quinta-feira, 10 de março de 2016

Tarifa de transporte coletivo será reajustada



Depois de dois anos sem repassar o aumento de custos ao usuário, a Viação Jóia, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano e do Distrito Industrial, fará um reajuste neste mês nas passagens. As novas tarifas, de R$2,50 (urbano) e de R$3,20 (área industrial) passam a vigorar a partir de segunda-feira, 14 de março.
A proposta inicial da empresa era de reajustar em 40% o valor das passagens, devido ao acréscimo das despesas de manutenção do serviço, como por exemplo, o desgaste da frota, reposição salarial dos funcionários e o aumento no preço do diesel, reajustado mais de 10 vezes nos últimos 21 meses.
Como resultado de negociação entre a prefeitura e empresa, o reajuste autorizado foi de 17,11% na área industrial, índice relativo aos 21 meses sem reposição. Já na área urbana a prefeitura conseguiu que o repasse ao passageiro fosse menor que o da inflação, ficando em 14%.
Outra mudança que deve ocorrer entre o final e início do ano é da abertura de concorrência pública para novo contrato de prestação de serviço na área de transporte público coletivo. O contrato vigente com a empresa operadora no momento vence em dezembro, por isso está em andamento elaboração de novo edital de licitação.

O edital de concorrência pública, segundo a Procuradoria Geral do Município, teve de ser retificado duas vezes, com o objetivo de atender a algumas adequações solicitadas pelo Ministério Público do Estado do Paraná.