quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

No Norte Pioneiro, 132 famílias recebem as chaves da casa própria


Em Jaboti e Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, 

132 famílias receberam as chaves da casa própria nesta quinta-feira

 As moradias foram construídas com investimento de R$ 6,3 milhões, por meio do 

Programa Minha Casa Minha Vida

Com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os projetos foram concretizados em parceria entre o governo estadual, governo federal e prefeituras.

“Estes projetos demonstram o comprometimento do governador Beto Richa, que através do trabalho integrado dos órgãos estaduais tem transformado a realidade das famílias mais carentes do nosso Paraná com o maior programa de habitação da história do Estado”, avaliou o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion.

Em Jaboti, 43 famílias que até o momento pagavam aluguel ou viviam em situações precárias iniciaram a mudança para o novo lar. Durante a entrega das chaves, o prefeito Vanderlei Siqueira e Silva agradeceu o apoio do governo estadual, essencial para que as obras acontecessem.

“Sem dúvidas são obras que seriam impossíveis de serem feitas só pelo município. Por isso, é preciso agradecer os governos federal e o Estado, que não tem medido esforços para ajudar os pequenos municípios”, declarou.

Uma das famílias beneficiadas foi do auxiliar de serviços gerais Dalci de Oliveria, de 40 anos, e sua esposa Delcina de Oliveira, 35, autônoma. Desde que se casaram, a família tentava conseguir uma moradia própria, mas apenas agora, quando o filho do casal, Pedro, completou 14 anos, o sonho pode ser concretizado. “É uma emoção sem igual. Nós passamos por diversos lugares, sempre contando com a ajuda de conhecidos ou pagando aluguel, mas finalmente a nossa hora chegou”, contou Dalci.

JOAQUIM TÁVORA – Oitenta e nove famílias foram beneficiadas em Joaquim Távora. O evento contou com a presença do presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, além de representantes dos núcleos regionais do Instituto das Águas, Instituto Ambiental do Paraná e Emater, que atuam continuamente no apoio aos projetos habitacionais no Estado.

Segundo o prefeito de Joaquim Távora, Gelson Nassar, o município tem recebido total apoio do governo estadual em todas as demandas encaminhadas. “Sempre fomos muito bem atendidos pela Cohapar, assim como em todas as secretarias que visitamos”, comentou.

A família da agente de saúde Luciane Bossi, de 49 anos, deixará as condições precárias para trás. Ela e as filhas gêmeas, Ana e Isabela, de 13 anos, vivem há três anos em uma casa de madeira sem forro, onde pagam R$ 400 de aluguel. “A gente sofre muito quando chove porque tem muitas goteiras, mas no verão é ainda pior porque o calor é insuportável”, relatou.

“Daqui para frente vai ser bem melhor. Nós vamos pagar um financiamento que é bem menor que o valor do aluguel. Com o dinheiro que sobrar, eu pretendo ir melhorando e ampliando a casa ao pouquinho”, explicou Luciane. 
Fonte: AENoticias - Foto: Olga Leiria / Cohapar