sábado, 21 de maio de 2016

Cães e gatos ganham atenção da vereadora Sandra Negrini

Projeto de controle ético da população de cães e gatos é uma de nossas cobranças


Através da Indicação nº 34 de nosso Gabinete cobramos e queremos colaborar na criação de um projeto adequado  para o município de controle da população de cães e gatos, pautado no que determina a Lei Estadual nº 17422.
Muitos são os pedidos e anseio da população no sentido de resolver  as questões relacionadas aos cães e gatos que de forma angustiante ficam vagando pelas ruas por  conta de abandono e sendo muitas vezes vítimas de maus tratos e brigas entre eles próprios. 
Já existe um trabalho realizado pelo poder público neste sentido, que inclusive conta com a grande e valiosa colaboração dos vários voluntários que compõem o Transformação, grupo esse que merece colaboração e respeito pela grande parcela de ajuda a esta causa tão nobre de apoio à vida de animais, principalmente dos abandonados. 
O cuidado com a criação do Projeto deve levar em conta além da esterilização , a identificação e registro, o controle de criadouros, a adoção, campanhas educativas, tudo o que faz parte tecnicamente do controle ético da população de cães e gatos. 
E assim seguimos aprendendo, buscando, fazendo e cobrando, cabe também aos poderes públicos realizar campanhas que sensibilizem a sociedade sobre a necessidade de animais abandonados, que é uma triste realidade.

Todos os dias, na TV ou na internet, não é raro encontrarmos vídeos e relatos de maus-tratos e abandono de animais. É impressionante a frequência com que esses casos acontecem, isso porque só temos acesso a algumas ocorrências, imaginem a quantidade de animais que tem sofrido sem que ninguém saiba ou tome uma atitude. Para evitar que essa situação continue se repetindo, todos precisam fazer a sua parte.
Parando para analisar o problema é perceptível que nem todo mundo tem coragem ou condições de fazer isso e, por não saberem como lidar com a situação, acabam deixando pra lá, 
você poderá contribuir para mudar a realidade e a qualidade de vida de muitos animais que estão em situação de risco ou abandono por aí. Trata-se de um ato de amor e consciência, não hesite em fazê-lo!
Os animais incentivam-nos, ainda, a um estilo de vida saudável, puxando-nos para atividades ao ar livre prazerosas o que, sem dúvida, nos descontrai e ajuda a desligar do stress diário. Por esta razão, é consensual a afirmação de que a presença de um animal de companhia nas nossas vidas nos torna mais saudáveis e felizes.
Felizmente, fomos evoluindo. Mas a instrumentalização de animais, causando-lhes sofrimento para nosso divertimento ou para a satisfação das nossas necessidades, continua. O abandono, a tortura, os maus-tratos e a morte são realidades frequentes e generalizadas.

É evidente que os animais têm formas diferentes de inteligência, mas elas não devem justificar que se permita todo o tipo de desrespeito e de violência. Além disso, como é sabido, muitos animais não humanos são sencientes. Ou seja, partilham da capacidade de perceber conscientemente o que os rodeia e de receber e reagir conscientemente a estímulos, incluindo emoções positivas e negativas. Qualquer pessoa que tenha contacto com animais sabe do que estou falando.
A história da relação da humanidade com os animais e com a natureza é marcada pela ideia da dominação. Considerando-se superior, o ser humano atribui-se a condição de proprietário de toda a natureza e permitiu-se usar os restantes seres vivos como se de objetos se tratassem. A função dos animais seria servir-nos e pronto.

Estas medidas não esgotam o que é preciso fazer nem o debate, de fundo, sobre a nossa relação com os animais, lembre-se, vamos participar para melhorar.