sábado, 4 de março de 2017

Após denúncia, Assembleia cancela edital que previa compra de pendrive por R$ 415

A Assembleia Legislativa do Paraná cancelou, na última sexta-feira, o pregão eletrônico para registro de preços 008/2017, que estava previsto para ser realizado no dia 13/03/2017, para aquisição de periféricos e peças em geral para o setor de Tecnologia de Informação. A suspensão ocorreu após o site www.livre.jor.br revelar que o certame previa o teto de R$ 415,19 por unidade para a compra de 10 pendrives de 8GB, que têm preço de mercado por volta de R$ 20,00.
Em nota, a Assembleia Legislativa informou que a suspensão ocorreu em função de “equívocos nos preços da planilha”. O erro fica claro porque o mesmo edital prevê, também, a compra de pendrives de 32GB, estipulando para tal item o preço máximo de R$ 71,54.
O edital previa, ainda a compra de outros 39 íntens, como placas de som e vídeo, hds,fontes, monitores e teclados, entre outros, com valor máximo de R$ 225.327,80.

Jaguariaíva inicia revitalização da Avenida Antônio Cunha

Investimento de quase R$ 650 mil contempla 3.500 m² de recape e outros 3.400 m² de passeios, além de rampas, travessias elevadas e drenagem.

As obras de revitalização da Avenida Antônio Cunha, na área central de Jaguariaíva começaram nesta semana. Os serviços serão feitos desde a área da Praça Getúlio Vargas até a ponte de concreto do Rio Capivari, sendo o primeiro trecho trabalhado o que fica próximo aos sinaleiros e Caixa Econômica Federal.
Na área isolada para o trânsito estão sendo feitos trabalhos preliminares, como a remoção de calçadas antigas e preparo da parte estrutural, com implantação de galerias de águas pluviais. Em seguida serão feitos a troca da pavimentação dos passeios, canteiros e implantação de arborização, reforço de rede de drenagem em pontos críticos, recape e rede de iluminação.
Conforme projeto, nos passeios será usada pavimentação em bloco de concreto pré-moldado, tipo paver, em tonalidade cinza claro. Já os acessos de veículos serão pavimentados com o mesmo material, porém em vermelho, com o objetivo de contrastar e evidenciar o fluxo misto.
O alinhamento dos meios-fios será mantido. Somente nos locais onde foram previstos rebaixamentos de guia, estes deverão ser estendidos até o alinhamento das vagas de estacionamento, proporcionando ao pedestre maior visibilidade e segurança na travessia. O projeto paisagístico da avenida está integrado ao Plano de Arborização Urbana de Jaguariaíva. As árvores escolhidas devem proporcionar sombra e evitar incidentes com a queda de galhos e folhas.
Drenagem
Quanto à drenagem está previsto um reforço nos locais onde o sistema existente é insuficiente. Está previsto ainda o acréscimo de alguns pontos de coleta de águas pluviais, através da implantação de bocas-de-lobo.
O prefeito José Sloboda destaca que antes do início da obra foi feita a adutora de água para abastecimento da parte alta da cidade, diretamente da Estação de Tratamento R0, no bairro Matarazzo, com desvio do centro da cidade. O investimento foi de cerca de R$300 mil, com recursos próprios do Samae.
Também já está empenhada verba da Funasa, de R$ 350 mil, por intermédio de emenda do deputado Sandro Alex, visando o desvio do cento da cidade da rota do sistema de esgoto que vem do bairro Primavera. Com isso será construído um novo emissário, desviando a adutora antiga da avenida central, com implantação de novo canal até a Elevatória do Jardim São Roque.
Acessibilidade
No quesito acessibilidade, a totalidade da avenida terá uma via inclusiva. Os passeios não terão desníveis na faixa de circulação. Haverá alinhamento dos equipamentos e mobiliários urbanos e implantação da arborização em canteiro paralelo ao meio-fio. O projeto inclui também a implantação do mapa podotátil, tornando o deslocamento mais seguro para deficientes visuais totais ou parciais.
Todos os desníveis de acessos ao comércio local e as residências deste trecho serão resolvidos fora da faixa livre de circulação dos passeios. Os rebaixamentos de guia e as travessias elevadas foram distribuídos com o objetivo de facilitar a passagem do pedestre, de forma segura e autônoma, independente de sua situação física.
Serão 3.500 m² de recape, 3.400 m² de passeios em paver, 1.225 m de piso podotátil, travessias elevadas, rampas PNE e drenagem. O investimento total na revitalização será de R$ 647.520,23, com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Aliel Machado, complementados com recursos próprios municipais. Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, os trabalhos serão executados em trechos, para possibilitar o acesso ao comércio e minimizar eventuais transtornos à população.
“Pedimos compreensão de toda nossa população enquanto a avenida estiver em obras. Este é um investimento necessário, que estamos procurando fazer no menor tempo possível para não prejudicar nossos comerciantes”, diz o prefeito. Sloboda acrescenta que o tráfego na avenida estava prejudicado por não receber melhorias há muitos anos. Ele prospecta que a revitalização da estrutura urbana antiga da avenida, quando concluída, também deve impactar na melhoria do movimento do comércio local.


Informações da Assessoria de Imprensa.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Quadro-Negro está na fase de sentença, um esquema de corrupção que teria desviado ao menos R$ 20 milhões

Rossoni também é investigado em suposto desvio de dinheiro das escolas

O Ministério Público do Paraná (MP-PR), que investiga um esquema de corrupção que teria desviado ao menos R$ 20 milhões da construção de escolas estaduais, na chamada Operação Quadro-Negro, aguarda as primeiras sentenças da Justiça em relação à investigação. De acordo com o MP-PR, foi oferecida denúncia criminal em relação aos supostos desvios, a qual deu origem a ação penal, em trâmite perante a 9a Vara Criminal do Foro Central de Curitiba. A denúncia aponta indícios de que parte desse dinheiro teria abastecido campanhas eleitorais de deputados e do governador Beto Richa.
Até o momento, ninguém foi indiciado. Caso ocorra, será no momento da conclusão da produção das provas, momento em que será possível a identificação dos eventuais responsáveis pelos ilícitos, informou o MP-PR.
A denúncia do MP-PR se refere aos agentes públicos e privados que não possuem foro por prerrogativa de função. Já as denúncias relacionadas, envolvendo o suposto envolvimento de autoridades que dispõem de foro por prerrogativa de função, na perspectiva criminal, estão sendo analisadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que atua perante o Supremo Tribunal Federal.

No último dia 20, uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo, mostrou que a PGR investiga o envolvimento no esquema de corrupção do braço direito do governador Beto Richa, o também tucano Valdir Rossoni, atual chefe da Casa Civil do Paraná.
As investigações sugerem que havia um conluio entre poder público e iniciativa privada para desviar recursos da Educação, atingindo verbas federais e estaduais. As construtoras contratadas fraudavam as medições de desenvolvimento das obras por fiscais para conseguir a liberação de recursos da secretaria. Rossoni nega envolvimento em irregularidades.
A reportagem cita a existência de uma sala comercial no Centro Cívico, no 20º andar do edifício Palladion, que levanta suspeitas sobre o relacionamento de Rossoni (PSDB), com a construtora Valor. A empresa é investigada por desvios de até R$ 20 milhões, apontados pela Operação Quadro Negro, deflagrada pela Polícia Civil em julho de 2015.
Segundo informações divulgadas ontem pela Folha de São Paulo, a PB Construtora (empresa que pertencia ao dono da Valor, Eduardo Lopes de Souza) funcionou no mesmo endereço que o escritório político de Rossoni, em Curitiba. A empresa atuou entre julho de 2013 e dezembro de 2014.
O imóvel é de propriedade da J4RL Holding, de Jeferson Nazário. Além de dono do local, ele foi o próprio fiador do aluguel com Rossoni.
O imóvel foi alugado pelo político quando ele era deputado federal, entre 2015 e 2016. Segundo a assessoria de imprensa de Rossoni, ele nunca teve qualquer informação sobre atividades anteriores da PB Construtora no local e o aluguel foi feito dentro da legalidade. O acordo foi feito sob intermediação de uma imobiliária de Curitiba.
Desvios nas escolas
A Operação Quadro Negro apontou um esquema em que funcionários do governo do Estado emitiam laudos fraudulentos sobre obras em escolas estaduais. De posse dos documentos, as construtoras recebiam por antecipação os valores dos contratos – pagamentos estes que só poderiam ser feitos após a conclusão de, ao menos, um percentual das obras. Depois, aditivos aos contratos eram concedidos.
Segundo o TCE (Tribunal de Contas), no total, R$ 29,7 milhões podem ter sido desviados em 14 projetos, sendo que a Construtora Valor participou de metade deles.
Assembleia
Na Assembleia, deputados tentam conseguir o número de assinaturas suficiente para instalar a CPI do Quadro-Negro. O deputado estadual Requião Filho (PMDB) diz que Rossoni deveria ser demitido. “É o mesmo local onde funcionava a empresa laranja que, segundo as investigações, recebia por escolas não construídas no estado do Paraná, e desviava os recursos para patrocinar campanhas políticas. Dinheiro pago para escolas que nunca foram construídas. Espero que este seja motivo suficiente para uma revolta da base aqui na Assembleia, para que assinem nosso pedido de CPI. Sim, porque o Governador certamente dirá que nao sabia, que nunca ouviu falar, que Valdir Rossoni é apenas um secretário distante. Espero que o Governador demita o Chefe da Casa Civil”, desafiou.
Outro lado
À Folha, Valdir Rossoni afirmou que alugou a sala comercial de modo legal e não tinha conhecimento do funcionamento da PB Construtora no local.
Disse ainda que as obras da Valor em Bituruna foram fiscalizadas, sem indícios de irregularidades, e entregues de modo satisfatório. E que não apresentou o dono da Valor, Eduardo Lopes de Souza, a Maurício Fanini, diretor da Secretaria da Educação, com quem nega que tenha conversado sobre obras.
Ele também negou que tenha telefonado de seu gabinete para cobrar pagamentos das obras de escolas.
Jeferson Nazario informou que emprestou a sala para a PB Construtora receber correspondências como um favor a Souza, que considerava amigo, mas o negócio nunca funcionou no local.
Sobre os pagamentos da Valor para a J4RL, Nazario disse que teriam sido pelo serviço de consultoria administrativa prestado por funcionária. O empresário negou irregularidade na prestação de serviços à Assembleia e disse conhecer Rossoni há anos. Negou que o parlamentar utilizasse sua sala para reuniões.
O advogado de Fanini afirmou não ter nada a esclarecer além do dito em interrogatório. A defesa dos funcionários da Valor disse que só se manifesta nos autos.

