quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Jaguariaíva, Juca assume AMCG e busca soluções financeiras

Associação planeja estratégias junto aos municípios para aumentar a arrecadação sem prejudicar o bolso dos moradores.
Prometendo melhorar a situação dos cofres públicos, a nova diretoria da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) tomou posse na tarde desta quinta-feira (26). A cerimônia foi realizada em Jaguariaíva, cidade gerida pelo novo presidente da associação, José Sloboda.
O evento foi marcado pelo otimismo dos diretores da AMCG em conseguir superar a crise financeira que vive os municípios da região, tomados pela instabilidade da economia brasileira. Juca, como é conhecido Sloboda, ressaltou a importância de aumentar a arrecadação dos municípios sem afetar o 'bolso’ da população. “O atual momento deve ser combatido com o trabalho conjuntos dos prefeitos e dos deputados. É hora de buscar verbas junto aos governos estadual e federal e também estudar medidas regionais para resolver o problema financeiro”, disse Juca. Agora presidente da associação, ele afirma que já possui algumas ideias de como aumentar a arrecadação.
Uma delas diz respeito ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). A AMCG deve se reunir, já no dia 17 de fevereiro, para buscar formas de que o ISS recolhido junto às praças de pedágio fiquem com o município. “Quando o motorista paga o pedágio com o dispositivo de cobrança automática, o valor é repassado para a cidade onde fica a sede da empresa responsável pelo equipamento”, explica. O objetivo da AMCG é fazer com que todo o ISS seja direcionado para os municípios, e não somente aqueles provenientes do pagamento de pedágio realizado com dinheiro - como funciona atualmente.
Tesoureiro da AMCG e prefeito de Arapoti, Braz Rizzi também já pensa em soluções para aumentar a arrecadação: o fortalecimento dos laços junto aos governos estadual e federal. “É hora de buscar recursos em Curitiba e Brasília. A AMCG conta com a parceria de deputados não só da região, mas também de outros locais do Paraná, para auxiliar no diálogo com o governo. Não é hora de ter vergonha de pedir”, brinca Rizzi. O recado foi passado diretamente aos presentes no evento: os deputados estaduais Plauto Miró Guimarães (DEM) e Pedro Lupion (DEM), além do secretário estadual de Habitação e presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Adalberto Lupion, que representava o governador Beto Richa na cerimônia.
Gestão quer passar experiência aos novos prefeitos
Dos quatro membros da mesa executiva da AMCG, apenas o secretário Rildo Leonardi, prefeito de Tibagi, está no primeiro mandato. A escolha de três nomes experientes na gestão pública (Juca Sloboda, Marcelo Rangel e Braz Rizzi, reeleitos em Jaguariaíva, Ponta Grossa e Arapoti, respectivamente) para formar a gestão da entidade foi pensada estrategicamente para passar experiência aos novos líderes municipais. Leonardi destaca a importância de participar da diretoria e “aprender com os mais antigos”. “Eles trazem uma bagagem muito grande e podem trazer experiência pra gente. Tibagi passa por problemas financeiros muito graves e junto com a AMCG vamos discutir soluções pontuais a partir de parcerias junto ao governo federal e estadual”, garante.
Representante
Fora do Brasil, Marcelo Rangel foi representado na cerimônia de posse da diretoria pela prefeita em exercício de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. Ela assinou o termo de posse e garantiu que irá trabalhar ao lado de Rangel para fortalecer os municípios associados.

Colaboração aRede

Nenhum comentário:

Postar um comentário