quinta-feira, 13 de julho de 2017

Tomazina dá exemplo e zera fila por exames de saúde no municipio

Não há mais filas para atender principais demandas

Boa notícia para quem utiliza os serviços de saúde em Tomazina. Desde o início do ano a prefeitura colocou em prática uma operação para zerar a espera por exames na cidade, e os resultados começam a aparecer.A secretaria de saúde municipal confirmou o fim da chamada demanda reprimida – filas -, pelos principais exames da rede de atendimento:mamografia, ecocardiografia e ressonância magnética.
Segundo Daiane Najib, da central de agendamento de consultas, a prefeitura conseguiu executar 400 exames que estavam na fila de espera. Ela conta que a mamografia é o exame mais procurado. “A taxa de câncer de mama tem aumentado, e com a mamografia é possível detectar o problema ainda cedo, quando as chances de cura são muito maiores. A prevenção também é fundamental, e a prefeitura tem investido muito nisso”, ta destacou.
"A taxa de câncer de mama tem aumentado, e com a mamografia é possível detectar o problema ainda cedo, quando as chances de cura são muito maiores. A prevenção também é fundamental, e a prefeitura tem investido muito nisso”
Para desafogar a grande demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), a prefeitura de Tomazina firmou convênio com o Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro), agilizando assim os exames.
O Cisnorpi atende a cota de procedimentos que o SUS não é capaz de suprir. Segundo o prefeito Flávio Zanrosso, a gestão está atuando forte em duas frentes, ação e prevenção em saúde. “Ampliamos a oferta para quem precisa do atendimento imediato, e estamos promovendo iniciativas de prevenção, como o ‘Cidade bem Cuidada’, muito eficiente contra doenças como a dengue, por exemplo. A ‘Academia Espaço Vida’, especialmente dirigida à terceira idade.Assim, melhoramos como um todo a qualidade dos serviços de saúde em Tomazina”, destacou.
Além dos programas citados, em abril houve a liberação de R$ 240 mil oriundos de emendas parlamentares e também via governo do Estado, especialmente para aquisição de novos veículos para a saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário