segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Lideranças políticas se movimentam para disputa em 2018

Cida Borghetti (PP) anunciou que será candidata e agitou o cenário eleitoral paranaense. Sandro Alex (PSD) e Marcio Pauliki (PDT) devem participar da disputa
Apenas algumas semanas após o resultado da disputa eleitoral desse ano, lideranças políticas do Paraná já discutem possíveis articulações para a disputa de 2018. O cenário eleitoral do Estado foi movimentado nessa segunda-feira (07) pelo anúncio da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), de que pretende disputar o Governo do Estado em 2018. Com isso, o nome de Cida soma-se às possíveis candidaturas de Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT).
As movimentações na disputa da sucessão do governador Beto Richa (PSDB), já no segundo mandato no cargo, envolvem diretamente duas lideranças de Ponta Grossa: Sandro Alex (PSD), deputado federal e presidente da legenda no Paraná, e Marcio Pauliki (PDT), atual deputado estadual e virtual candidato ao cargo de deputado federal em 2018. Sandro e Pauliki, antigos aliados, deverão figurar em lados opostos da próxima disputa eleitoral.
Sandro Alex deverá apoiar a candidatura de Ratinho Junior em 2018 – o atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná foi o deputado mais votado em 2014 e acumulou um capital político relevante. “Acredito que ainda falta muito tempo para a próxima disputa, meu foco tem sido fortalecer a bancada do PSD que é a maior do Paraná, mas Ratinho certamente é um nome muito qualificado”, considera Sandro.
Por outro lado, Marcio Pauliki (PDT) já dá como certa a candidatura para o cargo de deputado federal em 2018 e, junto disso, a dobradinha com Osmar Dias. “O Osmar é um exemplo para mim e na minha opinião é o nome mais qualificado no Paraná para assumir o Governo”, comenta Pauliki. Atualmente atuando na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Pauliki afirma que fez uma “base sólida” para disputar a corrida eleitoral de 2018.
Sandro e Pauliki concordam em um aspecto: a possível reforma política deverá alterar o modo de disputa eleitoral para o próximo ano. A possibilidade de novas mudanças na Lei Eleitoral e até mesmo no sistema político estão, na visão dos deputados, na frente de qualquer discussão sobre possíveis alianças. “Com as possíveis mudanças, muitas coisas devem mudar e falar de coligações ou alianças disso não é viável”, comenta Sandro. Já Pauliki afirma que já existem conversas de bastidores sobre o assunto, mas o debate deve continuar nos próximos meses.
Caso Pauliki e Sandro participem da disputa em 2018, a dupla deve disputar um cargo como deputado federal, concorrendo também com Aliel Machado (REDE), parlamentar dono de 79 mil votos na disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa em 2016.
Cida diz que Beto disputará o Senado
Em nota divulgada nesta segunda-feira (7), Cida Borghetti (PP) declarou que Beto Richa (PSDB) deve se desligar do cargo para concorrer a uma cadeira no Senado. “Sendo assim serei a primeira mulher da história do Paraná a assumir de fato a cadeira de governadora em abril de 2018”, afirma em nota. Cida é mulher do atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, e mãe de Maria Victoria, ex-candidata a prefeitura de Curitiba.


Colaboração aRede

Nenhum comentário:

Postar um comentário