreas da administração municipal. Podem se candidatar estudantes de nível Superior, Técnico ou nível Médio (Magistério), dos cursos em informados. Além de comprovar que estão regularmente matriculados, os candidatos precisam ter idade mínima de 16 anos e estarem de acordo com as condições e normas expostas no Edital do processo seletivo. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pela internet, através do site www.proeestagio.com.br 
Dentre as vagas ofertadas: 17 são para estudantes de Pedagogia; 13 para Administração; 04 Educação Física; 04 para Sistema de Informação; 03 para Direito; 02 para Ciências Contábeis; e 01 para Engenharia Florestal ou Agronomia. A seleção dos candidatos será feita por meio de prova dissertativa E/OU objetiva. Serão considerados aprovados os que obterem nota igual ou superior a 5,0 pontos na modalidade de prova aplicada. Em caso de desempate, prevalecerá quem tiver a maior idade.

CRONOGRAMA

Início das Inscrições as 15h30 03/04/2018

Fim das Inscrições as18h00 02/05/2018

Data provável da prova 06/05/2018

Resultado da Classificação 18/05/2018

Sengés, Policia Militar está trabalhando forte e vem tirando os maus elementos das ruas

Duas situações atendidas pela equipe da Polícia Militar. Na primeira situação um casal arrombou uma residência na qual o morador estava trabalhando durante a madrugada e furtaram do local dois aparelhos celulares. Durante a tarde após denúncia equipe deslocou ao local indicado e após busca foi encontrado o casal autor, sendo encaminhados a Delegacia de Sengés, onde acabaram confessando serem os autores, entregando os aparelhos celulares os quais foram restituídos aos donos. Na segunda situação uma mulher foi agredida junto com suas duas filhas pequenas, por seu ex marido que utiliza tornozeleira eletrônica, no momento que esperava o ônibus em um ponto na Vila São Pedro. O mesmo a agrediu com socos, chutes e tapas que acabaram acertando tambem as crianças. Sendo também preso o autor, verificou se que o mesmo havia rompido a tornozeleira eletroeletrônica e a jogou em um rio. Em apoio a equipe da policia civil foi deslocou as margens do rio e localizado a tornozeleira, o qual responderá também por Dano ao Patrimônio Público e Desobediência a Ordem Judicial.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Arapoti, vereador sugere trabalho público para presos de baixa periculosidade


O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Arapoti Wesley Carneiro Ulrich, (PSD) “Lelo”, visitou a Vila dos Funcionários no final do mês de março e encontrou a população desapontada com as péssimas condições das calçadas, buracos imensos no asfalto, lixos nas calçadas e muito mato em quase todas as ruas. O vereador também visitou outras localidades e no dia seguinte montou um relatório e enviou a prefeita Nerilda Pena, para que tomasse as devidas providências com urgência para resolver os problemas daquelas comunidades. Uma das sugestões do vereador é a utilização da mão e obra de presidiários de baixa periculosidade. “Essa situação não pode ficar como está, esses moradores contribuem com seus tributos, e como tal têm direitos de ter condições dignas de vida, por outro lado tem a responsabilidade do poder público que tem que estar atento as necessidades básicas da sua comunidade”, explicou Lelo.
Lelo adiantou que o dever do vereador é apontar problemas do município, bem como na administração, porém como tal tem a responsabilidade também de indicar soluções. “Propus à prefeita Nerilda, soluções para coleta de lixo e serviços básicos. O município poderá firmar convênio com o governo do estado e DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) para que presos de baixa periculosidade possam prestar serviços à municipalidade, como roçadas, pinturas de ruas, calçadas etc., em contra partida poderia estudar a diminuição da pena”. apontou.
Uma das atribuições do DEPEN é estabelecer, mediante convênios com as unidades federativas, o cadastro nacional das vagas existentes em estabelecimentos locais destinadas ao cumprimento de penas privativas de liberdade aplicadas pela justiça de outra unidade federativa, em especial para presos sujeitos a regime disciplinar.
Lelo sugeriu também a realização de novo concurso público visando à contratação de servidos na área em questão, a terceirização da coleta de lixo e com isso a diminuição de comissionados. O vereador pediu explicações sobre a frente de trabalho que parou sem nenhuma explicação.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Piraí do Sul, impasse entre administração e prefeitura pode fechar asilo

Um comunicado divulgado na internet em que toda a diretoria do Asilo São Vicente, em Piraí do Sul, pede demissão, gerou polêmica na prefeitura da cidade, que não estaria seguindo a Lei 13.019 do Marco Regulatório e repassando a doação para o Terceiro Setor.
A administração municipal também divulgou uma nota e disse que a falta de recursos para o asilo é uma incompetência da própria direção do asilo, que não teria cumprido com a entrega da documentação, mas os diretores negam a afirmação da prefeitura.
Atualmente, o asilo atende 33 idosos, a maioria sem família e caso o asilo feche as portas, não se sabe para onde eles serão encaminhados.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Arapoti, operação apura desvios de mais de R$ 306 mil em safras de colégio agrícola

Policiais cumprem mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (3),

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou, na manhã desta terça-feira (3) em Arapoti, uma operação que investiga o desvio de mais de R$ 306 mil em safras de milho, de soja e de eucalipto plantadas no colégio agrícola da cidade desde 2015.
A operação foi batizada de Usurpador. Ainda conforme o MP, está sendo apurada a existência de uma organização criminosa constituída por servidores do colégio agrícola, familiares deles e empresários da cidade.
A investigação do MP aponta que o lucro da venda dessas safras pode ter sido desviado pelo diretor do colégio agrícola. De acordo com asinvestigações, a venda das sacas de milho e soja, das safras de 2015, e os valores da venda dos cortes de eucalipto, de 2016, não foram repassados aos cofres públicos.
A promotoria também apura a suspeita de que o diretor e um técnico do colégio agrícola abasteciam carros particulares com um cartão corporativo do Governo do Estado. Esse cartão deveria ser utilizado para abastecer carros oficiais, de uso exclusivo do colégio agrícola.

Nesta manhã, cerca de 30 policiais militares em sete viaturas cumprem mandados de busca e apreensão no colégio agrícola; em uma empresa de comércio de grãos, a Agropantanal; em um posto de combustíveis; e nas casa do diretor e de um técnico do colégio agrícola.
Uma equipe de informática do Centro de Apoio Técnico à Execução também auxilia nas buscas nos computadores.
De acordo com o MP, os investigados podem responder por falsidade ideológica, fraude à licitação, peculato e outros crimes.
O outro lado
A direção do Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti (CEEP Arapoti) emitiu uma nota na qual declara apoio incondicional à operação deflagrada pelo Ministério Público e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.
"No entanto, ressalta a inexistência de qualquer irregularidade na gestão e administração desta instituição de ensino, o que será demonstrado na instrução do feito", informa a nota.
Também por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed) informou que as denúncias envolvendo o colégio agrícola de Arapoti já são de conhecimento da Secretaria de Estado da Educação e estão sendo investigadas.
"O Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz abriu sindicância para averiguar as denúncias no final de 2017 sobre a compra de sementes para plantação de milho e soja na área do colégio, que culminou com um processo administrativo que está em andamento", diz o texto.
A Secretaria informa, ainda, que tem atuado em consonância com o Ministério Público e está trabalhando no afastamento do diretor, até que todas as denúncias sejam averiguadas.
Por fim, a Seed esclareceu que os fatos denunciados e as providências tomadas não trarão contratempo às aulas, que continuam normalmente na instituição.

A Agropantanal também se posicionou por meio de nota e disse que a relação da empresa com o colégio agrícola é restrita à comercialização de grãos e insumos agrícolas.
"A Agropantanal esclarece que não tem qualquer relação com as investigações que envolvem o Colégio Agrícola de Arapoti", diz a nota.
A nota afirma que a empresa está comprometida com a lisura em todas as relações comerciais e reafirma não possuir qualquer relação com a instituição de ensino além da venda de
Por fim, a Agropantanal ressalta o seu comprometimento com a lisura em todas as relações comerciais, e reafirma não possuir qualquer relação com a entidade acima mencionada, exceto a venda de grãos e insumos agrícolas, e que permanece à disposição das autoridades para contribuir sempre que necessário.

sábado, 24 de março de 2018

Barra do Jacaré, prefeito vai decretar Estado de Emergência motivada por infestação de escorpiões


Adalberto de Freitas Aguiar, o Berano, explicou que praticamente todos os dias, há registro de uma pessoa picada por escorpião na cidade

O prefeito de Barra do Jacaré, Adalberto de Freitas Aguiar, o Berano, tomou uma decisão extrema para livrar o município dos escorpiões. Ele vai decretar Estado de Emergência para poder contratar uma empresa que faça a coleta dos animais, que são da família dosaracnídeos.

Segundo Berano, a cada dia, aumenta o número de moradores recamando do surgimento de escorpiões em suas casas. “Estamos enfrentando uma verdadeira infestação. Já apareceu escorpião até no Posto de Saúde. É comum aparecer pessoas procurando atendimento médico por causa das picadas. Graças a Deus ainda não aconteceu uma tragédia, como em um município da nossa região, onde uma criança morreu por causa de uma picada de escorpião”, contou.

Berano disse que já levou o problema para a Secretaria Estadual da Saúde e também para a 19ª Regional de Saúde, sediada em Jacarezinho, porém, segundo ele, não houve ajuda. “Recebemos apenas orientações para manter os quintais limpos, sem entulhos de construção, nem madeira e outros materiais que servem de criadouro para esses animais. Mas precisamos de uma medida eficaz, urgente. Sei que não existe veneno que acabe com eles, mas é possível coleta-los e assim interromper o ciclo de procriação. Por isso quero contratar uma empresa especializada nesse trabalho. Quero resolver esse problema logo, antes que algo de muito ruim aconteça”, avisou lembrando que já o aconselharam a colocar galinhas nos quintais porque elas costumam se alimentar de escorpiões. “Mas essa não é uma solução para casos de infestação, como o que está ocorrendo aqui. Mesmo porque os escorpiões têm hábitos noturnos e as galinhas dormem cedo”, comentou.

O prefeito ainda contou que há varias medidas que precisam ser tomadas na cidade, mas que está enfrentando dificuldades por causa do limite de gastos com a folha de pagamento. “Já atingimos o índice prudencial, e com isso nossas ações estão limitadas. A cidade toda está precisando de serviços, mas não temos pessoal. As estradas rurais precisam ser recuperadas, mas nossos maquinários estão precisando de reparos. Vou me reunir na próxima semana com a promotora de Justiça KeleCristiani Diogo Bahena, coordenadora do Núcleo Regional de Trabalho de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, sediado em Santo Antônio da Platina, para ver o que ela me orienta”, contou acrescentando:“É por isso que vou decretar estado de Emergência para contratar uma empresa para combater os escorpiões da cidade. Não temos pessoal para fazer o serviço”, disse.

INFEESTAÇÃO

Barra do Jacaré tem um histórico antigo com escorpiões. Em 2013, um estudo feito no município pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) constatou que entre janeiro e março daquele ano foram capturados 1.502 escorpiões durante visitas a cinco locais na zona rural e 20 na zona urbana. Ainda conforme o levantamento, entre 2007 e 2013, pelo menos 37 pessoas foram picadas por este tipo de animal. Na época, a COMDEC atribuiu as infestações ao clima instável e de altas temperaturas.

A espécie dos escorpiões que vivem em Barra do Jacaré é aTityusserrulatus (Escorpião Amarelo) com características hermafroditas, o que facilita a reprodução. O veneno deste animal pode provocar acidentes graves e até a morte, principalmente, de idosos e crianças.