quarta-feira, 26 de abril de 2017

Manhã de caos em Curitiba após forte temporal; 50 árvores caídas e cerca de 60 semáforos ficaram em alerta

A manhã desta quarta-feira (26) é de caos por toda Curitiba. Por volta das 5h, uma forte tempestade, com ventos e raios, atingiu todas as regiões da capital.  Pela manhã, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Defesa Civil, fez atendimentos a 50 quedas de árvores que obstruíram a via. Os registros aconteceram no bairro Bigorrilho, Tatuquara, Santa Felicidade, Batel, Santa Felicidade e ainda uma queda de poste na Rua Itupava com José de Alencar, no Alto da XV. Ao todo, 68 semáforos ficaram em alerta ou estavam completamente desligados.
Uma das quedas de árvore aconteceu na rua Martim Afonso esquina com a Capitão Souza Franco, no Bigorrilho. Por causa dos galhos, duas pistas estão bloqueadas e o trânsito é caótico desde o cruzamento com a Mario Tourinho. As ruas que cruzam a Martim Afonso também registram alto fluxo de carros. Segundo a empresa de monitoramento MapLinkCuritiba registrou às 9 horas um congestionamento de 78 km.
De acordo com o balanço preliminar, ainda há três destelhamentos de casas na região do bairro Santa Felicidade. O Corpo de Bombeiros informou que não há vítimas do temporal, nem das quedas de árvore. Para a Banda B, o inspetor Nelson Ribeiro, coordenador técnico da Defesa Civil, afirmou que a equipe estava em alerta desde ontem. “Tivemos uma informação de que uma chuva forte viria, com ventos fortes, e ia atingir a capital e a região metropolitana. Hoje, por volta das 5 horas, a chuva veio, com rajadas de vento atingindo 80 km/h, velocidade de vento a 30 km/h, segundo o Simepar”, disse.
Segundo o inspetor, a região mais atingida de Curitiba foi a região Sul. “Ao todo, foram 50 árvores caídas, quedas em cima de fios de energia e isso acarretou que vários pontos ficassem nem energia elétrica, afetando também o sistema semafórico de Curitiba”, descreveu.
Energia
Equipes da Copel trabalham desde cedo no restabelecimento de energia elétrica cuja falta afetou os bairros Santa Quitéria, Campo Comprido, Mossunguê, Orleans, Capão da Imbuia, Vista Alegre, Água Verde e parte da Vila Izabel.
Motoristas devem ficar atentos com o trânsito. Há falta de semáforo também no Bigorrilho, Centro, Santa Quitéria, Fazendinha, Portão, Cabral, Boa Vista, entre outros bairros. No último balanço preliminar, Curitiba ainda tinha 35 semáforos em alerta, às 11h35.
O agente de trânsito Altamir Nunes disse à Banda B que há diversos pontos em Curitiba sem semáforos e listou os mais congestionados. “Na Avenida Presidente Kennedy tem quatro cruzamentos, entre eles, com a Brigadeiro Franco, João Parolin, Lamenha Lins. No Cabral, a rua Dep. Joaquim José Pedrosa também tem semáforos desligados ao longo da via, a rua Manoel Pedro e a São Pedro, também. A avenida Juscelino Kubitschek também tem diversos pontos sem semáforos”, descreveu.
São, ao todo, 80 agentes de trânsito que estão nas ruas fazendo a sinalização. “Enquanto estiver sem semáforo funcionando, os agentes estarão no local para garantir a segurança de todos. Lembrando sempre que, sob chuva, o condutor deve reduzir a velocidade e redobrar a atenção, pois muitos cruzamentos estão com luz alternado, uma hora vez, outra não funciona. Então, cabe ao condutor garantir a própria segurança”, finalizou.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, as equipes da Defesa Civil, Setran, Guarda Municipal e Meio Ambiente atendem desde o início da manhã diversas situações.

Colaboração, Banda b

Nenhum comentário:

Postar um comentário