quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Piraí do Sul, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), confirma morte por gripe de uma adolescente de 15 anos

Estado chegou a 94 mortes em decorrência da doença desde janeiro de 2019, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira (7); maioria das vítimas tem mais de 60 anos.


O Paraná chegou a 94 mortes por gripe em 2019, de acordo com a boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta quarta-feira (7). Quatro dessas mortes foram confirmadas nesta semana em Curitiba, Paranaguá, no litoral, Medianeira, no oeste, e Piraí do Sul nos Campos Gerais.
Conforme o boletim, a maioria das mortes por Influenza neste ano são de pessoas com mais de 60 anos (53,2% dos casos). Porém, as novas confirmações são de vítimas com menos idade:
·         Curitiba: mulher de 38 anos com diabetes;
·         Paranaguá: mulher de 49 anos que tinha pneumopatia crônica;
·         Medianeira: homem de 48 anos portador de doenças crônicas;
·         Piraí do Sul: infelizmente uma adolescente de 15 anos que tinha diabetes.
Ainda segundo o boletim, o estado tem 499 casos confirmados da doença desde janeiro - 11 a mais do que no informe anterior.

Medidas preventivas

Para o chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da Sesa, Renato Lopes, o acompanhamento semanal tem comprovado que, independentemente da idade, é preciso adotar medidas preventivas contra a gripe.
As principais, segundo ele, são higienização frequente das mãos, cobrir nariz e a boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal e deixar os ambientes sempre ventilados.
"São hábitos saudáveis que ajudam a diminuir o risco de contaminação e disseminação não apenas do vírus da gripe, mas de uma série de doenças", afirma.
Os sintomas da gripe incluem febre alta (acima de 38°C), dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário