segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Marcelo Rangel é reeleito prefeito de Ponta Grossa

O prefeito Marcelo Rangel, do Partido Popular Socialista (PPS), foi reeleito em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, neste domingo (30). Ele venceu a disputa contra Aliel Machado, da Rede Sustentabilidade, no segundo turno da eleição municipal.
A nova gestão de Rangel começa no dia 1º janeiro de 2017. A vice-prefeita é Elizabeth Schmidt, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
A apuração de 100% das urnas terminou às 18h08. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao final da apuração, Marcelo Rangel recebeu 98.058 votos, o que equivale a 55,38%. Já Aliel Machado, por sua vez, teve 79.008 votos, totalizando 44,62%.
Ponta Grossa - Eleições 2016 (Foto: Arte/RPC)"Vamos iniciar um novo mandato ainda mais promissor, melhor do que esse dos últimos quatro anos", disse Rangel logo depois do anúncio da vitória. Ele também agradeceu os votos dos eleitores e prometeu que vai fazer "um trabalho ainda melhor".
Apesar da derrota, Aliel Machado faz um balanço positivo da campanha. "Não vencemos as eleições, mas tivemos 45% votos da população de Ponta Grossa. Quase 80 mil votos. Isso é de uma responsabilidade muito grande", diz.
Ele garante, ainda, que vai ajudar no que for possível, mas que vai seguir cumprindo o papel de oposição. "Vou fazer a defesa desse povo que não concorda com a atual administração e cobrar tudo o que o candidato que saiu vitorioso colocou na campanha eleitoral", afirma.
Sobre Marcelo Rangel
Marcelo Rangel, 46 anos, foi eleito deputado por Ponta Grossa e região dos Campos Gerais na sua primeira disputa política com a maior votação do PPS no Paraná. Foram 51.868 votos.
Assim que assumiu o cargo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foi escolhido pra líder do partido para representação onde ainda está engajado o Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Nascido em 12 de setembro, é natural de Ponta Grossa. Profissionalmente, Marcelo é radialista de origem, seguindo os passos da família. É formado em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na turma de 1994.
Mesmo eleito como deputado estadual, não se desligou da área de comunicação, continuando com sua atividade regular de apresentador de programas pelas rádios Mundial FM e Central do Paraná AM, ambas de Ponta Grossa.
Em 2012, candidatou-se a prefeito de Ponta Grossa, sendo eleito. Renunciou ao mandato de deputado estadual em dezembro de 2012 para assumir o Executivo.
Veja abaixo as propostas de Rangel para 10 assuntos
- Economia de gastos
Investir no servidor com capacitação e conscientização; utilizar créditos do ISS para oferecer graduação e pós-graduação a servidores em faculdades de Ponta Grossa; implantar
 planos de cargos e salários e estímulo à ascenção profissional com processos seletivos internos.
- Melhorias no transporte público
Universalizar o programa de integração; instalar pontos de ônibus cobertos; ampliar o Sem Parar; levar para outros terminais a oferta de internet grátis; e instalar nos terminais as Estações de Serviço, permitindo acesso do usuário a diversos serviços públicos.
- Falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil
Para crianças de cinco meses a um ano, criar o Projeto Casulo nos CMEIs; zerar a fila de espera para crianças de zero a três meses até 2020; manter o patamar de 100% de crianças a partir de quatro anos atendidas nos CMEIs.


- Inclusão de deficientes físicos e de idosos
Ampliar a oferta de fisioterapia, hidroginástica e médico exclusivo; instalar a Rádio do Idoso e o condomínio Lição de Vida; ter 100% dos ônibus adaptados até o fim do ano; aumentar o número de rampas em calçadas e faixas elevadas.
- Participação da população no orçamento
Realizar consultas populares; e fomentar a participação da comunidade com propostas e sugestões para a Lei Orçamentária Anual através de escolas e pontos de troca do programa Feira Verde.
- Falta de médicos especialistas
Estabelecer novas ações pontuais, com mutirões específicos para atendimento imediato à demanda reprimida; buscar a contratação por concurso de novos profissionais; e estruturar o Centro Regional de Especialidades Médicas, uma vez que a cidade é referência regional.
- Ligações irregulares e esgoto a céu aberto
Zerar o déficit de conexões à rede de esgoto em quatro anos, aumentando a faixa de domicílios atendidos para perto de 100%; manter o Plano de Despoluição Ambiental, usado na Bacia de Olarias, e levá-lo para outras microbacias.
- Combate a furtos e roubos no comércio
Combater, principalmente, através do Grupo Especial Tático Móvel, da Guarda Municipal, criado com esse objetivo; treinar para o policiamento comunitário e ações táticas os 95 novos guardas incorporados; ampliar o número de módulos móveis para cobrir todos os quadrantes da cidade.
- Coleta seletiva de lixo 
Estender as rotas de coleta diferenciada domiciliar; levar postos de entrega a mais prédios públicos; ampliar a conscientização; incentivar a participação da população; equacionar o problema dos resíduos orgânicos sólidos definitivamente.
- Transparência na administração
Criar o portal da Consulta às Contas Públicas, com cadastro de fornecedores e preços praticados; manter a parceria com o Observatório Social; alimentar a aperfeiçoar o Portal da Transparência e o portal específico da Companhia Municipal de Habitação.
Veja abaixo o resultado das eleições (100% dos votos válidos apurados):

- Marcelo Rangel recebeu 98.058 votos, o que equivale a 55,38% do total de votos;
- Aliel Machado recebeu 79.008 votos, o que equivale a 44,62% do total de votos;
- Ao todo, 195.706 eleitores votaram neste domingo em Ponta Grossa;
- Foram registrados 177.066 votos válidos, o que equivale a 90,48% do total de votos;
- Foram registrados 6.402 votos brancos, o que equivale a 3,27% do total de votos;
- Foram 12.238 votos nulos, o que equivale a 6,25% do total de votos;
- Ponta Grossa tem 222.716 eleitores; 27.010 deles deixaram de votar, o que equivale a 12,13% do número total de eleitores.
Depois do anúncio da vitória, Marcelo Rangel participou de carreata (Foto: Vanessa Rumor/RPC)Depois do anúncio da vitória, Marcelo Rangel participou de carreata (Foto: Vanessa Rumor/RPC)

sábado, 29 de outubro de 2016

Ponta Grossa, acusações marcam último debate antes das eleições

Locais de votação são substituídos por causa de ocupações em Ponta Grossa; veja a lista

O candidato à reeleição em Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), e o deputado federal Aliel Machado (Rede), se enfrentaram na noite desta sexta-feira (28) no último debate antes do segundo turno, nos estúdios da RPC. Em um encontro marcado por troca de acusações, ofensas e indiretas, esta foi a última oportunidade de assistir aos candidatos na televisão, já que esta sexta também marcou o fim da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.
O debate foi dividido em três blocos. Em todos eles, os candidatos fizeram perguntas entre si - no primeiro e no terceiro, os temas foram livres, enquanto na segunda parte, os temas foram sorteados ao vivo pela produção do debate. Ao fim do terceiro bloco, os prefeituráveis ainda tiveram tempo para suas considerações finais.
No primeiro bloco, os candidatos começaram discutindo sobre as estratégias adotadas nas campanhas eleitorais para o segundo turno, falaram sobre a situação da saúde no município, segurança pública e investimentos em habitação em Ponta Grossa. Na segunda parte do programa, Aliel e Rangel debateram sobre o funcionalismo público e o limite prudencial do município, propostas para geração do emprego, educação em tempo integral e com relação ao orçamento municipal.
Na última etapa do programa, a saúde voltou a ser debatida em duas das quatro perguntas feitas no bloco, mas também houve tempo para falar sobre o impeachment de Dilma Rousseff, a operação Lava Jato e o orçamento do município diante da crise econômica no país.
As eleições municipais acontecem no próximo domingo, das 8h às 17h. Por causa das ocupações nas escolas estaduais, 27 locais de votação foram trocados em Ponta Grossa - confira aqui a lista com as mudanças. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é que até as 17h30, o eleitor saiba quem será o prefeito da cidade pelos próximos quatro anos. O Massa News fará a cobertura em tempo real de todo o processo eleitoral, desde as primeiras informações no início da manhã até a comemoração do prefeito eleito.

Locais de votação são substituídos por causa de ocupações em Ponta Grossa; veja a lista

14ª Zona Eleitoral:

  • - Colégio Estadual Presidente Kennedy – Colégio Sagrada Família - Subsede São José (Órfãs);
  • - Colégio Estadual Professor Júlio Teodorico – Colégio Martinus Bom Pastor (Centro);
  • - Colégio Estadual Professor Meneleu de Almeida Torres – Colégio Marista Pio XII (Jardim Carvalho);
  • - Universidade Estadual de Ponta Grossa (Campus Centro) – Colégio Marista Pio XII (Jardim Carvalho);
  • - Colégio Estadual Regente Feijó – Colégio Pontagrossense SEPAM (Centro);
  • - Escola Estadual General Osório – Sagrada Família - Unidade Auxiliadora (Neves);
  • - Escola Estadual General Antônio Sampaio – Sagrada Família - Unidade Auxiliadora (Neves);
  • - Escola Estadual José Elias da Rocha – Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida César (Olarias);
  • - Escola Estadual Maestro Bento Mossurunga – Colégio Integração (Jardim Estrela do Lago);
  • - Escola Estadual Senador Correia – Unopar (Centro).

15ª Zona Eleitoral:

  • - Colégio Estadual Professor Becker e Silva – Senac (Centro - ao lado da rodoviária);
  • - Instituto de Educação Estadual Professor César Prieto Martinez – Senai (Jardim América);
  • - Escola Estadual Jesus Divino Operário – Escola Municipal Frei Elias Zulian (Oficinas);
  • - Colégio Estadual Professor Colares – Colégio Neo Master (Centro);
  • - Colégio Estadual Espírito Santo – Escola Municipal Professora Ana de Barros Holzmann (Maria Otília);
  • - Colégio Estadual Santa Maria – Escola Municipal Professora Armida Frare Gracia (Santa Maria).

139ª Zona Eleitoral:

  • - Colégio Estadual Padre Carlos Zalesny – Paróquia São Pedro (Sabará);
  • - Colégio Estadual Professor Amálio Pinheiro – Centro de Idosos (Praça Presidente Vargas, Nova Rússia);
  • - Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá – Escola Municipal Ludovico Antonio Egg (Santa Paula 3);

197ª Zona Eleitoral:

  • - Colégio Estadual Polivalente – Escola Municipal Professora Adelaide Thomé Chamma (Vila Vilela);
  • - Colégio Estadual 31 de Março – Escola Municipal Professora Maria Laura Pereira (Vila Rebouças – Neves);
  • - Colégio Estadual Doutor Epaminondas Novaes Ribas – Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn (Vila Isabel – Boa Vista);
  • - Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila – Associação Beneficente Lua Nova (Boa Vista);

198ª Zona Eleitoral:

  • - Colégio Estadual João Ricardo Von Borell du Vernay – Escola Tales de Mileto (Uvaranas);
  • - Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas – Unidade de Saúde Luis Conrado Manssani (CAS Uvaranas);
  • - Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski – Unidade de Saúde Horácio Droppa (Núcleo Borsato);
  • - Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória – Unidade de Saúde Antero de Mello Neto (Rio Pitangui).

Sengés, Instituto encontra irregularidades e autua postos de combustíveis da cidade

Por solicitação da Promotoria do Ministério Público da Comarca de Sengés, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), em conjunto com a Polícia Civil, a Receita Estadual, e a Agência Nacional de Petróleo, promoveu uma força-tarefa para fiscalizar bombas medidoras de combustíveis da cidade.
Durante a operação, que contou com a presença do presidente do Ipem, Oliveira Filho, foi apreendida uma placa eletrônica por suspeita de fraude, além da interdição de duas outras bombas, e a reprovação de oito bicos de bombas medidoras de combustível.
Segundo o presidente do Ipem, os fiscais encontraram irregularidades nas bombas medidoras de combustível, o que gerou autuações. Após receberem a autuação, eles têm um prazo de dez dias para fazer sua defesa junto ao Ipem, avisou Oliveira Filho, que ressaltou a importância na justeza nas relações comerciais e a proteção do consumidor.
As irregularidades encontradas, segundo o gerente do Ipem-PR, Valter Guimarães, além da apreensão da placa da CPU por suspeita de fraude, foram vazamento em uma das bombas, alteração das características do instrumento, mau estado de conservação, iluminação deficiente, instalações elétricas inadequadas, e erros em prejuízo ao consumidor.
Quanto ao “erro em prejuízo ao consumidor”, Oliveira Filho explica que a tolerância determinada pelo Inmetro é de 0,5% (meio por cento), o que equivale a 100 ml em 20 litros. “Acima disso, o instrumento é autuado e interditado”, ressaltou.
Os bicos das bombas de combustível com graves irregularidades foram interditados, e os postos ficaram impedidos de comercializar combustível nesses instrumentos. Segundo Valter Guimarães, somente com autorização do Ipem o instrumento poderá ser desinterditado por permissionário autorizado por órgão metrológico para efetuar os reparos.
Oliveira Filho orienta ainda aos proprietários dos postos de combustível que os instrumentos deverão ser reparados, mantendo suas características de acordo com as respectivas portarias de aprovação de modelo pelo Inmetro. O presidente do Ipem-PR explica que todo estabelecimento que comercializa combustível deve dispor de uma medida de capacidade de 20 litros, de modelo aprovado pelo Inmetro, a ser solicitado pelos consumidores em caso de dúvida para sua conferência.
Colaboração Agência Estadual de Notícias.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Jaguariaíva, fim de semana deve ser de frio intenso e pode haver geada

Em plena primavera, o Paraná foi alvo de uma massa de ar frio e seco que fez despencar as temperaturas em todo o estado. A mínima nesta sexta-feira (28) foi de 3,8°C no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, na região central paranaense. Em Jaguariaíva, os termômetros desceram até os 7,7°C por volta das 6h30. E, o frio mais intenso ainda está por vir: existem grandes possibilidades de que a sensação gelada se intensifique neste sábado (29), quando as mínimas podem chegar a menos de 4°C em União da Vitória - região que deve ter geada -, 10°C em Londrina, 6°C em Ponta Grossa e bater novamente na casa dos 7°C na capital.
De acordo com o Simepar, a atuação da massa de ar frio faz com que, pelo menos, o tempo permaneça ensolarado e sem chuvas. Nesta sexta, a máxima não deve passar dos 19ºC em Jaguariaíva, dos 22°C em Paranaguá e dos 24°C em Paranavaí.
O alerta do Simepar é para as cidades do Litoral, nas quais a condição é de mar agitado e há condições para ressaca em algumas praias durante o fim de semana.
Ao longo do sábado (29) e domingo (30), volta a esquentar no Norte e Noroeste do Paraná. Em Maringá, o calor oscila entre 27°C e 28°C nestes dois dias, enquanto em Jaguariaíva a máxima não passa dos 21°C, com dias entre nuvens. Foz do Iguaçu, no Oeste, terá dias ensolarados, bem frescos pela manhã, mas com calorão de 28°C nas tardes dos próximos dias.

Geada

O clima no fim de semana será muito parecido com o desta sexta-feira, já que a massa de ar frio continuará atuando sobre o estado. A única - e representativa - diferença é que pode gear nas regiões Sul, Sudoeste e dos Campos Gerais. Segundo o Simepar, a geada poderá acontecer em áreas de baixada e de forma isolada.
Em União da Vitória, a previsão para este sábado (29) é de que a temperatura chegará aos 4°C e a máxima não deve passar dos 18°C. Em Jaguariaíva, a mínima para o sábado é de 7°C e de 9°C no domingo. As máximas ficam próximas dos 20°C.

Divulgado edital do concurso público para a Câmara de Londrina; confira vagas e salários

Foi divulgado na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial do Município o edital do concurso público que oferece 15 vagas para a Câmara de Vereadores de Londrina.
As inscrições começam nesta quinta e vão até 28 de novembro no site da Cops/UEL, organizadora do concurso, com taxa de R$ 78 para o cargo de técnico legislativo e R$ 130 para cargos de nível superior.
As vagas são para advogado (2), analista de informática (1), analista de recursos humanos (1), bibliotecário (1), contador (2), jornalista (1), relações públicas (1) e revisor de textos (1), com salário de R$ 6.532,47, mais auxílio alimentação de R$ 163,03. A carga horária é de 30 horas semanais.
Para o cargo de técnico legislativo são cinco vagas, sendo 3 para ampla concorrência, uma para pessoa com deficiência, com salário de R$ 3.942,45 e auxílio alimentação de R$ 271,75.
Os cargos de nível superior têm prova objetiva, dissertativa e de títulos. Para técnico legislativo não há prova de títulos.
As provas objetivas serão aplicadas em Londrina no dia 29 de janeiro de 2017, com início às 14h, em local a ser informado no cartão informativo do candidato.
Confira o edital completo (a partir da página 18)

Massa News

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Jaguariaíva, bandido "engraçadinho'' vai preso após provocação nas redes sociais

Foragido comentou a própria foto na página da Polícia Civil. Ele foi preso após um assalto a uma panificadora na noite de ontem.
Um  dos funcionários seguiu os suspeitos e acionou a Polícia Militar. Após pular dois muros atrás dos suspeitos, os policiais conseguiram deter um adolescente, de 14 anos, e um rapaz, de 19. Um revólver calibre .32, uma pistola, o dinheiro e a corrente foram recuperadas.
(Foto: Divulgação / PM) - Dupla aterroriza clientes de panificadora em assalto e acaba detidaLucas da Silva Neves, conhecido como ‘Mosquito', era foragido da Justiça e foi um dos presos. Recentemente, uma foto do rapaz foi divulgada na página da Polícia Civil no Facebook. Ele apareceu em notícias de portais na região ao comentar a própria foto. “Parece que eu conheço esse cara”, comentou o suspeito.
Além das duas prisões, a tia de Lucas, de 31 anos, foi detida por desacato. Ela sabia que havia um mandado de prisão contra o rapaz e o escondia em sua casa. A mesma tia também comentou a publicação da Polícia Civil no Facebook. “O Lucas meu sobrinho”, escreveu.


Os dois seguem detidos na carceragem da Delegacia de Jaguariaíva.

Sem festa, ex-presidente Lula completa 71 anos

Assessoria do petista afirma que não há previsão de eventos públicos em comemoração ao aniversário nesta quinta-feira (27)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 71 anos nesta quinta-feira (27), em meio a um período contraditório de sua vida política. Ao mesmo tempo em que aparece como favorito em pesquisas de opinião para as eleições presidenciais de 2018, o petista é réu em três processos criminais da Operação Lava Jato.
De acordo com informações do UOL, o ex-presidente não deve comemorar o aniversário publicamente. A assessoria de Lula diz que não há previsão de eventos com ele para hoje. Já o PT cita mobilização permanente "em defesa" dele.
"A militância de esquerda, não apenas do PT, está se organizando de maneira espontânea em defesa de Lula e não apenas por causa do seu aniversário. A injustiça que se praticam contra Lula atinge o próprio estado de direito", afirma o presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Lava Jato
Nesta quarta-feira (26), o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, aceitou a denúncia protocolada por advogados do ex-presidente contra o juiz federal Sérgio Moro e a força-tarefa da Operação Lava Jato por suposto abuso de poder. O governo terá de prestar esclarecimentos em dois meses.

Para erguer novos megatemplos, igrejas pedem ajuda ao presidente Michel Temer

Um grupo de líderes evangélicos se reuniu com interlocutores para pedir ao presidente Michel Temer (PMDB) que os bancos públicos criem linhas de crédito para financiar a construção de templos.
A expansão dos evangélicos na sociedade pode ser aferida pelo aumento da influência dos políticos eleito pelo voto deste segmento religioso, mas também pelo crescimento do número de megatemplos nas grandes cidades do país.
Nesse cenário, o bispo Robson Rodovalho, ex-deputado federal, líder da Igreja Sara Nossa Terra e presidente da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil, afirmou que não busca privilégios, mas também sem desrespeito.
“Queremos ser tratadoss como clientes comuns, sem preconceitos nem privilégios”, afirmou Rodovalho, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo.
A procura pelo presidente Temer para que essa questão seja equalizada se deu pela influência que o governo pode exercer sobre os conselhos de administração da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Ainda não se tem confiança na igreja como cliente. Apresentamos nosso patrimônio como garantia e não aceitam”, criticou o bispo, sugerindo haver preconceito. O primeiro contato de Rodovalho – que lidera 3 milhões de fiéis na Sara Nossa Terra – com Temer aconteceu durante o mandato interino, quando Dilma Rousseff (PT) estava afastada temporariamente.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, acompanhou a conversa entre o representante das igrejas evangélicas e o presidente. Não foi informado se Temer se comprometeu a facilitar a concessão de crédito às denominações através dos bancos públicos.

Acidente grave na BR-277 deixa dois mortos e uma criança ferida

Um grave acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira (27) na BR-277, na região do Itaqui, em Campo Largo. O acidente envolveu dois veículos. A Polícia Militar informou que equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e que um dos automóveis teve um princípio de incêndio.
Informações iniciais indicam dois mortos em um dos veículos e uma criança em estado grave, que foi encaminhada ao Hospital do Rocio, também em Campo Largo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atende a ocorrência, mas ainda não repassou detalhes sobre o acidente.
O Instituto Médico Legal (IML) confirmou que foi acionado para o recolhimento de dois corpos na BR-277 em Campo Largo. A PM indicou, por enquanto, apenas o encaminhamento de uma menina de quatro anos ao Hospital do Rocio.

Atualização

A PRF informou que o acidente aconteceu no quilômetro 120. Foi uma colisão frontal entre um Chevrolet Cruze furtado e um Chevrolet Corsa. O casal, que estava no Corsa, morreu na hora. Uma criança de quatro anos foi socorrida com lesões graves. 
De acordo com a PRF, o motorista do Cruze havia furtado um carro pouco antes do acidente e transitava pela contramão na BR-277. Ele foi atendido no local e preso. A informação inicial era de que o acidente havia sido registrado na pista sentido interior, mas a PRF informou às 7h20 que a ocorrência foi na pista sentido Curitiba. 

Massa News

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

José Sloboda (Juca) confirmado como prefeito de Jaguariaíva pelo TRE

Mais de 20 dias depois das eleições municipais, a cidade de Jaguariaíva finalmente parece saber quem será o prefeito nos próximos quatro anos. José Sloboda (PHS), o Juca, recebeu 11.685 votos e foi reeleito para o cargo – ele assumiu a Prefeitura em 2013, após a morte do então prefeito Otélio Renato Baroni. Juca conquistou mais votos do que os adversários Ademar (PSDB), escolhido por 8.465 votos, e Renata Baroni (SD), que teve 23 votos.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a chapa estava indeferida por causa do pedido de impugnação da candidata a vice de Juca, Alcione Lemos (PHS). Nesta terça-feira (25), o Tribunal julgou improcedente a impugnação da candidatura, deferiu a chapa majoritária da coligação “Juntos Faremos Muito Mais” e, consequentemente, consagrou Juca como prefeito da cidade, agora para um mandato completo.
Para o relator Josafá Antonio Lemes, não há prova de que há parentes do ex-prefeito ligados com interesse na eleição de Alcione Lemos – ex-mulher de Otélio Baroni. “As provas dos autos demonstram que houve o rompimento do ‘grupo político familiar’ face a morte do ex-companheiro da recorrente (Otélio “Renato Baroni” – titular do cargo) e, mais do que isso, a adversária política é a sua ex-enteada (“Renata Baroni”, frise-se com o mesmo nome, filha do falecido), a qual concorre pela chapa majoritária da mesma cidade pelo Partido Solidariedade – SD, ora recorrido”, destaca o relator do processo.



Foto Tribuna do povo

Carro capota e vai parar no canteiro central da PR-151

O motorista de um HB 20 com placas de Piraí do Sul levou um susto na manhã desta quarta-feira (25), quando seguia sentido Ponta Grossa pela PR-151. Na altura do quilômetro 307 da rodovia, próximo ao pedágio de Carambeí, no município de Castro, o condutor e 25 perdeu o controle da direção e capotou.
O veículo ficou destruído com o impacto, mas o rapaz escapou apenas com ferimentos leves. Ele recebeu os primeiros atendimentos por uma equipe da Rodonorte ainda no local do acidente e foi encaminhado ao Hospital Geral da Unimed. Como o carro foi parar no canteiro central da rodovia, o trânsito não precisou ser interrompido. O veículo já foi removido do local.

Pirai do Sul, Ibama concede licença para "Distrito Industrial''

Superintendente assinou na segunda-feira (24) a licença para Instalação do espaço às margens da rodovia PR-151.

O Superintendente do Ibama/PR, Júlio César Gonchorosski, assinou na segunda-feira (24) a Licença de Instalação de Distrito Industrial e um Parque Ambiental nas margens da rodovia PR 151, em Piraí do Sul, nos Campos Gerais. A instalação ficará na saída para o Santuário de Nossa Senhora das Brotas.
Em agosto de 2013 o município adquiriu a área para ampliação do distrito industrial e criação de parque ambiental. Em outubro do mesmo ano, um grupo de pessoas entregou um abaixo-assinado ao Ministério Público, alegando que o imóvel se tratava de Área de Preservação Permanente (APP). 
Os próximos passos da Prefeitura de Piraí do Sul para a instauração do Distrito Industrial serão os desmembramentos das matriculas junto ao cartório de registro de imóveis e, em seguida, as empresas contempladas com as doações terão que requerer licença ambiental junto ao órgão competente para instalação de suas indústrias. 

Pirai do Sul, Polícia Civil prende avô suspeito de estuprar dois netos

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (24) um homem de 75 anos suspeito de estuprar dois netos. A denúncia foi feita às autoridades pela avó das crianças, depois que uma das vítimas contou o que havia acontecido. Ele não teve o nome revelado para não expor as vítimas. O endereço em que os crimes aconteciam também não será divulgado pelo mesmo motivo.
De acordo com a polícia, o idoso mora com alguns dos netos e os abusos teriam acontecido na casa da família. Um menino de dois anos e uma menina de cinco anos de idade foram as vítimas. A criança mais velha contou para a avó o que havia acontecido e a família fez a denúncia ao Conselho Tutelar.
Durante as investigações, inclusive com um laudo psicológico feito com as vítimas, ficou demonstrado que o avô teria realmente abusado sexualmente dos netos. As investigações continuam, pois há suspeita que outros netos também possam ter sido vítimas de estupro.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Jaguariaíva, Av. Antônio Cunha passará por revitalização

A obra de revitalização da Avenida Antônio Cunha, na área central de Jaguariaíva, está prestes a iniciar. Segundo informações da secretaria municipal de Infraestrutura e Habitação, os trabalhos serão executados em trechos, para possibilitar o acesso ao comércio e minimizar eventuais transtornos à população. Enquanto as obras estiverem em andamento, a prefeitura pede compreensão dos munícipes.
Os serviços principais a serem executados são a troca da pavimentação dos passeios, execução de canteiros e implantação de arborização, reforço de rede de drenagem em pontos críticos, recape e rede de iluminação.
Nos passeios será usada pavimentação em bloco de concreto pré-moldado, tipo paver, em tonalidade cinza claro. Já os acessos de veículos serão pavimentados com o mesmo material, porém em coloração vermelha, com o objetivo de contrastar e evidenciar o fluxo misto.
O alinhamento dos meios-fios será mantido. Somente nos locais onde foram previstos rebaixamentos de guia, estes deverão ser estendidos até o alinhamento das vagas de estacionamento, proporcionando ao pedestre maior visibilidade e segurança na travessia.
Quanto à drenagem está previsto um reforço nos locais onde o sistema existente é insuficiente. O trecho a ser executado se conectara á à rede atual. Está previsto ainda o acréscimo de alguns pontos de coleta de águas pluviais, através da implantação de bocas-de-lobo.
O paisagismo da avenida também foi bastante planejado. As árvores escolhidas para plantio estão aprovadas pelo Plano de Arborização Urbana de Jaguariaíva. Além de beleza, elas foram pensadas para trazer sombra e evitar incidentes com a queda de galhos e folhas.
 ACESSIBILIDADE
No quesito acessibilidade, a totalidade da avenida terá uma via inclusiva. Os passeios não terão desníveis na faixa de circulação. Haverá alinhamento dos equipamentos e mobiliários urbanos e implantação da arborização em canteiro paralelo ao meio-fio. O projeto inclui também a implantação do mapa podotátil, tornando o deslocamento mais seguro para deficientes visuais totais ou parciais.
Todos os desníveis de acessos ao comércio local e as residências deste trecho serão resolvidos fora da faixa livre de circulação dos passeios. Os rebaixamentos de guia e as travessias elevadas foram distribuídos com o objetivo de facilitar a passagem do pedestre, de forma segura e autônoma, independente de sua situação física. O investimento total na revitalização será de R$ 647.520,23, com serviços desde a área da Praça Getúlio Vargas até a ponte de concreto do Rio Capivari.

Colaboração Folha Extra

Ventania, gangue da dinamite explode caixas e destrói agência

A agência do Sicredi de Ventania (126 quilômetros de Ponta Grossa) foi completamente destruída em mais uma ação da gangue da dinamite na região dos Campos Gerais. Os criminosos atacaram a cooperativa já no fim da madrugada desta terça-feira (25), conforme informações da Polícia Militar.
A PM ainda trabalha no local levantando informações e realiza patrulhamento por toda a região para tentar encontrar os criminosos. Por isso, ainda não há detalhes sobre a ação dos criminosos. As informações preliminares confirmadas até o momento indicam a participação de pelo menos cinco bandidos e o uso de três carros para chegar e fugir do local do crime.
Equipes policiais de toda a região realizam buscas nas estradas rurais que levam em direção a Piraí do Sul, provável rota de fuga da quadrilha. A polícia ainda não confirmou quais carros foram usados no crime e também não soube informar se os bandidos tentaram explodir o cofre da agência. O valor roubado também não foi informado.

Morador de rua 'usa' máquina de cartão para pedir esmola no semáforo

Um morador de rua ganhou fama na web após ter sua foto, segurando uma máquina de cartões, divulgada em uma rede social. A imagem começou a circular na última segunda-feira e foi registrada pelo vistoriador de contêiner Alex Godoy, que estava em Guarujá, no litoral de São Paulo, quando foi abordado pelo rapaz que, cansado de ouvir respostas negativas das pessoas quando pedia uma ajuda, resolveu arrumar uma máquina para tentar resolver o problema.
O morador de São Vicente, no litoral de São Paulo, afirma que achou a situação inusitada e não teve dúvidas de que deveria fazer uma foto. "Fui visitar um amigo meu no Guarujá e estávamos indo almoçar quando eu parei no semáforo no cruzamento da Avenida Adhemar de Barros. Naquela área sempre tem morador de rua pedindo esmola", afirma.
O rapaz que pedia dinheiro se aproximou do carro e Alex começou a conversar com ele antes do semáforo abrir. "Ele me pediu umas moedinhas e eu não tinha. Do nada, ele tirou a máquina e falou que aceitava cartão. Fiquei sem saber o que fazer, mas resolvi tirar uma foto pra registrar".
Apesar da situação ter surpreendido Alex, ele afirma que achou a atitude do rapaz criativa e não se sentiu ofendido. "Penso que é uma maneira descontraída de pedir esmolas. Não verifiquei se estava funcionando de verdade, até porque eu não ia colocar o meu cartão na máquina. Mas fiquei muito surpreso quando ele me abordou", explica.
Além disso, Alex conta que o morador de rua ficou feliz com a foto e espera se tornar conhecido com o registro. "Sempre passo ali mas nunca vi isso na minha vida. Foi engraçado. Ele foi simpático e super descontraído. Quando falei que queria tirar uma foto ele deixou numa boa e ainda fez piada falando que ficaria famoso, conclui.

Ponta Grossa, troca de acusações marca sessão na Câmara de vereadores na tarde desta segunda-feira (24)

Populares discutem com vereadores durante a sessão que pode abrir investigação contra o atual prefeito Marcelo Rangel (PPS).
FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK PIETRO ARNAUD

A sessão da Câmara Municipal de Ponta Grossa que vota a abertura de uma Comissão Parlamentar Processante (CPP) para investigar o atual prefeito Marcelo Rangel (PPS) a respeito de possíveis ‘pedaladas fiscais’ registrou uma troca de acusações entre populares e vereadores na tarde desta segunda-feira (24).
Durante o uso da palavra do vereador reeleito George Luiz de Oliveira (PMN), um homem que acompanhava a sessão teria acusado o membro da Câmara de ter comprado votos durante o período eleitoral. No microfone, George se sentiu agredido verbalmente e pediu que a Guarda Municipal identificasse o autor das acusações. 
“Você terá que provar judicialmente o que está dizendo. Terá a oportunidade de apresentar provas para a Justiça e terá que responder pelos seus atos”, disse o vereador, em meio a vaias e gritos de apoio. O presidente da Câmara, Sebastião Mainardes (DEM), precisou intervir e pedir que a comunidade que acompanhava a sessão ficasse em silêncio durante o pronunciamento dos vereadores.
Sessão
Os membros da casa votam, nesta segunda-feira (24) a abertura de uma CPP para investigar Rangel a respeito de possíveis ‘pedaladas fiscais’ durante o mandato. A denúncia foi impetrada pelo vereador Antonio Laroca Neto (PDT), por crime de responsabilidade fiscal, na segunda-feira passada (17). A denúncia relata que o atual prefeito teria retirado R$ 1 milhão do Fundo do Mercado da Família e realocado para as contas do município, para utilização em outros setores da administração.
Para que a CPP seja instaurada, é preciso o voto favorável da maioria dos vereadores. Caso aprovada, a comissão deve analisar a denúncia e comprovar ou descartar a ocorrência do crime de responsabilidade fiscal. Caso seja comprovado, a Câmara vota, na sequência, o pedido de cassação do atual prefeito.

aRede

Para “fazer igual ao Velozes e Furiosos”, jovem rouba viatura da PM

Uma viatura da Polícia Militar de Pinhão (51 quilômetros de Guarapuava) foi furtada na madrugada de domingo (23), durante uma confusão generalizada em frente à uma danceteria. A PM foi até o local porque recebeu denúncias de que havia uma briga envolvendo mais de 15 jovens em frente ao clube. Enquanto os policiais atendiam à ocorrência, um rapaz entrou na viatura e fugiu.
Ao perceberem o furto, os policiais pegaram carona, voltaram ao pelotão para buscar outra viatura e saíram em busca do veículo. O carro foi encontrado pouco tempo depois abandonado em um bairro próximo.
Com a ajuda de denúncias, os policiais chegaram até a casa do rapaz que pegou a viatura. Ele confessou o crime e tentou se justificar dizendo que “queria fazer igual ao Velozes e Furiosos” e porque um amigo havia dito “que seria uma oportunidade para andar no banco da frente da viatura”.
O fã da série de filmes estrelada por Vin Diesel foi levado pra delegacia e responderá pelo crime de furto.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Arapoti, caminhoneiro perde controle da direção e atropela ciclista na PR-092

O motorista de um caminhão perdeu o controle da direção na manhã desta segunda-feira (24) e atropelou um ciclista na PR-092, em Arapoti (135 quilômetros de Ponta Grossa). A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal 18 de Dezembro com ferimentos moderados e não corre risco de morrer, segundo o Corpo de Bombeiros.
O caminhoneiro explicou que um veículo que estava à sua frente freou bruscamente ao chegar no trevo. O motorista tentou desviar para não bater na traseira, entrou na contramão e, ao ver ciclistas vindo em sua direção, se obrigou a virar o volante. O caminhão bateu no meio fio, atropelou um ciclista e tombou no canteiro central.
O motorista sofreu apenas escoriações e a Policia Rodoviária Estadual esteve no local para elaborar o boletim de ocorrência.
Colaboração Voz do Povo Arapoti.

Irati, ‘palhaço’ com motosserra é detido por assustar crianças em parque

Se as notícias de palhaços assustadores ganharam o mundo nas últimas semanas, a ‘Rússia Brasileira’ tinha que dar sua contribuição para esse fenômeno internacional. A confusão, que você pode ver em vídeo, aconteceu na cidade de Irati, a 85 quilômetros de Ponta Grossa, na tarde deste domingo (23), no parque aquático da cidade.
De acordo com a Polícia Militar, foram várias ligações informando que um homem vestido de palhaço e com uma motosserra estaria assustando as crianças que frequentam o parque. Os policiais foram até o local e encontraram o rapaz com a fantasia.
O suspeito foi detido e encaminhado até a sede da PM – que fica do lado do parque – para esclarecer o que estava fazendo. O jovem contou que foi contratado para se fantasiar de palhaço para assustar os frequentadores de uma festa de Halloween que aconteceu na noite de sábado (22). Porém, na tarde do dia seguinte, ele decidiu ir até o parque aquático para ‘brincar’ com os frequentadores.
O que chamou a atenção da PM é que o rapaz estava com uma motosserra de verdade, mas o equipamento não tinha fios e apenas fazia barulho. Os policiais perceberam que o rapaz não oferecia qualquer perigo e ele foi liberado.

Jaguariaíva, motociclista morre em acidente em ponte da PR-151

João Maria Aparecido Bressani, de 33 anos, deixa sua companheira e dois filhos. Acidente aconteceu na ponte do Pemac.

Um motociclista morreu em Jaguariaíva, ao bater contra uma ponte na madrugada de domingo (23). João Maria Aparecido Bressani, de 33 anos de idade, conduzia a motocicleta quando perdeu o controle da direção próximo ao km 211 da PR-151 e bateu contra o muro da ponte.
Socorristas do Siate foram acionados, mas encontraram João Maria já em óbito. A Polícia Militar realizou o isolamento da área e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) deve investigar em quais circunstâncias o acidente aconteceu. O corpo de João Maria foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa.

João Maria era morador do Jardim Primavera III, em Jaguariaíva, e deixa dois filhos e sua companheira. Ele trabalhava como encarregado. O sepultamento acontece nesta segunda-feira (24), às 9h30, no Cemitério de Jaguariaíva.

Informações são do site A Rede.

sábado, 22 de outubro de 2016

Sengés, procurado pela polícia comenta no Facebook: “parece que conheço esse cara”

A Polícia Civil de Sengés procura um jovem já condenado por roubo. Mesmo foragido, Lucas da Silva Neves deu um jeito de provocar as autoridades. Em uma postagem no Facebook, a Polícia Civil publicou a foto de Lucas como “procurado”.
O próprio rapaz de apelido “Mosquito” comentou na postagem. “parece que eu conheço esse cara. Kkkk”. Outras duas pessoas que seriam ligadas ao foragido também comentam abaixo em tom de ironia.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Lucas pode entrar em contato com a Polícia Civil pelos telefones 190 ou (43) 3567-1266.