quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Piraí do Sul, ‘Toto’ espera reverter decisão no TSE para assumir

Prefeito conseguiu aprovação das contas na Câmara de Vereadores, mas busca reverter condenação no TSE
TOTO VENCEU NAS URNAS, MAS TEVE CANDIDATURA INDEFERIDA PELA JUSTIÇA E BUSCA REFORMAR A DECISÃO NO TSE/IMAGEM: ARQUIVO JM

Antônio El-Achkar (PDT), o ‘Toto’, busca na Justiça o direito de assumir a Prefeitura de Piraí do Sul, cidade na região dos Campos Gerais. Vitorioso nas urnas por uma diferença de apenas 76 votos (a cidade tem pouco mais de 19 mil eleitores), Toto espera que o processo já julgado no Tribunal de Justiça (TJ) em Curitiba seja enviado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa de Toto é que a decisão do TJ seja reformada e ele tenha condições de assumir o cargo de prefeito de Piraí no dia 1 de janeiro de 2017.
A decisão judicial que tirou Toto da disputa se refere ao pagamento incorreto de diárias. O candidato do PTB afirma que o TSE já tem jurisdição favorável a reforma de decisões em casos do tipo. “Tenho certeza que vamos conseguir reverter a decisão e assumir o cargo, o ministro Gilmar Mendes já deu decisões do tipo em casos muito semelhantes e tenho confiança de que a vontade das urnas deverá ser mantida”, afirma Toto. 
Segundo Achkar (PTB) o processo judicial foi provocado por erros no pagamento de diárias ao município, mas garante que a ação não gerou danos ao patrimônio público e foram resultado apenas de um erro formal e burocrático. “Quero e vou assumir a Prefeitura de Piraí do Sul para voltar a colocar a cidade nos trilhos, valorizar nossa população e conquistar vitórias para o povo da nossa cidade”, sinaliza Toto. 
Diante da situação, a juíza eleitoral responsável pela 27ª Zona Eleitoral, Leila Aparecida Montilha, divulgou uma nota pública sobre o caso no começo de outubro. No documento, Leila afirma que ‘Toto’ poderá recorrer no TSE e, caso o recurso seja aceito, o candidato poderá assumir a Prefeitura da cidade, em caso negativo, a decisão de convocar novas eleições será tomada pelo próprio TSE. 

Piraí pode ter nova eleição
Também em nota, a magistrada lembrou que o TSE já informou que irá julgar todos os recursos das candidaturas municipais até 19 de dezembro – o próprio Gilmar Mendes, presidente do TSE, afirmou que deve julgar todos os casos do tipo antes do recesso do judiciário. Caso ‘Toto’ não consiga reverter a situação, quem comandará a cidade será o presidente da Câmara de Vereadores até a convocação de novas eleições municipais em Piraí do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário