sábado, 3 de dezembro de 2016

Novas locomotivas estão operando na região

A Rumo está operando 23 novas locomotivas em linhas que passam pela região dos Campos Gerais. Utilizadas nos trechos de Maringá a Curitiba, e de Londrina à capital ou a Rio Negro, ambos passam pelo município de Ponta Grossa. A empresa não divulgou os valores, mas estimativas de mercado apontam o valor de R$ 7 milhões para cada unidade, o que representa um investimento de aproximadamente R$ 160 milhões.
As novas locomotivas são do modelo ES43BBi, fabricadas pela General Eletrics (GE). Com tecnologia de última geração adaptada à bitola métrica, utilizada na maior parte da malha ferroviária brasileira, são mais eficientes e poluem menos que outros modelos. Elas contam com um sistema de tração de corrente alternada que fornece 38% mais capacidade de tração em comparação ao modelo de locomotiva que opera no mesmo trecho. O consumo é 26% inferior.

Capacidade de carga é ampliada para 105 vagões
Os trens operados hoje com a ES43BBi são de 105 vagões com duas locomotivas - antes eram necessárias três ou quatro. Segundo Agnaldo Lopes, gerente de engenharia ferroviária, a ES43BBi ficou à frente dos modelos Dash9bb e SD-40 em todos os indicadores de disponibilidade e confiabilidade. “Além do resultado positivo nos indicadores, agora os intervalos de manutenção preventiva são semestrais e permitem um planejamento detalhado na parada da locomotiva em função do sistema integrado de telemetria”, diz

Nenhum comentário:

Postar um comentário