segunda-feira, 2 de maio de 2016

Região pode “perder” deputados com eleições municipais

Folha Extra
Se a representatividade da região na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara Federal já não é das melhores, pode ficar ainda pior no ano que vem, quando os eleitos nas eleições municipais assumirão seus mandatos. Isso porque alguns deputados que atuam por aqui devem disputar o pleito em outubro.
As principais baixas podem ser do deputado estadual Márcio Pauliki (PDT), pré-candidato a prefeito em Ponta Grossa, e do deputado federal Luciano Ducci (PSB), pré-candidato a prefeito de Curitiba.
Ambos estão em seus primeiros mandatos como parlamentares e fizeram votações expressivas em vários municípios da região, onde mantêm bases eleitorais.
Outros nomes que também atuam por aqui e são cotados para as eleições municipais são Aliel Machado (Rede), em Ponta Grossa, e Delegado Francischini (SDD) e Mauro Moraes (PSDB) em Curitiba.
Quem vive uma situação repleta de especulações é o deputado licenciado Ratinho Júnior (PSD), atualmente secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, outro com base eleitoral formada e consolidada na região.
Sempre com votações espetaculares no Paraná, Ratinho é mais uma vez cotado para disputar a prefeitura de Curitiba, onde já tentou se eleger prefeito sem sucesso nas eleições de 2012 – foi derrotado pelo atual prefeito Gustavo Fruet (PDT). Outra especulação aponta para a continuação do político no cargo atual visando a sucessão do governador Beto Richa (PSDB).
 CONTINUIDADE
As bases regionais de Luciano Ducci e Márcio Pauliki, porém, negam que a região perderá com a eventual saída dos políticos em caso de sucesso nas eleições.
Uma vez eleitos os deputados deixariam as vagas para os suplentes, que iriam manter os compromissos acertados atualmente, não trazendo assim prejuízo na representatividade da região.
“NATIVOS”
Entre os deputados considerados “nativos” aqui da região, Pedro Lupion (DEM) e Diego Garcia (PHS), não haverá mudanças por hora. A especulação fica por conta de uma possível candidatura de Lupion a deputado federal nas próximas eleições, uma vez que atualmente apenas Diego Garcia é representante legítimo desta canto do Paraná em Brasília.
Se confirmada, a mudança de Lupion abriria espaço para outros nomes, como o deputado estadual Evandro Júnior (PSDB), neto do ex-deputado Hermas Brandão, que representou por anos a região e hoje mora em Ribeirão Claro.
DA REDAÇÃO