GEADA TRANSFORMOU A PAISAGEM DO MOINHO DA CASTROLANDA NESTA QUARTA
A massa de ar polar que chegou nesta semana no Paraná derrubou as temperaturas em todo o Estado e veio acompanhada de geadas fortes. A cidade de Castro, na região dos Campos Gerais, foi uma das que mais sofreu com as baixas temperaturas na manhã desta quarta-feira (19). De acordo com o Instituto Simepar, às 6h, os termômetros marcavam -4,2ºC, o segundo menor valor em todo o Estado.
“A intensa massa de ar frio e seco (polar) se estabelece sobre todas as regiões do estado do Paraná. Por isso o frio se intensifica também nas faixas norte e leste do Estado. A condição é muito favorável para geadas fortes desde o oeste, microrregião de Cascavel, Sudoeste, Sul, Centro e Campos Gerais”, destaca nota do Simepar. A previsão para quinta-feira ainda indica a ocorrência de geadas, com temperaturas variando dos 3ºC aos 20ºC.
A máxima, na capital paranaense, não deve passar de 12ºC. Na terça, os termômetros marcaram a mínima de 1ºC em Curitiba.
Ainda de acordo com o Simepar, a menor temperatura do estado até as 6h25 era em Inácio Martins, na região central, onde o dia começou com -3ºC.
Há condição de geada para grande parte do estado por causa das temperaturas baixas e da umidade, conforme os meteorologistas. O sol deve aparecer ao longo do dia, mas o ar gelado permanece em todo o estado.
Em Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, houve vários registros de geada. Às 7h20, a temperatura na cidade era de 2ºC.
O dia começou um pouco mais agradável em relação aos outros municípios para os moradores de Maringá, com 3,9°C, e Londrina, com 2,8ºC, ambas no norte do estado. Mesmo assim, foi uma das manhãs mais geladas do ano nas duas cidades. Em junho, Londrina teve temperatura de 2,7°C, de acordo com o Simepar.
No noroeste, Paranavaí registrou a mínima de 2,6°C nesta quarta, temperatura maior que a registrada na terça, quando os termômetros marcaram 0,1°C. Umuarama ficou com a mínima de 4,1°C e Cianorte de 3,6°C nesta quarta.
O frio vai ficar mais ameno a partir desta quinta-feira (20). Não há previsão de chuva para esta quarta e para os próximos dois dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário