terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Eleição para prefeito em Piraí do Sul e Quatiguá deve acontecer no dia 2 de abril

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deve confirmar durante sessão plenária da corte quarta-feira, 8, a data da nova eleição para prefeito de Pirai do Sul e Quatiguá. O presidente do Tribunal, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira incluiu na pauta da plenária de quarta-feira a escolha da data do pleito, no seu primeiro dia na presidência da corte. Além de Piraí do Sul e Quatiguá, as eleições extemporâneas devem acontecer na mesma data em Foz do Iguaçu, e Nova Laranjeiras.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral há ainda outros 16 municípios paranaenses onde podem ocorrer novas eleições, porém a decisão de uma data para o pleito depende de análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A nova eleição em Quatiguá foi marcada porque o vencedor do pleito em outubro de 2016, o ex-prefeito Efraim Bueno de Moraes (PMDB), teve os seus votos considerados nulos pela Justiça Eleitoral. Moraes, que administrou a cidade entre 2005 e 2012, foi condenado em duas ações por improbidade administrativa, mas mesmo assim conseguiu o seu registro e disputou a eleição. O segundo colocado foi o então prefeito à época, Luiz Fernando Dolenz (PSDB). Também disputaram o pleito o então presidente da Câmara de Vereadores, Leila Salvi, o vereador Ariovaldo Robles e Raquel Daldegan.
Com a decisão da Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara de Vereadores, Josué de Pádua Melo (PMDB), aliado de Moraes acabou assumindo a prefeitura no dia 1º  de janeiro. Ele segue no cargo até a posse do novo prefeito que pode ser marcada ainda no mês abril.
Com a notícia da sessão que define a data da nova eleição, pelo menos duas lideranças já manifestaram interesse em disputar o cargo. O primeiro foi o ex-prefeito Luiz Fernando Dolenz, que concorreu à reeleição, disse que se for confirmada a nova eleição, será candidato novamente. “O problema é apenas o prazo, que se for 2 de abril mesmo, teremos que pouco tempo para a campanha, mas faremos tudo o que a lei permitir”, disse salientando que espera que a decisão da realização de novas eleições seja divulgada oficialmente, o mais breve possível pelo TRE.
Outra liderança que manifestou interesse em disputar a eleição é o assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Esmael de Carvalho (PROS). Ele disse que pretende conversa em breve com outras lideranças, inclusive de outras siglas, e que vai colocar seu nome à disposição. “É um momento delicado para a cidade. São projetos pessoais colocados em consulta. É preciso oferecer um projeto que seja dirigido para a população, especialmente que mais precisa da administração municipal”, disse o Carvalho. “É hora de novos nomes, outras propostas. Chega de atraso. Quero contribuir com minha cidade”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário