terça-feira, 5 de julho de 2016

Animais são envenenados e choca população de Ibaiti

Cães e gatos estão sendo envenenados com "chumbinho"
por Alexandra Tabalipa/Médica Veterinária
Animais têm sido frequentemente envenenados na cidade de Ibaiti. A principal substância causadora é o 
"chumbinho", uma substância clandestina. Possui esse nome pela sua cor (cinza escuro) e formato 
(granulado), não tendo nenhuma relação com o metal chumbo. Sua composição tem como princípio ativo o 
aldicarb, um inseticida usado na agricultura para o controle de pragas. Desviado de sua finalidade, 
o aldicarb é vendido ilegalmente, à granel, com o nome de "chumbinho", para o combate de roedores.
Os animais, em especial, os cães e gatos, acabam sendo vítimas acidentais ou até mesmo propositais de envenenamento por essa substância. É o que têm acontecido com frequência na cidade de Ibaiti. Uma série de ocorrências envolvendo gatos, segundo relatos de moradores, têm causado revolta pela perda de seus queridos animais de estimação.
O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais de intoxicação incluem salivação excessiva (o animal começa a babar), vômitos, taquicardia, diarreia, pupilas contraídas, tremores, incoordenação, hemorragia (o animal pode sangrar pelo nariz, boca e ânus), convulsão, coma e até mesmo a morte, dependendo da quantidade ingerida. A morte é lenta e dolorosa. 
Animais com suspeita de intoxicação devem ser levados imediatamente ao médico veterinário. Mesmo após terem somente entrado em contato com ratos agonizantes. Vale lembrar que o leite não deve ser usado como um antídoto, pois a gordura na sua composição pode facilitar ou acelerar o processo do tóxico no organismo. 
O comércio do "chumbinho" é proibido no Brasil e prevê multa de até R$ 19 mil para quem descumprir a Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802/89. Além da multa, a pessoa que for flagrada comercializando esse produto pode responder a processos civil e criminal e até ser preso. 
Envenenar animais também é crime de acordo com a Lei Federal 9.605/98, Decreto Lei 24.645/34. 
Denuncie à Polícia. "Compactuar com o erro é a mesma coisa que praticá-lo."
Informe Policial