domingo, 11 de março de 2018

Juca Sloboda, tomou posse do novo mandato na presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).


Juca discute criação de guardas municipais para combater violência nos municípios

O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (DEM), tomou posse nesta sexta-feira (9) do novo mandato na presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). 
Em um evento realizado na cidade de Tibagi, também tomaram posse Dr. Marcio (PDT) como vice-presidente e Rildo Leonardi (MDB), como tesoureiro e Antonio Helly Santiago (DEM), como secretário.
Já no primeiro encontro, o debate sobre segurança pública entrou em pauta e os gestores discutem a criação de Guardas Municipais em todas as cidades que integram a AMCG. A ideia foi apresentada pelo prefeito Osmar Blum (DEM), gestor da cidade de Carambeí. “Há alguns meses temos conversamos com os prefeitos sobre essa possibilidade e buscado alternativas legais e jurídicas para isso”, explicou o democrata.
Com dificuldades legais e trabalhistas em alguns municípios, a opção apresentada foi criar as guardas municipais armadas através do Consórcio ‘Caminhos do Tibagi’, composto por 13 cidades da região. De acordo com Claudiomir Schneider, diretor executivo Consórcio, existe possibilidade técnica e legal para isso. “A criação só precisaria ser aprovada pelas respectivas câmaras municipais”, contou Scheneider.
Blum lembra que a criação via Consórcio seria uma opção para os municípios que tem o funcionalismo regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e não por regime estatuário. O major Edivaine Arduin tem contribuído com a criação de uma série de guardas municipais no Paraná, como foi o caso de Arapongas, no Norte do Estado – o especialista participou da conversa com os prefeitos da AMCG.
“Temos prestado consultorias para os municípios interessados em possuírem estruturas próprias de segurança pública já que o Estado não tem dado mais conta da situação”, opinou o Major, membro da Reserva da Polícia Militar. Nos Campos Gerais, apenas Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva tem estruturas municipais de segurança.
Juca quer envolver prefeitos nas eleições
Durante a posse, Juca Sloboda destacou os objetivos para o novo mandato. “Quero dar continuidade nos projetos desenvolvidos na AMCG, na área da Cultura e dos Esportes. Nossos projetos mostram que os municípios estão unidos, a Copa de Futsal, por exemplo, vai contar com 17 dos 19 municípios envolvidos. Além disso, quero envolver as Prefeituras e gestores nas questões das eleições. Os candidatos ao governo já estão solicitando apoio e querendo apresentar as propostas aos nossos prefeitos”, afirmou Sloboda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário