quinta-feira, 28 de abril de 2016

Vereadora Sandra Negrini apresenta projetos de lei para beneficios da população

A câmara municipal de Jaguariaíva, realizou nesta terça-feira 26 de abril, sessão ordinária. A vereadora Sandra Negrini, apresentou dois projetos de lei, um deles é o incentivo ao cultivo de plantas. Citronela e Crotalária, as plantas são um método natural e eficaz para o combate a dengue, e que o objetivo principal, é evitar que haja a proliferação de uma epidemia, como vem acontecendo em vários municípios do país, causando inclusive, óbitos, e que o nosso estado tem altos índices de pessoas com o vírus, e a prevenção, é a melhor estratégia para o combate citou a vereadora; que além de eficaz, é barato o cultivo da planta e que pode ser feito em residencias, comércios, industrias e terrenos baldio, pois podemos coloca-la em vasos, usado no dia a dia, mas lembrou a vereadora que todos temos que fazer a nossa parte, pois é uma questão de saúde pública, e que essa experiência foi implantado em algumas cidades, e que os índices são satisfatórios. Lembrou a vereadora que as plantas não causam danos à saúde, por serem um repelente ecológico, e que não existe registro de ocorrências de reação alérgica. O projeto de lei foi votado e aprovado por unanimidade nessa primeira votação..


E também preocupada com o meio ambiente, a vereadora apresentou outro projeto de lei que fica instituída e incluída no calendário oficial de eventos do municipio de Jaguariaíva, Semana Municipal de Incentivo ao uso racional e sustentável da água, que será realizado anualmente na semana em que se comemora o dia mundial da água 22 de março. Durante a semana serão promovidas palestras, cursos, e ações educativas para o uso racional e sustentável da água, e que também devemos combater o desperdício, pois é um elemento essencial para o desenvolvimento, e da qualidade de vida. Salientou a vereadora, que o uso de fontes alternativas e de estratégias de uso racional de água em edificações, é uma forma de amenizar os problemas de disponibilidade de água potável, e diminuir a sua demanda.
A Terra possui 1,386 bilhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é de água doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, em média, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.
O projeto de lei foi votado e aprovado em primeira votação.

A Importância da Água

A Importância da Água na vida do planeta é de tamanha proporção, posto que é um elemento essencial para a sobrevivência dos seres humanos, de animais e vegetais na Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida está ameaçada, uma vez que a água é a fonte de vida do planeta.

Estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. Note que a maior parte das células de nosso corpo possui água, sendo que os vegetais e animais também precisam dela para viver.

Ciclo da Água
Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos pela água, seja em estado líquido (oceanos mares, lagos, rios e água subterrâneas), seja em estado sólido (geleiras e neve).
Uma parcela significativa dessas águas encontram-se em permanente circulação, sob a ação do calor do sol e dos ventos, as quais se transformam em vapor, constituindo o chamado ciclo da água ou ciclo hidrográfico, cuja importância é vital para a biosfera, ou seja, para o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.
Parte desse vapor é produzido também pela transpiração dos organismos vegetais e animais. Para exemplificar, note que num só dia, uma árvore de grande porte pode chegar a evaporar até 300 litros de água.
Nas partes mais altas, a atmosfera fica tão fria que o vapor se condensa em pequenas gotas de água, flocos de neve e cristais de gelo, que formam as nuvens. Ao serem levadas pelo vento para regiões mais frias, ocorrem as precipitações de chuva, neve ou granizo.
Se no momento da precipitação as camadas inferiores da atmosfera estão mais quentes, a água cai em forma de chuva. Se a temperatura perto da superfície estiver abaixo de zero, a precipitação se dará sob a forma de neve ou granizo.