sábado, 11 de fevereiro de 2017

Obras no contorno viário de W. Braz podem iniciar no segundo semestre deste ano

Quem utiliza o contorno sul que liga a PR-092 (trecho Wenceslau sentido Calógeras) à PR-422 (rodovia que liga W. Braz a Santana do Itararé)pode voltar a  sonhar com a pavimentação da estrada, que atualmente é de chão batido.
Projeto que já vem sido cogitado há alguns anos, teve o anúncio de financiamento aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na tarde da terça-feira (7).
Apesar da requisição já ser antiga, o prefeito Paulo Leonar (PDT) esteve na semana passada reunido com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, para pedir agilidade na execução da obra. “Estamos cientes que a pavimentação deste trecho desafogará o tráfego de veículos pesados nas ruas centrais do município, por isso é uma das obras que precisam ser tratadas com prioridade e urgência”, afirma o prefeito.
Embora a prefeitura faça constantes reparos no local, muitos motoristas ainda preferem cruzar a cidade ao enfrentar a poeira que se forma nos dias de sol ou o barro nos dias de chuva.
Dependendo da rota, o trajeto pelo desvio pode economizar até 8 quilômetros para os motoristas, que além disso evitariam a morosidade de transitar por todo o centro de uma cidade, passando por diversas esquinas e pelo menos por um semáforo.
Uma comissão de especialistas estará no Paraná para analisar o perfil das obras que integram o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Estado. O grupo se reunirá com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
“Essa visita é uma oportunidade única para mostrarmos o desenvolvimento do Paraná no setor logístico e alinhar alguns ajustes da nossa proposta em relação às condições e a política de financiamento do BID,” afirma o secretário José Richa Filho. A expectativa é que o empréstimo seja assinado no segundo semestre de 2017.
A obra no contorno viário, cerca de 3 km, custará em torno de R$ 16 milhões. O governo já tem o projeto pronto, e depende exclusivamente da liberação desta verba para iniciar os trâmites da obra.
RODOVIAS
Dentro das obras que serão financiadas pelo BID estão a construção de contornos em diversos municípios, pavimentação de novas rodovias e também duplicações. Entre as obras programadas, além do contorno de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro), estão a pavimentação de desvios em Marechal Cândido Rondon (Oeste) e Castro (Campos Gerais).
Também há obras de pavimentações do acesso de Coronel Domingos Soares (Sudoeste) e da ligação entre Pitanga a Mato Rico (Centro), além da pavimentação entre São Mateus do Sul e Irati (Sul).

Folha extra

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