quinta-feira, 16 de março de 2017

Jaguariaíva, estelionatários aplicam golpe do pacote de dinheiro no centro

Ação dos criminosos envolve duas pessoas, uma que deixa cair o pacote e outra que incentiva a vítima

O golpe do paco ou golpe do “achadinho” como é conhecido já fez uma vítima brazense e apenas alguns dias depois, na manhã da última terça-feira (14) os estelionatários conseguiram ludibriar mais uma vítima no centro de Jaguariaíva.
A ação normalmente é praticada por duas pessoas, os indivíduos ficam observando até que a vítima saque uma quantia em dinheiro em um banco ou caixa automático, quando identificam alguém com essa característica os estelionatários seguem, sendo sempre um à sua frente e o outro logo atrás.
A Polícia Militar alerta para que as pessoas se atentem ao modus operandi dos criminosos e não se deixe enganar pelo “golpe do paco”.
 “ACHADINHO”
Durante a ação criminosa o suspeito da frente deixa cair propositalmente uma folha de cheque de alto valor, um pacote de dinheiro falso ou outro objeto aparentemente de grande valor visando chamar a atenção da vítima, que apanha o objeto, e o devolve ao estelionatário que o perdeu.
Nesse momento outro estelionatário se aproxima e diz que também viu o acontecido, forjando uma participação da devolução.
Quando a pessoa vai devolver o objeto perdido ao estelionatário ele se diz agradecido e oferece uma recompensa à vítima e ao comparsa, dizendo que eles deverão comparecer a um escritório, levando um bilhete para receber a suposta recompensa.
Entretanto, solicita que deixe a bolsa, como garantia de seu retorno; então a vítima incentivada pelo outro estelionatário acaba deixando sua bolsa com dinheiro para sua gratificação.
A pessoa só percebe que foi vítima de um golpe quando descobre que o endereço do referido escritório não existe e nesta altura os estelionatários já desapareceram.
A abordagem dos estelionatários geralmente é feita com mulheres. Os praticantes do crime geralmente usam traje social.
É importante que mediante a qualquer abordagem suspeita, a pessoa ligue para polícia e informe dados a respeito dos golpistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário