segunda-feira, 14 de março de 2016

Palestina ganha 1 milhão de dólares em prêmio de melhor professora

Anúncio foi feito pelo papa Francisco em Dubai.
Hanan Al Hroub concorreu com outros nove professores em todo o mundo
.

Da France Presse
A paquistanesa Hanan Al Hroub ensina a não-violência por meio dos jogos (Foto: Reprodução Global Teacher Prize/ Youtube)
A palestina, Hanan Al Hroub, venceu o prêmio de melhor professora do mundo concedido pela Fundação Varkey. O anúncio foi feito pelo papa Francisco em uma transmissão de vídeo em Dubai. Ela vai receber o prêmio de um milhão de dólares.
"Felicito a professora Hanan Al Hroub por ter ganhado este prêmio de prestígio, em razão da importância que atribui às brincadeiras na educação das crianças", declarou o papa no vídeo exibido na cerimônia de premiação no domingo à noite.
"A criança tem o direito de brincar. Parte da educação é ensinar-lhes como brincar para aprender brincando", disse o pontífice
Hanane receberá o milhão de dólares dividido em dez parcelas.
A cerimônia ocorreu na presença do xeque Mohammad ben Rached al-Maktoum, governante de Dubai, que patrocina a Fundação Varkey.
Hanan Al Hroub, que leciona em uma escola secundária em Al-Bireh, na Cisjordânia, nasceu e cresceu em um campo de refugiados palestinos.
A professora palestina desenvolveu uma abordagem lúdica, que resumiu em um livro "Brincar e aprender", que também visa combater a violência nas escolas, um ambiente muitas vezes traumatizado pelo impacto do conflito israelense-palestino.
A cerimônia também foi assistida por vídeo pelo vice-presidente americano, Joe Biden, e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
A Fundação Varkey foi criada por Sunny Varkey, um indiano residente em Dubai, presidente da empresa GEMS, dedicada à educação.