quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Réveillon

Veja como chegar à praia de Copacabana para ver os fogos no Réveillon
2

 Rio
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
  • Marcelo de Jesus/UOL
    A tradicional queima de fogos na praia de Copacabana é considerada uma das maiores do mundo
    A tradicional queima de fogos na praia de Copacabana é considerada uma das maiores do mundo
Rio de Janeiro irá contar com um esquema especial de trens, ônibus e metrô durante o Réveillon. Também será reforçada a segurança na praia de Copacabana, que deve concentrar boa parte dos cerca de 860 mil turistas que a prefeitura espera receber durante o feriado – a previsão é que ao menos 2 milhões de pessoas acompanhem os fogos de artifício na orla entre o início da noite do dia 31 de dezembro e a madrugada do dia 1º de janeiro.

Trânsito

Assim como nos anos anteriores, o acesso a Copacabana será limitado e a prefeitura recomenda que moradores e turistas priorizem o transporte público, em especial o metrô, para chegar até o local. O trânsito da avenida Atlântica será bloqueado já no começo do dia 31, com interdição da pista junto à orla a partir das 7h.
Das 18h em diante todos os acessos ao bairro serão fechados, com exceção para ônibus, táxis e veículos previamente autorizados, que poderão circular somente até as 22h. O estacionamento no bairro ficará proibido das 6h do dia 30 às 10h do dia 1º. O trânsito em Copacabana será regularizado somente às 5h do dia 1º e a avenida Atlântica será totalmente liberada apenas às 19h.

Metrô

O Metrô Rio também montou um esquema especial. Os bilhetes para a noite de Réveillon estão sendo vendidos antecipadamente, com horários predeterminados, nas estações Pavuna, Carioca, Central, Glória e Uruguai. Para a ida, os usuários poderão comprar cartões para embarcar entre 19h e 20h, 20h e 21h, 21h e 22h, 22h e 23h e 23h e 0h. Já a volta é válida para toda a noite, da 0h até as 5h. O cartão unitário custa R$ 3,70 e a passagem com a ida e volta fica em R$ 7,40.
Os passageiros poderão acessar as estações normalmente até as 19h do dia 31. Depois, apenas com os cartões pré-pagos. O sistema volta a funcionar de forma regular a partir das 7h do dia 1º. O metrô de superfície fará sua última viagem a partir das estações General Osório e Botafogo, no sentido Gávea, às 18h. Já a última partida da Gávea com destino às estações General Osório e Botafogo, será realizada às 17h.

Trens

A SuperVia irá realizar 11 viagens extras na madrugada do dia 1º. As composições para o ramal Japeri partirão às 2h20, às 3h, às 4h e às 5h. Já as viagens com destino ao ramal Santa Cruz serão realizadas às 2h40, às 3h30, às 4h30 e às 5h30, e às 3h, às 4h e às 5h no ramal Saracuruna. Todos os trens farão o serviço parador e as viagens dos ramais Japeri e Santa Cruz também atenderão as estações do ramal Deodoro.
As estações Central do Brasil e Madureira (que permitem integração do trem com metrô e BRT) estarão abertas para embarque a partir das 1h50 e 2h20, respectivamente. Na madrugada, as demais estações do sistema funcionarão apenas para desembarque de passageiros. Já o teleférico do Alemão não irá funcionar no feriado, operando apenas entre as 6h e as 20h no dia 31.

Ônibus

Neste ano haverá duas áreas de embarque de ônibus: na enseada de Botafogo - com destino ao centro e à zona norte da cidade - e na rua Prudente de Morais, em Ipanema, de onde sairão ônibus para bairros da zona oeste. Como o trânsito em Copacabana estará interrompido, os passageiros deverão caminhar até estes pontos para embarcar nos ônibus, que poderão entrar no bairro somente até as 22h do dia 31.
Os ônibus de turismo, por sua vez, também não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca e Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto.

Segurança

Ainda não foram divulgados os detalhes referentes ao policiamento na praia durante o feriado. Serão escalados 1.363 guardas municipais, fiscais e agentes da Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), além de policiais militares e civis. Os registros de ocorrências e prisões em flagrante em Copacabana ficarão concentrados nas 12ª, 13ª e 14ª DPs, que serão reforçadas por equipes de delegacias especializadas.
Também será montado um esquema especial de atendimento de saúde, com cinco postos médicos temporários, 90 médicos e 60 leitos na orla, além de 50 ambulâncias. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a taxa de ocupação de hotéis em Copacabana e Leme chega a 88%. Em Ipanema e Leblon, já bateu 94%.
Assim como no ano passado, a queima de fogos em Copacabana terá 16 minutos de duração. Ao todo, serão queimadas 24 toneladas de fogos ancorados em 11 balsas. A Barra da Tijuca terá queima de fogos promovida por hotéis da região. A cidade ainda terá festas de Réveillon em Parque Madureira, Ilha do Governador, Paquetá, Ramos, Penha, na zona norte da cidade, Guaratiba e Sepetiba, na zona oeste, e Flamengo, na zona sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário