quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Tabela para pagamento do IPVA 2016

Valor para carros corresponde a 3,5% do preço dado pela tabela Fipe. À vista tem 3% de desconto; é possível dividir o valor em três parcelas.
Os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2016 começam em 21 de janeiro, conforme cronograma divulgado pelo Governo do Paraná (Confira as datas no final da reportagem). Assim em 2015, o dono de veículo que optar por pagamento à vista terá 3% de desconto. Também é possível dividir o valor em três parcelas, sem juros.De acordo com o governo estadual, o Paraná tem 6,62 milhões de veículos, sendo que 4,38 milhões têm que pagar o IPVA. A estimativa do poder público é angariar R$ 3,05 milhões com o imposto. O IPVA é definido a partir da tabela Fipe. O valor corresponde a 3,5% do valor de venda do veículo em outubro de 2015. Para consultar o valor e as datas de vencimento é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda e informar o Renavam do veículo. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade dos governos federal, estadual e municipal e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.
Veja quando vence o seu IPVA, em caso de pagamento à vista
placas com final 1 e 2 - 21/1/2016
placas com final 3 e 4 - 22/1/2016
placas com final 5 e 6 - 25/1/2016
placas com final 7 e 8 - 26/1/2016
placas com final 9 e 0 - 27/1/2016


Para quem escolher o pagamento a prazo, a primeira parcela vence conforme a tabela acima e a segunda e a terceira, em fevereiro e março.

Como pagar
A Secretaria da Fazenda do Paraná vai encaminhar cartas para os proprietários de veículos com o valor à vista ou da primeira parcela. Aqueles que optarem pelo parcelamento, receberão nova correspondência com as guias de pagamento. O valor pode ser quitado em qualquer instituição bancária.
O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi). Outra opção é a GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que estará disponível no site da secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário