terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Concurso não é Mega-Sena, nem aprovação é sorteio

Concurso no Mega-Sena nem aprovao sorteio

A grande mudança que temos no universo dos concursos em 2016 aponta para uma necessidade bastante clara para todos: tornar os estudos para concurso uma prioridade na vida.

Em 1992 estudar pra concurso era uma coisa. Em 1998 outra, um pouco diferente. Em 2002 alguma coisa começou a mudar (claro! A internet começava a dar passos de gigante no Brasil). Em 2007 você já podia sentir a revolução de toda a forma de aprendizado pra concurso. Mas estamos em 2016, olha quanto tempo passou desde a agora antiquíssima maneira de preparação.
Como era essa forma de se preparar e como é agora? Antes o concursando via um edital para abrir ou já aberto, descia até a banca mais próxima de sua casa, comprava a clássica apostila de concursos e programava suas horas de estudos, a depender da dificuldade do concurso também auxiliado por livros.
E hoje, qual seria a diferença? Ou, em primeiro lugar, seria uma diferença grande? A resposta pode vir na lata: a diferença é infinita, pois, por mais que um concursando sempre será alguém diante da tarefa de cobrir os tópicos de um edital e de estudar e estudar sem desculpas, o acesso às informações de todos os fatores que envolvem uma preparação (do menos importante fator ao mais determinante) se tornou tão explícito como se todos os peixes de um rio passassem a nadar na superfície do mesmo, visíveis a todos.
Quais as ferramentas de aprendizado pra uma preparação? Por onde começar? Qual a relação de candidatos vaga dos 5 últimos concursos para este cargo? Como entrelaçar concursos de áreas parecidas, mesmo em regiões diferentes, a fim de que eu crie uma preparação com mais chances de ir bem em provas? Como medir meu desempenho antes de uma prova? O que aquele ponto do meu edital quer dizer, qual a discussão que está rolando a respeito dele? Quais são os rostos, os hábitos e a personalidade dos meus concorrentes no dia da prova, será que consigo os ver entrando em grupos de redes sociais?
Brutal, não? “Hoje só não estuda quem não quer”, algum concursando das antigas poderia dizer e eu concordo, mas a conclusão não deve parar por aí. A grande mudança que temos no universo dos concursos em 2016 aponta para uma necessidade bastante clara para todos os concursandos, e ela é o mínimo que um concursando deve fazer: tornar os estudos para concurso uma prioridade na vida.
Não, não acreditamos que você deva esquecer de família, lazer, cachorro e até de Deus. Pelo contrário. Os meios de informação estão aí para facilitar a nossa vida. O estudo hoje pode ser muito mais tranquilo do que era há anos atrás. Apenas, ao invés de você se entocar em casa por 3 ou 6 meses, hoje você pode equilibrar a vida pessoal com os estudos se tiver uma estratégia ou método de preparação bem definidos. Para isso servem as mentorias.
E o que queremos dizer com isso “estratégia e método de preparação”? É bem simples. Escolhendo a meta de passar para concurso como a sua maior prioridade fora os seus bens pessoais mais importantes (a família, o cachorro, o cuidado com as suas crenças e valores), você agora deve se tornar um expert em todos os aspectos que envolvem a preparação.
Você deve aprender onde buscar cada uma das informações que precisa pra se preparar e quais são essas informações. Por exemplo: de um concurso como o dos Correios até o de auditor da Receita Federal, em que nível de dificuldade está o meu concurso? Ou então: qual foi a nota do último aprovado no último concurso realizado para esta instituição que lançou edital agora?
Sim, você deve saber tudo, tudo sobre o que é uma preparação. E temos uma novidade: isto não é difícil. Para conseguir um domínio excelente dos passos que envolvem sua preparação (mais um exemplo, bem básico: qual concurso devo fazer? O que é uma boa oportunidade em concurso?), você deve tratar a sua preparação como uma paixão, semelhante ao que fazemos comumente com o futebol, a culinária, a música ou qualquer outro hobby.
Isso mesmo, uma coisa não exclui a outra: você pode tratar a sua preparação como algo sério na hora dos estudos propriamente ditos e como um hobby sério em seus momentos mais relaxados de pesquisa por estratégias de preparação, aprendizado sobre todos os passos para entender o mecanismo do universo dos concursos, textos motivacionais e sobre aprendizado, etc
Torne a sua meta de passar para um concurso uma prioridade. A obra mais séria da sua vida por alguns meses ou poucos anos. O seu hobby apaixonado. Esqueça aquele argumento de que a maior parte dos concursandos não passa. Este argumento é antigo, baseado em outra realidade e diz respeito a quem não move um dedo para entender uma preparação, arriscando-se em concursos como na mega sena.
Imagine que o caminho para sua aprovação está sendo feito num barco a vela. Você precisa primeiro de coragem (é claro), saber a direção correta para velejar (foco), estar orientado (planejado) e precisa saber utilizar os ventos (informações) ao seu favor.
Só isso? Claro que não! Você precisa de uma estratégia para singrar os mares mais revoltos, enfrentar ondas enormes, evitar as correntezas mais traiçoeiras e todos os outros obstáculos que terá de superar na sua jornada. Já imaginou se toda essa informação estivesse num livro? Seria uma excelente oportunidade para começar agora mesmo!
O especialista em estratégias para concursos públicos Gerson Aragão está disponibilizando de forma gratuita o seu livro de técnicas e estratégias para concursos através deste linkClique aqui para baixar o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário