terça-feira, 5 de julho de 2016

Prefeito Juca veta Projeto de lei que busca defender a população da Dengue

Entristecida a vereadora Sandra Negrini fala sobre o veto do prefeito no projeto do seu gabinete,na última Sessão Ordinária. 28/06 aconteceu a votação do veto que vetou o projeto de nosso gabinete que propunha distribuição gratuita de mudas ou semente de Citronela à população para que fossem plantadas nas casas, nos parques de toda a cidade, com o intuito de combater o mosquito de Dengue,
mas infelizmente o projeto não foi aprovado.
Tenho trabalhado pensando constantemente no bem estar da população porém em algumas situações não depende só da minha vontade e sim de mais boa vontade e interesse por parte de outros.

Muitos municípios no país 
inteiro já aprovaram e efetivam essa ação em busca de combater  a Dengue. Mas infelizmente aqui em Jaguariaíva não foi possível, o veto não foi derrubado e o Projeto não poderá ser colocado em prática.
Porém para aqueles que tiverem interesse nas mudas, dentro das minhas possibilidades continuarei entregando.



De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Só no mês de janeiro, os casos da doença dobraram no estado do Rio de Janeiro, pulando de 1.447 para 3.069 pacientes. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, a dengue ocorre especialmente no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. Segundo a aromaterapeuta Sandra Spiri, uma maneira natural e eficaz de combater a doença é por meio da citronela, que mantém os mosquitos afastados da pele.
A citronela é uma planta que possui mais de 80 componentes, entre eles o aldeído citronelal e o geraniol, responsáveis por seu cheiro característico. Esses princípios ativos funcionam em conjunto para afastar os mosquitos. Vale lembrar que a citronela tem um odor agradável para os seres humanos, mas é eficaz para manter os insetos à distância, que não suportam o aroma que a substância exala, explica a especialista.
Considerada um dos principais repelentes naturais, a citronela pode ser cultivada nos jardins, usada como óleo para o corpo ou em aromatizadores de ambiente ou difusores elétricos. "Quando plantada nos vasos ou canteiros das casas, a planta cresce cerca de 50 cm, criando uma barreira natural contra os mosquitos", ensina a aromaterapeuta.
Benefícios e propriedades da planta
Suas propriedades envolvem sua ação como insetífuga, calmante, bactericida, febrífugo, sudorífica e carminativa. Pode ser usada, além de repelente, como um medicamento para febres intestinais e distúrbios digestivos. A planta também é muito usada na aromaterapia, e pode ser cultivada em casa.

Repelente de citronela

O repelente pode ser feito de forma caseira. Para isso, basta alguns passos simples: corte alguns pequenos pedaços da folha da citronela e coloque em um prato, no ambiente em que deseja que aja como repelente. Troque todos os dias. Além disso, ela funciona como repelente quando está plantada, mas para isso é necessário que seu plantio seja feito onde haja corrente de ar. A citronela diminui as chances de ocorrência do inseto transmissor da dengue.

Citronela, Especialista explica e ensina a usar