sábado, 11 de junho de 2016

PR tem temperaturas abaixo de zero e vem mais frio por aí

Vai piorar: uma nova massa de ar frio chegou ao estado.

O frio chegou com tudo no Paraná. Várias cidades do estado registraram temperaturas abaixo de zero e o vento deixou a sensação de ainda mais frio neste sábado (11). O detalhe é que vai esfriar mais ainda: uma nova massa de ar frio chegou ao estado e, como a atmosfera já está gelada, a tendência é de mais frio no fim de semana.

De acordo com o Simepar, a menor temperatura registrada no estado até as 7h foi -5º C em General Carneiro e Entre Rios, um distrito de Guarapuava. As cidades da porção Sul do estado são as que registraram as mínimas temperaturas – e a sensação térmica também.
Em Palmas, por exemplo, os termômetros marcaram - 3,2º C, mas a sensação é de -6º C. Até as 7h, em Jaguariaíva norte Pioneiro, -2°C com sensação de -4,3°C nenhuma estação meteorológica do Simepar havia registrado temperatura superior a 10º C.
Em Curitiba, a mínima registrada neste sábado (11) foi de 1,5º C, com sensação térmica de -1,3° C às 6h. Na vizinha Fazenda Rio Grande, a mínima registrada foi de -1,8º C.
Neste sábado, uma nova massa de ar frio começa a evoluir pelo centro-sul da Argentina na direção do sul do Brasil. Este novo sistema de alta pressão atmosférica traz um reforço das condições de estabilidade e de frio para a Região Sul, e também possibilita a manutenção das condições de geadas e de temperaturas baixas no Paraná. Na faixa leste do litoral-sul gaúcho, os ventos podem deixar o mar mais agitado, em função de um forte gradiente de pressão sobre o oceano. Há uma intensificação do frio em todo o Paraná neste domingo.   .
Nesse domingo a nova massa de ar polar se estabelece sobre a Região Sul e deixa as temperaturas mais baixas do que no sábado em grande parte dos três estados, inclusive com registro de valores negativos em várias regiões. No Paraná segue bastante frio, com risco de geadas moderadas/fortes. No Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e RMC a temperatura mínima fica negativa em muitas cidades. O resfriamento também volta a aumentar nas áreas mais ao norte e oeste do Estado. O frio só perde mais intensidade a partir de terça-feira, pois na segunda também amenhece bem gelado nas regiões paranaenses.