terça-feira, 4 de abril de 2017

Piraí do Sul, Zé Sandrini quer 'enxugar' a máquina pública

Zé Sandrini (PHS) venceu a corrida eleitoral na cidade e deverá assumir o cargo até o final deste mês. Novo prefeito quer ‘enxugar’ cargos comissionados na máquina pública
Os eleitores de Piraí do Sul foram às urnas no último domingo (2) para escolher o novo prefeito do município. José Carlos Sandrini, o Zé Sandrini (PHS) e Ludi (REDE) foram eleitos prefeitos e vice-prefeita, respectivamente, com 40,86% dos votos válidos (5,776 do total). Sandrini deverá assumir o cargo ainda em abril e já prevê cortes para ‘enxugar’ a máquina pública municipal.
Sandrini não é novato nas disputas políticas de Piraí do Sul já que em 2008 havia disputado o cargo de prefeito. Ex-bancário e fazendeiro, o novo prefeito da cidade estuda cortar o número de secretarias municipais para conseguir economizar. “Precisamos cortar o número de funcionários comissionados para desafogar a máquina pública diante da crise nacional que vivemos”, contou o novo prefeito.
Atualmente o município de Piraí do Sul tem 20 secretarias, entre as pastas estão setores específicos para “Negócios Jurídicos” e “Relações Institucionais”. “Não posso dizer ao certo quantas secretarias serão cortadas, mas posso garantir que temos essa intenção”, contou o prefeito. Sandrini (PHS) afirmou ainda que a vitória foi, em certa medida, uma surpresa. “Essa foi uma eleição muito atípica”, contou o prefeito do PHS.
Entre as prioridades do novo prefeito de Piraí do Sul também está um trabalho de recuperação e revitalização das estradas rurais. “Nossa cidade tem como principal força econômica a produção que vem do campo e durante a companha eu conheci um pouco dessa realidade, as estradas rurais realmente estão em condições terríveis e nós vamos buscar maneiras de melhorar esse cenário que tanto prejudica o produtor”, contou Sandrini.
Sobre a relação com a Câmara Municipal de Vereadores, Sandrini ressaltou que ainda não traçou uma estratégia para o assunto. “Temos que pensar na cidade e eu acredito que eles também querem o bem para o município”, contou o novo prefeito. Como a eleição de outubro teve o resultado anulado pela Justiça, a divisão entre situação e oposição ainda é considerada tênue no Legislativo de Piraí do Sul.
Na eleição suplementar desse domingo Sandri (PHS) e Ludi (REDE) superaram o ex-prefeito Valentim ‘Tim’ Zanello Milleo (PSD) que teve 35,44% dos votos válidos (5.009 do total), por Marcio Flavio da Silva (Márcio do Gás), com 19,58% (2.768 do total) dos votos válidos, Maricelso Ribeiro (PDT), com 2,81% dos votos válidos (397 do total), e Valter Mainardes (PRTB), com 1,31% dos votos válidos (185 do total).
Abstenções
A porcentagem de abstenções registrada na eleição deste domingo (2) em Piraí do Sul foi de 20,83%, com ausência de 3.965 eleitores. O pleito ainda registrou cerca de 2,87% dos votos brancos (432 do total) e 3,34% dos votos nulos (504 do total).
Eleições suplementares
Os mais de 19 mil eleitores de Piraí do Sul foram novamente às urnas para escolherem prefeito e vice-prefeito(a). A disputa suplementar ocorreu depois de uma decisão da Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em anular o pleito de outubro do ano passado, após vitória de Antônio 'Toto' El-Achkar (PTB). O então candidato teve o registro da candidatura cassado no mesmo TSE, mas disputou o pleito de posse de uma decisão liminar – revogada logo após as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário