domingo, 2 de abril de 2017

Piraí do Sul vai às urnas para escolher novo prefeito

Após o vencedor da eleição de outubro ter a candidatura cassada na Justiça, eleitores de Piraí do Sul escolherem novo prefeito e vice no hoje (2)

Os mais de 19 mil eleitores da cidade de Piraí do Sul, município na região dos Campos Gerais, irão novamente às urnas neste domingo (2/04) para escolherem prefeito e vice-prefeito(a). A disputa suplementar ocorre depois que Antônio El-Achkar (PTB), o ‘Toto’, teve o registro da candidatura cassado no Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) – ‘Toto’ disputou o pleito de posse de uma decisão liminar.
Na disputa de hoje (2) os eleitores de Piraí do Sul terão três possibilidades de escolha para os cargos de prefeito e vice. Entre os candidatos está o ex-prefeito Tim Milléo (PSD) e Helder (PSDB), candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Tim foi o segundo colocado na eleição de outubro de 2016 e foi superado por Toto por uma diferença de apenas 76 votos – a diferença foi uma das menores registradas em todo o Paraná.
Também participa do pleito o prefeito interino, Marcio Flavio da Silva (PMB), o Márcio do Gás. Eleito vereador com 623 votos em outubro, Marcio foi alavancado a condição de presidente do Legislativo Municipal e assumiu a Prefeitura de Piraí do Sul após o TSE negar o registro da candidatura de ‘Toto’. Marcio do Gás (PMB) tem administrado Piraí desde o começo de janeiro e formou uma chapa para concorrer ao cargo de prefeito – a vice na chapa é Daniela Fankin Bett (PP), ex-secretária de Saúde de Piraí do Sul.
A corrida eleitoral pelo comando da Prefeitura de Piraí conta também com a participação da chapa encabeçada pelo administrador Zé Sandrini (PHS) e pela professora Ludi Castanho (REDE). A chapa recebeu o apoio de peso de deputados federais com visitas de Aliel Machado da Rede Sustentabilidade e Diego Garcia do PHS – Zé e Ludi Castanho se apresentam como ‘renovações’ no cenário político da cidade.
Com a economia do município baseada na atividade rural e na agricultura de subsistência, boa parte das propostas dos candidatos diz respeito a melhorias nas estradas rurais e nas condições de trabalho dos produtores rurais. Além disso, nessa eleição suplementar as três chapas também debateram ações para conquistar avanços na saúde pública e no turismo religioso em Piraí do Sul.
Outras três cidades terão novas eleições no domingo
Os eleitores de quatro municípios paranaenses voltam às urnas no domingo, dia 2 de abril, para eleger prefeitos e vice-prefeitos em novas eleições. Além de Piraí do Sul, os pleitos serão realizados nas cidades de Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Quatiguá. As novas eleições foram marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). De acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral, novas eleições devem ser realizadas sempre que houver, independentemente do número de votos anulados e após o trânsito em julgado, “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”.
Chapas puras
Além dos três candidatos já citados, outras duas chapas puras participam da eleição. De um lado Maricelso Ribeiro do PDT lidera uma chapa pura e o outro grupo formado por apenas um partido é liderado por Valter Mainardes do PRTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário