sábado, 6 de agosto de 2016

Cinco motivos para visitar Castro

Colonizada por holandeses, a cidade rural oferece aos visitantes um retorno ao passado em passeios históricos

O nome “Castro” foi dado em homenagem ao português Martinho de Melo e Castro que foi Secretário de Estado dos Negócios Ultramarinos da Coroa Portuguesa (cargo equivalente ao de Ministro da Marinha).
Castro abriga o maior moinho da Ámerica Latina com uma altura de 37 metros (do chão até a ponta da asa em posição vertical), o Memorial da Imigração Holandesa “De Immigrant" (O Imigrante), construído em 2001 pelo engenheiro holandês Jan Heijdra em comemoração aos 50 anos da imigração holandesa.Município localizado a 40 minutos de Ponta Grossa, a pequena cidade rural de Castro, reconhecida nacionalmente como a principal bacia leiteira do Brasil, também apresenta um potencial turístico muito grande com diversas atrações para toda a família.

Museu do Tropeiro
Inaugurado em 1977, o museu foi idealizado para mostrar aos visitantes o ciclo que originou a cidade de Castro. A exposição Tropeirismo, com um acervo autêntico de 400 peças, atraí pessoas de todo o Brasil.
Com um enorme referencial histórico, o museu retrata a vida do tropeiro do início do século por meio de documentos, objetos históricos, peças sacras e artesanato. Todas as visitas são gratuitas.
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 11 – Centro
Contato: (42) 2122-5534

Casa de Sinhara

No início era apenas uma exposição homenageando as mulheres que ajudaram a construir a cidade, mas o sucesso foi tão grande que o projeto foi transformado em um museu, inaugurado em julho de 2005.
Os ambientes retratam a vida e os costumes das mulheres do século XIX. Os visitantes podem encontrar móveis da época, roupas, fotos antigas e outras peças. Todas as visitas são gratuitas.
Endereço: Praça Getúlio Vargas, Seis. Centro da Cidade.
Contato: (42) 3906-2179.

Fazenda Capão Alto

Uma das fazendas mais importantes do período colonial, conhecer a propriedade de Capão Alto é fazer um passeio no passado, onde começou a história de Castro. Sempre esteve ligada à pecuária e ao tropeirismo, servindo de ponto de parada para quem passava por lá. Em 1870 foi construído o casarão típico da época colonial e está lá até hoje. Pela sua importância histórica, a sede da fazenda foi tombada como patrimônio histórico do Paraná. A Fazenda também possui ótimas trilhas para aproveitar com a família.
Endereço: Estrada Castro-Castrolanda
Contato: (42) 3232-5856

Moinho Memorial da Imigração Holandesa

Um dos maiores moinhos de vento do mundo, “O Imigrante”, foi construído com uma arquitetura interna todo em madeira e sem pregos. As pás tem uma envergadura de 26 metros e uma altura de 37 metros. É possível subir os quatro andares e conhecer um pouco mais sobre a imigração holandesa nos anos 50. A construção abriga um, museu, restaurante, biblioteca e loja de artesanato.
Endereço: Rua Olimpia, s/n | Colonia Castrolanda
Contato: (42) 3234-1231

Morro do Cristo

Para quem gosta de um pouco de aventura ao ar livre, Castro também oferece duas opções de fácil acesso e perto do centro da cidade. No Morro do Cristo, com uma réplica em menor escala do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, os visitantes podem ter uma boa vista de toda a cidade. Quem estiver com fome pode aproveitar e curtir o restaurante no topo do morro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário