Jaguariaíva, realizou na última quinta-feira (12) a comemoração do Dia do Tropeiro de Jaguariaíva, data instituída pelo projeto de lei, da vereadora Sandra Negrini, (PSC) O evento reuniu homens, mulheres, crianças e adolescentes que cultivam as raízes do tropeirismo no município, entre outros membros da comunidade.
Uma cavalgada, saindo do Rancho do Chimarrão, no Parque Ruy Cunha, onde houve exposição de objetos do tropeirismo, abriu a festividade. Entre os cavaleiros, estiveram vários integrantes de clubes de tradições gaúchas locais (CTG’s) e Clube dos Tropeiros Alma sem Fronteira.
Os cavaleiros chamaram a atenção ao passarem por ruas centrais e intermediárias, com tochas acesas, seguindo o Condomínio Matarazzo. Na oportunidade eles valorizaram a história do município, que originou-se da passagem de tropeiros que levavam gado e muares de Viamão-RS até Sorocaba-SP. Também trouxeram à memória o Coronel Luciano Carneiro Lobo, proprietário da fazenda às margens do Rio Jaguariahyba, pouso das tropas, e lutador pela instituição de uma Freguesia no local.
No Cine Teatro Valéria Luercy houve saudações aos tropeiros pelas autoridades, presente. Relato sobre a participação do tropeiro e Coronel Luciano Carneiro Lobo na história de Jaguariaíva foi feita pelo historiador Rafael Pomim. O presidente do Clube dos Tropeiros Alma sem Fronteira, Vinicius Nadal De Masi, também fez um pronunciamento, valorizando a lembrança às raízes do município.
Missa campeira, celebrada pelo pároco do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, Maycon José da Silva, seguida de confraternização, completaram a programação, elogiada por vários participantes, como o tradicionalista Pedro Costa Passos. Ele estima que no município exista cerca de 300 praticantes da cultura tropeira, participando inclusive ativamente de grupos que promovem a dança e provas esportivas de habilidades com animais, como laçar. Lembra ainda que Jaguariaíva, por sua herança tropeira, já foi palco de filmes e documentários alusivos, transmitidos para todo Brasil. No evento houve ainda apresentação típica de alunos da Escola Municipal de Música Elzita Jorge Cunha.
Folha extra
DA ASSESSORIA