sexta-feira, 10 de março de 2017

Jaguariaíva faz alerta contra o Aedes aegypti

Chamar a atenção da comunidade para a necessidade de evitar os focos de proliferação do Aedes aegypti. Este foi o objetivo principal do Dia D contra a Dengue em Jaguariaíva, realizado na quinta-feira, dia 9.  A ação ocorreu na Praça Getúlio Vargas, no entorno das escolas e nas unidades de saúde do município.
Na praça os agentes de endemias e voluntários das secretarias ajudaram a orientar a população. As crianças das escolas municipais foram uma atração à parte, com fantasias, bonecos, cartazes alusivos à luta contra o Aedes.
Próximos às suas unidades escolares, as crianças das escolas municipais também caminharam e fizeram abordagens na comunidade, lembrando da necessidade de acabar com os focos do mosquito da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Antes da participação no Dia D, as crianças das escolas municipais aprenderam em sala de aula a evitar o mosquito da dengue desde a infância, através de atividades pedagógicas com os professores.
Também ligado ao Dia D contra a Dengue, durante esta semana foram ministradas várias palestras de esclarecimento sobre o tema pela equipe de combate às endemias, em escolas estaduais, informou o coordenador dos agentes de endemias do município, Laércio Padilha. Conforme ele, é preciso ficar alerta, evitando ainda mais o acúmulo de água parada, visto que em comparação ao ano passado, já foram colhidas muitas amostras de larvas para análise.
Segundo Padilha, em 2016 foram 101 amostras coletadas e, neste início de ano, já são 28 as coletas neste sentido. O município, no entanto, não registra nenhum caso da doença. O prefeito municipal, José Sloboda, que é presidente do Comitê Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao Vetor Aedes aegypti, observa que a ausência da doença é o resultado de um trabalho preventivo forte que a prefeitura vem fazendo, contando com a adesão da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário