quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Maringá vai ter desconto de 20% na tarifa de água e esgoto devido a falta constante de água.

O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (19), em Maringá, ao lado do presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, um desconto de 20% na tarifa de água e esgoto para toda a população que ficou desabastecida nos últimos dias por causa dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas. Richa também anunciou a mudança do ponto de captação de água no Rio Pirapó, a perfuração de novos poços artesianos para o reforço do abastecimento e o início dos estudos de viabilidade técnica para o aproveitamento do Rio Ivaí como nova fonte de abastecimento do município. 

O desconto de 20% será para todos os moradores, independente do consumo registrado. A Sanepar informa que quem não receber o desconto nesta fatura, receberá na próxima, já que em alguns locais a leitura já foi feita. 

Também receberão um desconto os moradores das cidades de Londrina, dos distritos de Guaravera e Guairacá (de Londrina), e ainda de Cambé, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Nova Esperança e Wencelau Braz. Nestas cidades, o desconto será proporcional aos dias parados e somente para quem foi afetado.

ATÍPICA – O governador ressaltou que Maringá vive uma situação atípica, inesperada. “Somos vigilante, sou criterioso e cobro muita da equipe trabalho dedicação e empenho para prestar serviços de qualidade. É preciso lembrar, por questão de justiça, que a Sanepar foi indicada pelo ranking do Valor Econômico como a melhor empresa de saneamento do Brasil”, afirmou o governador. 

Ele mencionou que os fenômenos climáticos atingem o mundo todo, com tempestades, vendavais, inundações. “Todos somos responsáveis pelos estragos ao planeta e hoje temos a resposta da natureza.” 

No caso de Maringá, afirmou Richa, as chuvas inundaram as estações de tratamento e danificaram cinco motores. O abastecimento deveria ter sido restabelecido no último domingo, mas dois motores voltaram dos reparos com problemas e, por isso, foi preciso adiar o restabelecimento.

Os primeiros moradores a receber água, em função do transtorno do desabastecimento, começaram a armazenar o produto e o consumo aumentou em 30%, provocando falta para as pessoas ao final da linha. “Precisamos, também, da consciência das pessoas para o uso racional neste período”, disse ele. 

INVESTIMENTOS – Nos últimos cinco anos, ressaltou o governador, os investimentos em saneamento foram recordes, de R$ 2,5 bilhões, por todas as regiões do Estado. “Em Maringá foram mais de R$ 130 milhões. “Não podemos aceitar que neste momento de dificuldade, com os maringaenses passando por transtornos, com a Sanepar trabalhando 24 horas por dia com empenho, dedicação e competência, que pessoas queiram tirar proveito político, com demagogia, querendo passar recado enganoso para a população”, afirmou. 

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SISTEMA DE RODÍZIO PARA

ATENDER A POPULAÇÃO
A Sanepar implantou o rodízio em Maringá para atender toda a população. A cidade foi dividida em três setores: Setor A, Setor B e Setor C. Na segunda-feira, das 14 horas até a meia-noite, a empresa atendeu o Setor A. Desde a zero hora desta terça-feira (19) estão sendo atendidos os bairros compreendidos pelo setor B. Na quarta-feira (20), a partir da zero hora, será abastecido o Setor C. 

O Setor A é compreendido pelos bairros: Ebenezer, Miosótis, parte do Imperial, Vila Esperança, Cidade Nova, Sumaré, Jardim Dias, Champagnat, Oásis, parte do Alvorada 2 e 3, Canadá, Paris, Hermann Moraes de Barros, Tuiuti, parte da Zona 7 e imediações. 

Fazem parte do Setor B os bairros: Centro, Zonas 2 e 4, Vila Operária, parte da Zona 7, São Domingos, parte da Vila Morangueira, Novo Horizonte, Tabaetê, Vila Bosque, Jardim América, Liberdade, Requião, Paulista e imediações. 

No Setor C estão os bairros Zona 5, parte da Zona 4, Itaipu, Ouro Cola, Jardim Olímpico, Itália, parte do Guaporé, Monções, parte do Iguaçu, parte do Thaís, parte do Hortênsia e Jardim Industrial. O sistema de rodízio será realizado até que todo o sistema de abastecimento seja normalizado. Nas regiões atendidas por poços artesianos o abastecimento permanece normal.

RACIONAL - A Sanepar trabalha para restabelecer, o mais rápido possível, o fornecimento de água para toda a população. Para isto, as pessoas que já começaram a ser abastecidas devem usar a água de forma racional, evitando lavar calçadas e carros, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

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