terça-feira, 23 de agosto de 2016

Juca disse que saúde pública em Jaguariaíva é igual na Suíça, será?

Vivemos em um momento em que alguns políticos Brasileiros fazem de tudo para não perderem seus cargos públicos, nem que para isso seja preciso dizer algumas inverdades. Aqui em Jaguariaíva infelizmente não é diferente, vemos uma realidade em que muitas vezes o poder executivo tenta esconder da população o que realmente acontece, temos vários problemas, Infraestrutura, desemprego, segurança, trânsito, saúde e alguns outros. Atual administração do prefeito José Sloboda (Juca), tem muitas deficiências, uma das maiores é a saúde publica, ouvi vários relatos por parte da população dizendo que a saúde vai de mal a pior, mas por outro lado o prefeito e alguns de seus aliados falam ao contrário, em algumas situações recebi e-mails de pessoas pedindo para que o site de noticias Jaguariaíva agora divulgasse a real situação da saúde no municipio, mas por outro lado o prefeito sempre elogiava a saúde pública do municipio, em uma das ocasiões o prefeito falou no rádio, que a saúde pública de Jaguariaíva é igual a da SUÍÇA, mas na pratica acho que não é o que dizem. 

Vou relatar o que passei quando precisei ir ao hospital, logo abaixo escrevi algumas linhas de como é a saúde na Suíça, aí você cidadão Jaguariaivense que vai dizer se temos saúde pública igual a da Suíça.  

Aproximadamente quase dois meses entrei com pedido de exame de ultrassom junto ao SUS devido estar com problema no rim mas ainda não havia conseguido fazer exame.
E no último dia (14) domingo por volta de três horas da manhã, tive uma forte dor do lado esquerdo, o que supostamente seria no rim, fui até o hospital mal podendo andar, com fortes dores e vomito. Fui atendido por um dr chamado M. que estava de plantão nem me olhou, muito menos me examinou e receitou uma injeção de buscopan, após receber a injeção fui liberado, a dor amenizou mas não passou por completo, retornei para casa fiquei acordado o resto da noite, pela manhã por volta de 07:40 voltei ao hospital devido as dores fortes, e quando o médico me atendeu ele olhou e disse mas você aqui de novo eu disse dr estou com muitas dores, ele disse quer ficar internado eu disse o sr que sabe pois estou com dores e preciso fazer ultrassom do rim eu estando aqui fica mais fácil né, ele respondeu mas o seu caso não é urgente só dói então eu não garanto que se você ficar internado isso será possível, a não ser que o dr C. autorize. Fiquei internado os dias, 15,16 e 17 no dia 16 o dr C. fez a primeira visita, perguntou se eu queria alta e fazer o exame fora do hospital e depois voltar, então eu disse que as dores eram fortes e que eu não poderia ter alta, então ele disse tá bom vou liberar o exame para você fazer e na parte da tarde fui fazer o exame. O meu pai ligou para o secretário da saúde para liberar o exame, assessora parlamentar Janinha foi até ao hospital, e pediu ajuda da assistente social para que o exame fosse liberado.
A vereadora Sandra Negrini foi fundamental nesse processo, em todo tempo tentando de alguma forma ajudar, para que realmente as coisas acontecessem da melhor maneira possível, e finalmente depois de ter feito o exame no final da tarde a vereadora conseguiu minha transferência para a cidade de Campo Largo no hospital Rocio onde tudo se resolveu. 

Acompanhei algumas situações no (HCL) que não pode acontecer, choveu dentro do hospital atingindo alguns leitos feminino e quando choveu colocaram pacientes feminino junto na ala masculina e compartilhando o mesmo banheiro, trabalhadores que estão fazendo a reforma transitando no meio de pacientes e muito barulho devido as reformas entre outras coisas.

Então o ex-piloto de fórmula 1 Michael Schumacher, poderia se tratado aqui em Jaguariaíva no hospital Carolina Lupior, pois o ex piloto ficou internado por muito tempo na Suíça.

Suíça – Como funciona o sistema de saúde

O sistema de saúde suíço foi chamado, pela Forbes, de “o melhor dos sistemas de saúde do mundo” e, vindo de um país com altos índices de desenvolvimento humano e de alto poder financeiro, podemos esperar uma boa política de saúde.
A Suíça financia o seguro de saúde através das taxas cobradas por pessoa através do prêmio mensal e um sistema de franquia, sendo que estas independem do nível salarial do assegurado. 

O atual modelo suíço veio à tona com a Health Insurance Law (Lei do Seguro de Saúde) de 1994, que introduziu um esquema de competição gerido por toda a Suíça com cobertura total de seguro de saúde básico.
A Lei aumentou o pacote de serviços cobertos obrigatoriamente pelo seguro de saúde estatutório e criou um “Pacote Básico”, definido pelo governo federal e regulado pelo Departamento Federal de Saúde Pública.
Este pacote é dividido em três categorias: o seguro doença, o seguro maternidade e o seguro de acidente, cobrindo as três grandes áreas de necessidades de atendimento que os sistemas de saúde devem ter.
Na Suíça, 99,5% dos cidadãos tem acesso a seguro de saúde e eles podem escolher entre 100 diferentes seguradoras, permitindo competição em preço e serviço. A maioria dos beneficiários têm liberdade de escolher o médico e as filas de espera são extremamente baixas. Além disso, os suíços só perdem para o Japão em expectativa de vida, mostrando que este sistema de saúde apresenta uma alta efetividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário