segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Piraí do Sul, Câmara julga contas de 2013 de Tim Milléo nesta segunda, (21)

A Câmara Municipal de Piraí do Sul deve ter na pauta de trabalhos desta segunda-feira, 21, a votação do parecer prévio elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que aponta para irregularidades nas contas de 2013 da prefeitura da cidade, na gestão do ex-prefeito Valentim Zanello Milléo (PSD). Para derrubar a decisão do TCE, Milléo precisará de seis votos contrários ao parecer técnico do Tribunal.
Os vereadores de Piraí do Sul decidem na noite de hoje se acatam ou não o parecer prévio elaborado pelo TCE-PR e que aponta para irregularidades nas contas de 2013 do Município, durante a gestão do ex-prefeito Valentim Zanello Milléo.
De acordo com o estudo técnico realizado pelo Tribunal, depois de considerados os contraditórios apresentados pela defesa de Milléo, ainda restaram 8 impropriedades administrativas na prestação de contas do ex-prefeito capazes de macular o exercício daquele ano.
Dentre as inconsistências, destacaram-se falhas quanto a repasses ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), obra paralisada sem documentação, déficit orçamentário de fontes não vinculadas e falta do pagamento de aportes para cobertura de déficit atuarial. Valentim Milléo não encaminhou defesa capaz de justificar essas falhas.
Tomada de Contas
Além do parecer prévio pela irregularidade, a Primeira Câmara do TCE-PR votou pela instauração de tomada de contas extraordinária frente a possíveis lesões ao erário do município.
Em auto de infração apurado pelo Ministério da Fazenda, foi verificado o débito de R$ 698.543,42 decorrentes de diferenças constatadas no recolhimento da contribuição de Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) no período de janeiro de 2011 a setembro de 2013 (entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012 o prefeito era o empresário Antonio El Achkar, o Toto). Além disso, em manifestação de inconformidade apresentada à Receita Federal, restou demonstrada a existência de compensação indevida de contribuições previdenciárias.
A tomada de contas é um procedimento previsto na Lei Orgânica do TCE-PR. Ele é indicado nos casos em que é necessário quantificar a extensão e apontar os responsáveis por condutas irregulares que impliquem em danos ao patrimônio público.
A votação
Na votação de hoje os vereadores julgarão as contas de 2013 de Tim Milléo, de acordo com o que determina a legislação. Para desconsiderar a decisão do Tribunal, são necessários dois terços dos votos dos vereadores.
Caso não alcance seis votos favoráveis à derrubada do parecer prévio do TCE, que tem caráter apenas opinativo, Milléo poderá ser considerado inelegível, ficando dessa forma impedido de disputar eleições futuras.

Para que isso aconteça as irregularidades apontadas deverão ser insanáveis e ainda configurarem ato de improbidade administrativa, tomada por decisão irrecorrível do poder competente.



Por Correio dos campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário