segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Indefinido Toto El Achkar (Piraí) e José Sloboda (Jaguariaíva) venceram as eleições, mas aguardam decisão judicial para assumir.

Nos municípios de Piraí do Sul e de Jaguariaíva, a disputa será decidida na justiça. Os candidatos que venceram as eleições estão indeferidos com recurso, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, os moradores precisam esperar a decisão final dos tribunais. Por estar sob judicie, a candidatura não é impedida, mas o candidato precisa aguardar o resultado para que seja diplomado. Enquanto isso, apesar de eleito, o candidato fica no aguardo. No caso de Piraí do Sul, foi uma das disputas mais apertadas do Estado.
O candidato ‘Toto’ El Achkar, do PTB, obteve 7.002 votos, 76 a mais que o atual prefeito, o ‘Tim’ Milléo, do PSD, que fechou o pleito com 6.926 votos. Toto, no entanto, está indeferido, mas com recurso, e, por enquanto, até o parecer, seus votos são considerados ‘nulos’. Sem a decisão final, Tim Milléo é considerado reeleito. O caso mais grave, no entanto, é de Jaguariaíva.
Os três candidatos a prefeito estão com situação indeferida, porém com recurso. José Sloboda, do PHS, obteve o maior número de votos, conquistando 11.685 eleitores. Ademar de Barros (PSDB) ficou na segunda colocação, com 8.465 votos, seguido por Renata Baroni (SD), com 23 votos. Em uma cidade, caso todos os candidatos sejam declarados como inaptos na decisão final da justiça, nenhum poderá assumir. “Tem que fazer outra eleição na hipótese de nenhum eleito esteja apto. Aí há o prazo que a lei prevê”, exemplifica a juíza Noeli Reback, magistrada da 139ª vara eleitoral. (F.R.)

aRede

Nenhum comentário:

Postar um comentário