Redação com Folha de São Paulo 

Delator da Odebrecht relata caixa 2 de R$ 9 milhões após pedido de Aécio

O ex-presidente da Construtora Odebrecht Benedicto Júnior, um dos delatores da Operação Lava Jato, disse nesta-quinta-feira, 2, em depoimento ao ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na campanha de 2014 repassou R$ 9 milhões a políticos do PSDB e do PP e ao marqueteiro tucano a pedido do então candidato à Presidência Aécio Neves – presidente nacional da sigla. Segundo Benedicto, a doação foi feita via caixa 2.
Ele não disse que se encontrou ou se tratou pessoalmente com Aécio sobre as doações. A audiência, realizada na sede do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região, no Rio, faz parte da Ação de Investigação Judicial Eleitoral aberta a pedido do PSDB contra a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer por suspeita de abuso de poder econômico na campanha presidencial.
Questionado por advogados que compareceram à sessão, Benedicto relatou que R$ 6 milhões foram repassados para Antonio Anastasia (PSDB) – que foi eleito senador em 2014 –, para o ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB) – que concorreu ao governo de Minas – e Dimas Fabiano Toledo Júnior (PP) – eleito deputado federal e filho do ex-diretor de Furnas Dimas Toledo. Os outros R$ 3 milhões, ainda segundo o ex-presidente da Construtora Odebrecht, foram pagos ao publicitário Paulo Vasconcelos, marqueteiro de Aécio na campanha presidencial. O combinado, segundo o executivo, era um pagamento no total de R$ 6 milhões para Vasconcelos, mas só foi possível repassar a metade.
O ex-executivo da Odebrecht – conhecido na empreiteira como BJ – não pôde dar mais detalhes. Ele foi advertido pelo ministro de que as doações ao PSDB são objeto estranho à investigação. Benedicto disse que não tinha ciência de doações à campanha nacional, pois cuidava apenas de doações estaduais.
Segundo testemunhas do relato do ex-executivo, ele afirmou que não poderia dizer se os pagamentos foram realizados em dinheiro. Um advogado o questionou sobre a forma das doações. Ele admitiu repasses não contabilizados, o caixa 2. Disse que, em geral, são feitos via caixa 1, ou caixa 1 por terceiros – citou a cervejaria Itaipava que, segundo o empreiteiro Marcelo Odebrecht, era usada como “laranja” para repasses a políticos.
“Quando é por caixa 2 como é feito o pagamento?”, perguntou um outro presente à sessão. “É dinheiro, em espécie”, respondeu Benedicto.
Paulos Vasconcelos, Pimenta da Veiga  e Dimas Toledo Filho não foram localizados.

Com a palavra, senador Aécio Neves

Procurada, a assessoria do senador Aécio Neves disse que ele “solicitou, como dirigente partidário, apoio para inúmeros candidatos de Minas e do Brasil a diversos empresários, sempre de acordo com a lei. Como já foi divulgado pela imprensa, o empresário Marcelo Odebrecht, que dirigia a empresa, declarou, em depoimento ao TSE, que todas as doações feitas à campanha presidencial do senador Aécio Neves em 2014 foram oficiais”.

Com a palavra, senador Antonio Anastasia

Em nota, a assessoria do senador Antonio Anastasia disse que o parlamentar “nunca tratou, no curso de toda sua trajetória pessoal ou política, com qualquer pessoa ou empresa sobre qualquer assunto ilícito”.

quinta-feira, 2 de março de 2017

Jaguariaíva, Poder público presta contas em audiência pública

Poder Executivo, Legislativo e autarquias demostraram gastos durante evento realizado na Câmara de Vereadores durante a semana passada.

Uma audiência pública de prestação de contas foi realizada em Jaguariaíva, durante a semana passada. O evento, na Câmara de Vereadores, teve o objetivo de tornar público as aplicações financeiras dos poderes Executivo e Legislativo, além de autarquias municipais – como o Instituto Próprio de Previdência (IPAS) e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
Estiveram na audiência o prefeito municipal, José Sloboda, a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, o presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, Adilson Rodrigo Milek, o presidente da Câmara, José Marcos Pessa Filho, entre outros vereadores, secretários municipais, funcionários públicos e alguns membros da comunidade.
No quesito nutrição, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por exemplo, serviu mais de 23 mil refeições para crianças atendidas pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos Primavera e Curumim, mais os assistidos na Casa Lar. As escolas, EJA e Cemei’s do município atenderam quase 3.500 alunos e, na área de esporte e recreação, foram 1383 participantes estiveram inscritos no ano em atividades do Projeto Agita Jaguariaíva, tais como ginástica rítmica, xadrez, alongamento, futsal, vôlei, entre outros.
A saúde, que teve 23,60% da arrecadação e recursos aplicados em torno de R$ 15,7 milhões, registrou 250.408 atendimentos em 2016. Somente os medicamentos foram mais de 250 mil os distribuídos. Já na Clínica de fisioterapia foram mais de oito mil atendimentos. Considerando a estimativa da população em 34.468 habitantes, observou-se que o munícipe utilizou em média ao menos sete vezes o serviço municipal de saúde no ano.

12 pessoas se afogaram no litoral do Paraná durante o carnaval; 1 morreu

Números foram registrados pelo Corpo de Bombeiros.
Em 2016, foram dez afogamentos e duas mortes no mesmo período.

Doze pessoas se afogaram no litoral do Paraná durante o carnaval, segundo o Corpo de Bombeiros. Uma morte por afogamento foi registrada no período.
No total, de acordo com os bombeiros, houve 125 incidentes, sendo 113 auxílios a pessoas em situação de risco. Além disso, foram feitas 8.103 orientações e 3.834 advertências a pessoas em risco nas praias.
Os números foram divulgados pelo governo estadual na quarta-feira (1º). Conforme a corporação, 644 bombeiros militares e 17 guarda-vidas civis trabalharam em 89 postos.
2016
Em 2016, no mesmo período, houve o registro de 57 incidentes, contando dez afogamentos e duas mortes. Quanto às orientações, foram 9.479, mais 5.202 advertências, ainda segundo o Corpo de Bombeiros.

Professor é surpreendido por ‘corredor de aplausos’ em seu último dia de aula; assista

Um vídeo que viralizou na internet vem emocionando muitas pessoas até esta quarta-feira (1). Isso porque em seu último dia de trabalho antes da aposentadoria, o professor de Ciências Luiz Antônio Jarcovis foi surpreendido pelos alunos e recebeu uma homenagem emocionante na zona leste de São Paulo.
Ele recebeu um ‘corredor de aplausos’ na última sexta-feira (24), na Escola Estadual Almirante Custódio José de Mello. A ideia partiu da diretora da escola, Mônica Matta, que gravou o momento.
“Última aula do prof Luiz na E. E. Almirante Custódio José de Mello. Surpresa dos alunos e colegas”, diz a diretora.
Até o momento, o vídeo teve mais de 12 mil curtidas e 12,4 mil compartilhamentos.
 Assista no player abaixo