quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TRABALHO

Paraná fecha 75 mil vagas de emprego em 2015

Região Metropolitana de Curitiba respondeu por 62% do total de vagas fechadas no Paraná, no ano passado | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Estado é o sexto que mais demitiu no ano passado. Em todo o país, 1,5 milhão de postos foram cortados

A queda da atividade econômica e o clima de incerteza política atingiram em cheio a geração de empregos com carteira assinada em 2015. No ano passado, o país fechou pouco mais de 1,5 milhão de vagas, o pior resultado da série histórica iniciada em 1992. No Paraná, o número é o pior dos últimos 12 anos, com o corte de mais de 75 mil postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O estado paranaense é o sexto que mais demitiu em todo o país em 2015, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Foram 75.548 postos de trabalho encerrados no ano no Paraná, sendo a grande maioria (45.115) em dezembro. “Em condições normais, dezembro é um período de contratação, principalmente no comércio, o que não aconteceu”, avalia o diretor do centro de pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Daniel Nojima.
Ele acrescenta que os dados do Paraná refletem o aprofundamento da crise nacional. “O segundo semestre de 2015 foi marcado por uma profunda crise político-econômica que afetou o consumo, diminuiu os investimentos e o acesso ao crédito”, completa.
Apesar do fechamento de 75 mil vagas, o estado conseguiu segurar o saldo deficitário por um trimestre, enquanto o Brasil começou 2015 já com o número de demissões superando as admissões. O país registrou saldo negativo de 81.774 em janeiro, enquanto o Paraná teve saldo deficitário somente em abril (-2.002).

Setores

A forte atividade agroindustrial contribuiu para que o número de vagas fechadas não fosse ainda maior. A agropecuária foi o único setor que conseguiu acabar o ano com um saldo positivo na geração de empregos no país. A atividade gerou 9.821 vagas com carteira assinada no Brasil e 3.067 no Paraná. No estado, a administração pública também conseguiu terminar 2015 com mais admissões: 93.
Enquanto a agropecuária contratou, a indústria de transformação foi a maior responsável pela deterioração do mercado de trabalho. No ano passado, foram fechadas 608.878 vagas no Brasil – somente em dezembro foram encerrados 31,7% dos postos de trabalho do segmento. No estado, o número de demissões superou em 46.812 as admissões, com o mês de dezembro concentrando 37,9% dos cortes do setor.


SALDO DE EMPREGO

O Brasil fechou 1,5 milhão de vagas formais em 2015. É o pior resultado da série histórica iniciada em 1992. No Paraná, foram mais de 75 mil vagas encerradas, segundo dados do Caged. Acompanhe o saldo de emprego (admissões menos demissões) desde 2003:

BRASIL X PARANÁ

Saldo de empregos desde 2003

SETORES

Evolução do saldo do emprego por setor de atividade econômica dos meses de janeiro a dezembro de 2015

DEZEMBRO

Evolução do saldo do emprego por setor de atividade econômica em dezembro de 2015

MUNICÍPIOS PARANAENSES

Saldo de empregos dos municípios do Paraná desde 2003, em milhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário