domingo, 10 de julho de 2016

França e Portugal decidem título da eurocopa

Candidatos à Bola de Ouro, camisas 7 tentam levar suas seleções à glória máxima nesta Euro. Mas você sabia que eles poderiam ter sido companheiros por Portugal?

Por Paris, França

Cristiano Ronaldo e Antoine Griezmann são os protagonistas da temporada. Duelaram na final da Liga dos Campeões, onde o Real Madrid venceu o Atlético de Madrid; neste domingo se cruzam na final da Eurocopa, entre França e Portugal; e caminham para um novo encontro na final da próxima Bola de Ouro, que será concedida pela Fifa ao melhor jogador do mundo em 2016. Incluir a dupla desde já entre os três finalistas da premiação não seria nenhum absurdo, levando em consideração o que fizeram nos últimos meses.
Mas o prêmio individual está em segundo plano. O que importa para os dois neste momento é conquistar o primeiro título com sua seleção. França ou Portugal? Quem vence? A bola vai rolar às 16h (horário de Brasília) no Stade de France, em Saint-Denis, com transmissão ao vivo da TV Globo, do GloboEsporte.com e do SporTV. O site começa a transmitir o pré-jogo a partir das 15h.

Franceses e portugueses chegaram à final com campanhas bem diferentes. Donos da casa, os Bleus assumiram o papel de um dos times favoritos ao título. Apesar de algumas partidas um pouco abaixo do esperado, como na vitória suada na estreia contra a Romênia e no empate com a Suíça - ambos na fase de grupos -, mostraram crescimento ao longo do torneio. Nas quartas, despacharam a surpreendente Islândia com goleada por 5 a 2, e nas semifinais tiveram atuação segura e oportunista contra a poderosa Alemanha, vencendo a atual campeã mundial por 2 a 0.
Info CR7 Temporada (Foto: Infoesporte)Cristiano não disputou jogos pela Copa do Rei
Info Griezmann Temporada (Foto: Infoesporte)Griezmann é o artilheiro isolado da Eurocopa
A campanha dos lusos foi mais de trancos e barrancos, mas também com evolução ao longo do campeonato. Em um grupo teoricamente fácil, avançaram ao mata-mata apenas em terceiro lugar após empatarem os três jogos. Os destaques foram a vitória por 1 a 0 na prorrogação sobre a Croácia nas oitavas, e sobre País de Gales por 2 a 0 nas semis.
Em relação aos craques, Griezmann está melhor do que Cristiano nesta Euro. Marcou seis gols, média de um por jogo, e é o artilheiro do torneio - o português tem três e é um dos vice-artilheiros. Suas comemorações imitando a coreografia do rapper Drake na música "Hotline Bling" são uma atração à parte. Por tudo isso, tornou-se queridinho da torcida francesa.
Os números de Griezmann pelo Atlético de Madrid na temporada também são muito bons. Marcou 22 gols no Campeonato Espanhol, onde os colchoneros brigaram pelo título até a penúltima rodada, e mais sete na Champions, alguns deles muito importantes - nas quartas contra o Barcelona, e nas semifinais contra o Bayern de Munique. O pênalti perdido no tempo normal na final contra o Real fez muita falta, mas não tirou o brilho do camisa 7 francês na campanha do vice-campeonato do Atlético. No total, somando a Euro, são 38 gols em 60 jogos, média de 0,63 gol por partida. E o desempenho como um todo o coloca como novo craque do futebol mundial, sério candidato a estar entre os três finalistas da Bola de Ouro.
Cristiano Ronaldo Evra Portugal x França amistoso (Foto: EFE)Portugal e França se encontraram pela última vez em setembro de 2015, em amistoso: Bleus 1x0 (Foto: EFE)
Cristiano, por sua vez, não é só candidato a estar na final, e sim a vencer o prêmio pela quarta vez na carreira. O principal rival dos últimos anos e atual dono da Bola de Ouro, Messi, esteve um pouquinho abaixo do esperado e não está sendo tratado como unanimidade na temporada. Pelo Real Madrid, CR7 foi o maior nome da conquista da Liga dos Campeões e o artilheiro da competição, com 16 gols. No vice do Espanhol, marcou 35 vezes. Ao todo, contando com a Euro - onde ele também está mostrando coletividade e grande liderança como capitão de Portugal -, são 54 gols em 54 jogos, o que dá uma absurda média de 1 gol por partida. Absurda para todo mundo, mas não para o camisa 7 português, que balança a rede como quem troca de roupa. Vale lembrar que, se marcar uma vez na final, deixará Michel Platini para trás como o maior goleador da história da competição europeia.
CR7 e Griezmann poderiam ter sido companheiros por Portugal
Ter Cristiano no time é... Sem palavras. Assim como é ter Griezmann. E ter os dois? A história traz um fato muito interessante sobre o passado do francês, que poderia ter sido companheiro de CR7 na seleção portuguesa. O avô do atacante, Amaro Lopes, é português e por sinal foi jogador de futebol no Paços de Ferreira. Em 1957 ele se mudou para a França, onde nasceu Isabelle, mãe de Antoine, que herdou o sobrenome do pai francês.
Em novembro de 2012, a Federação Francesa puniu cinco jogadores do time sub-20 por terem saído para uma festa sem autorização. Griezmann, então no Real Sociedad-ESP, era um deles. Por isso, ficou pouco mais de um ano sem ser convocado. Chateado com a situação, ele considerou a possibilidade de, se não voltasse à seleção francesa, pedir nacionalidade portuguesa para defender a seleção lusa. Mas ele acabou retornando aos Bleus, e a parceria com CR7 ficou só na imaginação.
Neste domingo, cada um estará de um lado: Cristiano Ronaldo buscando a primeira Eurocopa de Portugal, e Griezmann tentando a terceira da França. O clássico é imperdível!
Prováveis escalações:
França: Lloris, Sagna, Koscielny, Umtiti e Evra; Matuidi, Sissoko e Pogba; Payet, Griezmann e Giroud. Técnico: Didier Deschamps.
Portugal: Rui Patrício, Cedric, Pepe, José Fonte e Guerreiro; William Carvalho, João Mário, Renato Sanches e Adrien; Nani e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário