terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Beto Richa, autoriza convocação de 339 professores e 163 policiais militares

O governador Beto Richa autorizou terça-feira (31) a convocação de mais 339 professores para a rede estadual de ensino. Eles foram aprovados em concurso público realizado em 2013. O governador também autorizou a convocação 163 policiais militares, suplentes do concurso público realizado em 2012.
“A convocação de novos professores e policiais segue as nossas diretrizes de governo para 2017, de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em sala de aula e de aprimorar o combate à violência, reforçando os quadros da polícia", disse Richa. “É mais uma clara demonstração da boa situação do Paraná, que colhe os resultados das medidas do ajuste fiscal e pode reforçar o quadro de servidores para serviços essenciais à população”, afirmou.
Ele lembrou que em janeiro o Governo do Estado realizou a formatura de quase 3 mil novos soldados da Polícia Militar, que já reforçam o contingente em todas as regiões. Também mencionou a política de valorização do servidor, destacando a implantação de promoções e progressões, a partir da folha de janeiro. Só para profissionais da Educação são aproximadamente 75 mil benefícios.
Educação
Aprovados no concurso público número 017/2013, os 339 professores convocados passarão agora por avaliação médica e irão compor o Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Secretaria de Estado da Educação. A convocação seguirá a ordem classificatória do concurso.
A secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, destaca que a decisão de chamar os remanescentes contribui para valorizar o quadro próprio de professores da rede estadual, que tem 2,1 mil escolas. “É um ganho para a educação do Paraná”, afirmou
a secretária. Em abril de 2016, o governador já havia nomeado outros 296 novos professores da rede pública estadual, remanescentes do mesmo concurso público. A educação concentra a maior parte do funcionalismo do Estado, com mais de cem mil pessoas, entre professores e funcionários. As aulas na rede pública começam dia 15 de fevereiro.
Segurança
Os 163 policiais militares convocados pelo Governo do Estado são suplentes do concurso de 2012 e iniciarão, nas próximas semanas, o Curso de Formação de Soldados, que dura em torno de um ano. Além de disciplinas teóricas e práticas, os soldados passarão por um período de estágio supervisionado com policiais mais experientes, para então iniciarem o policiamento nas ruas.
Eles irão suprir as vagas do concurso de 2012 que ficaram em aberto – casos em que o candidato foi convocado, mas não chegou a completar o curso de formação.
“Com o chamamento destes 163 candidatos, que já concluíram todas as etapas do concurso, vamos conseguir fechar o número de policiais para o qual foi aberto o concurso. Fizemos o chamamento de 5.264, mas tivemos reprovações e desistências. Como temos vaga em aberto há a necessidade de ampliar o chamamento para fechá-las", explica o comandante-geral em exercício, Coronel Arildo Luis Dias. "Estes já cumpriram todas as etapas do concurso e estão aptos para serem chamados, esperando apenas para entregar a documentação", completa Arildo.

Sengés, caminhão tomba e motorista de 19 anos morre na PR-151

Um rapaz de 19 anos morreu em um acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (31) no quilômetro 177 da PR-151, entre as cidades de Sengés e Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais. O acidente aconteceu quando Luiz André da Silva Neto perdeu o controle da direção em um trecho de curva e o caminhão que ele dirigia capotou.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Arapoti, que prestou atendimento no local do acidente, o veículo carregado de batatas saiu de Guarapuava e seguia em direção ao estado de São Paulo para fazer a entrega. Em um trecho de descida, já perto de Sengés, o caminhão bateu em um barranco, tombou e capotou. A PRE ainda não sabe quais as circunstâncias do acidente.
O rapaz morreu na hora e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa.

Arapoti, ladrões assaltam agência dos Correios e fogem com dinheiro

Dois homens armados assaltaram a agência dos Correios que fica na área central de Arapoti (135 quilômetros de Ponta Grossa), nesta segunda-feira (30). Os bandidos estavam com revólveres, renderam clientes e funcionários que estavam no local e pegaram todo o dinheiro do caixa.
Após o crime, os ladrões embarcaram em um Gol branco e fugiram. A Polícia Militar foi acionada e realizou patrulhamento pela região, mas não encontrou nenhum suspeito. O caso será repassado para investigação pela Polícia Federal.

Piraí do Sul, rapaz é preso após agredir os pais e destruir a casa

Um rapaz de 27 anos foi parar na delegacia da Polícia Civil de Piraí do Sul (83 quilômetros de Ponta Grossa) depois de agredir os pais, um casal de idosos. Usuário de drogas, o jovem foi preso pela Polícia Militar na casa da família, na Vila Paraná, depois de ter um surto por causa do vício.
Os pais do suspeito contaram que ele chegou em casa alterado procurava por dinheiro. Ele ameaçou e agrediu o casal e destruiu vários móveis da residência. Depois que a PM foi acionada, ele se escondeu em um terreno baldio, mas acabou preso e encaminhado à delegacia. Não foi encontrada droga na casa dele.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Os 20 castelos mais bonitos da Europa

Castelo de Neuschwanstein (Alemanha): Luis II da Baviera, o Rei Louco, mandou construir o castelo de Neuschwanstein (literalmente “nova pedra do cisne”) em 1866, como um refúgio para se afastar do mundo. Sete semanas depois da sua morte, em 1886, foi aberto ao público. Esta fantasia romântica situada nos Alpes bávaros, versão idealizada de um castelo medieval alemão, incorpora muitos elementos moderníssimos para a época: calefação central, luz elétrica, água corrente quente e fria e até uma linha telefônica. É o edifício mais fotografado da Alemanha e recebe 1,4 milhão de visitantes por ano. Muitos acharão que entraram num parque da Disney e talvez até esperem topar com a Bela Adormecida em algum de seus magníficos salões. www.neuschwanstein.de

Castelo de Chenonceau (França): Chenonceau é conhecido como Castelo das Damas, porque foi mandado construir por Katherine Briçonnet em 1513 sobre um antigo castelo medieval do século XI (do qual só resta a torre dos Marqueses), embelezado por Dianade Poitiers e Catarine de Médicis, preservado durante a Revolução Francesa por sua então proprietária, Madame Dupin, e restaurado por Madame Pelouzeno final do século XIX. Ergue-se no vale do Loire, sobre o curso do rio Cher, com seus esplêndidos jardins, uma excepcional pinacoteca e uma seleção de tapeçarias flamengas do século XVI.
Castelo de Bran (Romênia): O castelo de Bran é uma fortaleza medieval próxima a Braşov, na fronteira entre a Transilvânia e Valáquia, na Romênia, que deve seu nome e seu enorme atrativo turístico ao conde Drácula da ficção, aquele do romance de Bram Stoker. É mais do que provável que o personagem histórico real, Vlad III Draculea, jamais tenha pisado neste castelo, cuja estrutura atual foi construída por ordem do rei Luís I da Hungria em 1377. Vlad, o Empalador (ou Vlad Tepes, em romeno) habitou o castelo de Poenari, no centro-sul do país, cujas ruínas, no alto de um precipício, também podem ser visitadas.
Alcácer de Segóvia (Espanha): Palácio de conto de fadas em versão castelhana, ou seja, austero, e uma das inspirações para o castelo da Branca de Neve de Walt Disney. O Alcácer de Segóvia, do século XII, foi fortaleza, palácio real, prisão e sede do Real Colégio de Artilharia e do Arquivo Histórico Militar. Tornou-se uma das residências favoritas da dinastia Trastámara e um dos mais suntuosos palácios-castelos do século XV. Aqui foi proclamada rainha Isabel, a Católica, em 1474, e na sua capela casaram-se Felipe II e Ana da Áustria, em 1570. Parece proteger a cidade, elevando-se sobre uma colina na confluência dos rios Eresma e Clamores, com sua Torre da Homenagem assemelhando-se à proa de um barco navegando entre ambos. www.alcazardesegovia.com
Castelo de Chillon (Suíça): Construção formada por 25 edifícios e três pátios protegidos por dois anéis de muralhas defensivas. O castelo de Chillon, erguido sobre um rochedo que adentra o lago Leman (também conhecido lago de Genebra), residência dos condes de Saboia entre os séculos XII e XVI, é um dos edifícios históricos mais visitados da Suíça (350.000 pessoas por ano, segundo as autoridades). Desde o final do século XVIII atrai pintores como Delacroix, Turner e Courbet e escritores como Victor Hugo, Alexandre Dumas, Gustave Flaubert e Lorde Byron, que intitulou um de seus poemas como ‘O Prisioneiro de Chillon’. Há quem veja semelhanças entre Chillon e o palácio do príncipe Eric de ‘A Pequena Sereia’, da Disney. www.chillon.ch
Castelo de Trakai (Lituânia): Conta a lenda que o castelo de Trakai, a cidade do lago, capital histórica da Lituânia, foi construído por um capricho de Birute, esposa do duque Kestutis, que queria viver perto da água. Para agradá-la, o duque mandou, em meados do século XIV, construir esta edificação de estilo gótico numa península rodeada de lagos, conectados por um canal de 12 quilômetros. Salas, galerias, vitrais, afrescos, corredores secretos... e uma ponte de madeira de 300 metros de comprimento. No século XVI virou prisão para nobres; em 1962, restaurado,se tornou parte do Museu de História de Trakai. Frequentemente acolhe torneios medievais, shows e feiras de artesanato.
Castelo de Egeskov (Dinamarca): Considerado um dos mais bem conservados castelos renascentistas rodeados de água na Europa, Egeskov (cuja estrutura atual data do século XVI) fica na ilha dinamarquesa de Fionia, ao sul de Odense, assentado sobre um tapete verde de 200.000 metros quadrados, dividido em vários jardins. É parte de um complexo turístico com diversos museus: de automóveis antigos, de motos antigas, de carruagens, de aparelhos voadores, de carros de bombeiros e outros veículos de emergência da marca dinamarquesa Falck. O conde Michael e a condessa Margrethe Ahlefeldt-Laurvig-Bille, atuais proprietários, reservaram-se uma área para uso privado. O resto, a maior parte, fica aberto ao público.
Palácio da Pena (Portugal): Sua colorida silhueta é um dos ícones de Sintra, vila próxima a Lisboa. Sua romântica imagem, com sua singular mistura de estilos e correntes estéticas que beira o extravagante, se deve aos seus azulejos tipicamente portugueses,aos motivos mudéjares e manuelinos integrados com torres góticas e ao seu mobiliário barroco. Foi construído no século XIX por ordem do rei Fernando II, sobre as ruínas de um monastério de frades jerônimos, como presente para sua esposa, Maria II de Portugal. Está encarapitado numa montanha, por cujas encostas se estende um parque inglês com milhares de espécies botânicas procedentes de todo o planeta.
Castelo de Hohenwerfen (Áustria): Esta fortaleza medieval se ergue sobre uma colina acima do povoado de Werfen, no vale do Salzach, 40 quilômetros ao sul de Salzburgo (Áustria), como um ninho de águias do século XI. O castelo de Hohenwerfen foi residência, base militar e inclusive campo de treinamento da polícia rural austríaca até 1987. Foi cenário do filme ‘A Noviça Rebelde’ (1965) e, mais recentemente, inspiração para as paisagens do jogo Call of Duty: Black Ops 3. Organiza exibições de voo de falcoaria.
Castelo de Ashford (Irlanda): O mais antigo dos castelos da Irlanda (concluído em 1228) é hoje um luxuoso hotel cinco-estrelas. A propriedade passou por duas ampliações de estilo vitoriano e ganhou 110 quilômetros quadrados graças a sir Benjamin Lee Guinness, no século XIX, e seu filho, o lorde Ardilaun, promoveu outra expansão, de estilo neogótico. Situado perto de Cong, no Condado de Mayo, à beira do lago Corrib, já teve hóspedes famosos, como o rei George V e a rainha Mary, John Lennon, Oscar Wilde, Ronald Reagan, John Wayne, Brad Pitt e os príncipes Rainier e Grace de Mônaco. www.ashfordcastle.com
Castelo de Eltz (Alemanha): Construção medieval com ampliações no estilo românico e gótico tardio, muito bem conservada e transformada em uma das maiores atrações do Estado da Renânia-Palatinado (Alemanha). O castelo de Eltz desponta entre colinas, em uma rocha a 70 metros sobre as águas do rio Mosela, e pertence a uma comunidade de herdeiros, o que dignifica que está dividido em três partes separadas, uma para cada ramo de uma mesma família que o foi herdando desde o século XII, durante 33 gerações. Os complexos de edifícios correspondentes às famílias Rübenach e Rodendorf estão abertos ao público, enquanto que o ramo dos Kempenich ocupa suas dependências. www.burg-eltz.de/en
Castelo de Frederiksborg (Dinamarca): Considerado o maior exemplo do Renascimento dinamarquês, o castelo de Frederiksborgk foi construído em Hillerod, cidade do norte da Zelândia, entre os séculos XVI e XVII, a maior glória da monarquia dinamarquesa. O maior palácio da Escandinávia descansa sobre três ilhotas do Lago do Castelo (Slotsso) e abriga um Museu de História Nacional que ocupa 80 de seus cômodos e foi fundado graças a J.C. Jacobsen, o proprietário da cervejaria Carlsberg, que pagou a restauração do edifício depois que sofreu um incêndio em 1859. No centro do pátio externo se encontra a fonte de Netuno, de princípios do século XVII. Rodeando o castelo, um jardim barroco bem cuidado.
Castelo de Chambord (França): O maior castelo do Vale do Loire foi concebido como pavilhão de caça para o rei Francisco I, que não o viu terminado. As obras, marcadas por interrupções, só se completaram no século XVII, com o reinado de Luis XIV, que residiu no 'château' em várias ocasiões. Atualmente é propriedade do Estado francês e está aberto ao público, que desfruta desta enormidade construída à base de “elementos tradicionais da arquitetura medieval francesa com empréstimos do Renascimento italiano”, como explica seu site. A escadaria de Chambord é uma obra-prima do Renascimento francês. O parque florestal que o rodeia, cercado com muros e com 50 quilômetros quadrados de extensão, é o maior da Europa com essas características. www.chambord.org
O castelo de Hohenzollern (Alemanha), na cúpula do monte homônimo, a 50 quilômetros ao sul de Stuttgart, vinculado às origens da dinastia Hohenzollern, é a soma final de três castelos: um primeiro construído no século XI e destruído em 1423, depois de um cerco durante a conquista da Suábia; um segundo, de meados do XV, que caiu no abandono e do qual só resta a capela de San Miguel; um terceiro, o atual, do XIX, inspirado no neogótico inglês e nos castelos do Loire, embora respeitando a planta medieval de seu antecessor. Na parte baixa é exibido um tesouro, do qual se destaca a suntuosa coroa de Guilherme II.
Castelo de Peles (Romênia): Sinaia, localidade dos Cárpatos, na Romênia, aos pés dos montes Bucegi, no vale de Prahova, tem como emblema o castelo de Peles, do século XIX: um palácio que combina os estilos neogótico e neorrenascentista alemão. Uma demonstração do poderio do rei Carlos I, que se traduz, de portas para dentro, em lustres de cristal de murano, vidraças ricamente decoradas, balaustradas de marfim, louça de porcelana de Meissen e Sèvres, obras de arte, móveis de teca da Índia... Do lado de fora, floresta de abetos, jardins e esculturas de Romanelli. Os reis quiseram ter luz elétrica, proporcionada por uma pequena central hidrelétrica no rio.
Castelo de Torrechiara (Itália): Em 1448, Pier Maria Rossi II, conde de San Secondo, mandou construir o castelo de Torrechiara entre colinas, a cerca de 18 quilômetros de Parma, com a dupla missão de ser forte defensivo e palácio. Combina elementos medievais e do Renascimento italiano e é considerado um dos castelos mais bem conservados da Itália. Era a mansão da amante do conde, Bianca Pellgrini, e sua sala mais conhecida é a Camera d’Oro, decorada com pinturas eróticas. Aqui foram rodadas algumas cenas do filme 'O Feitiço de Áquila' (1985), protagonizado por Michelle Pfeiffer.
Castelo Bojnice (Eslováquia): Há um festival de fantasmas e espíritos, realizado entre abril e maio, e visitas noturnas iluminadas por velas e tochas, para se viver mais intensamente os mistérios do castelo de Bojnice, na região de Nitra, no centro da Eslováquia, com sua caverna subterrânea e lendas como a do poço de água milagrosa adjacente à fortificação. Suas origens datam do século XII: o que começou sendo uma construção de madeira passou por sucessivas ampliações até alcançar o atual estilo romântico, parecido com o dos castelos do Loire. O conde Pálffy, seu proprietário desde 1852, quis que após sua morte fosse aberto ao público, conservando suas obras de arte. Cumprindo seus desejos, Bojnice se tornou um museu em 1950.
Castelo de Warwick (Reino Unido): Descer às câmaras do século XIII e vivenciar como o oitavo conde de Warwick se prepara para a batalha: assistir a uma glamourosa festa vitoriana; conhecer o trebuchet, a maior arma de cerco medieval: passar pelo Peacock Garden entre pavões reais... O castelo de Warwick, que está desde o século XI voltado para as águas do rio Avon, na Inglaterra, é operado pelo Merlin Entertainments Group, que o transformou em uma espécie de parque temático onde se pode viajar por suas várias fases históricas. Sua nova atração, a Guerra das Duas Rosas, recria o conflito que dividiu o país no século XV. www.warwick-castle.com
Abadia de Mont Saint-Michel (França): A grande joia do turismo da Normandia, a França, é este monte no estuário do rio Couesnon, aberto para a baía e coroado pela abadia beneditina do Monte Saint Michel, que começou a se assentar sobre as rochas no século X. A diminuta aldeia que tomava forma a seus pés é hoje uma aldeiazinha ocupada por hotéis, bares, restaurantes, lojas de 'souvenirs' e pequenos museus. Tudo amuralhado. Tem cerca de 40 habitantes permanentes (entre os quais duas comunidades de monges e monjas) e recebe três milhões de visitantes por ano. Inspirou o castelo do desenho animado 'Enrolados', da Disney. Seu terraço do Oeste é perfeito para contemplar as grandes marés.
O castelo de Hochosterwitz (Áustria): é o edifício histórico mais emblemático do Estado federado da Caríntia, ao sul da Áustria. Situa-se no alto de uma rocha escarpada, tanto que é preciso atravessar 14 portas para ir da parte plana até o alto (há também um funicular inclinado, onde se ganha em comodidade o que se perde em encanto). Os registros históricos deste bastião remontam ao século IX, embora a construção atual, a que chegou aos nossos dias, date do XVI. Está em mãos privadas, abre de abril a outubro e organiza eventos como oficinas de pintura, exposições fotográficas, torneios de cavaleiros medievais e concertos. www.burg-hochosterwitz.com

Empresário Eike Batista é preso ao desembarcar de avião no Aeroporto Galeão

Ele chegou ao IML por volta das 10h30, onde será submetido ao exame de corpo de delito. Empresário era considerado foragido após ter viajado a Nova York e ter a prisão decretada.

O empresário Eike Batista foi preso por agentes da Polícia Federal logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, por volta das 10h. O avião que trouxe o empresário Eike Batista de volta ao Brasil pousou no Galeão às 9h54 da manhã desta segunda (30). O empresário chegou ao Instituto Médico Legal (IML) por volta da 10h30 para ser submetido ao exame de corpo de delito.
Segundo passageiros que estavam no voo, Eike Batista foi algemado quando ainda estava dentro da aeronave. O empresário teve a prisão preventiva decretada depois que dois doleiros disseram que ele pagou US$ 16,5 milhões a Sérgio Cabral, ex-governador do Rio, o equivalente a R$ 52 milhões, em propina. A prisão do empresário foi decretada pelo Juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal, na operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.
O empresário, considerado foragido após ter viajado a Nova York dias antes da operação policial para tentar prendê-lo, embarcou de volta ao Rio neste domingo (29). Antes do embarque, ele disse que 'está à disposição da Justiça'.
Ele chegou sozinho ao aeroporto JFK, nos EUA, por volta de 21h50 (horário de Brasília) do último domingo (30), fez check-in e, minutos depois, passou pelo controle de passaporte. Às 22h15, já aguardava o voo dentro da sala de embarque e pouco depois da meia-noite foi rumo a aeronave.
Entrevista antes de embarcarDentro da área de embarque, o empresário deu uma breve entrevista ao repóerter Felipe Santana, da TV Globo. Questionado se tem algo a dizer aos brasileiros, ele declarou que está à disposição da Justiça: "Estou voltando para responder à Justiça, como é meu dever". Eike destacou que este é o momento de “passar as coisas a limpo”.
"Estou voltando, porque sinceramente vou mostrar como é que são as coisas, simples assim", reforçou Eike. Questionado sobre se mostraria algo que ainda não se sabe, ele evitou o assunto. "Como eu estou nessa fase, me entregando à Justiça, melhor não falar nada. Depois a Justiça e o que for permitido falar, vai acontecer depois, agora não dá", afirmou.
O empresário negou que tenha cogitado fugir para a Alemanha (por conta de também ter cidadania alemã, o que evitaria uma deportação ao Brasil) e disse que viajou a Nova York a trabalho.
Segundo a reportagem, os advogados do empresário tentaram negociar a ida dele para um presídio especial mas não tiveram êxito.
Eike Batista é acusado, pelo Ministério Público Federal, de corrupção ativa. Segundo os procuradores , em 2011, o empresário pagou R$ 16 milhões e meio de dólares a Sérgio Cabral, o equivalente a R$ 52 milhões.
Na sexta-feira (27), o Jornal Nacional mostrou imagens da saída de Eike do país. Nelas, aparece de calça jeans e paletó preto chegando para embarcar no aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
Como Eike tem passaporte alemão e o país europeu não tem acordo de extradição com o Brasil, havia a preocupação de que o empresário fugisse da Justiça brasileira.
'Boa vontade' Os investigadores afirmam que o pagamento feito a Cabral por Eike se deu pela "boa vontade" do então governador do Rio com os negócios do empresário. Mas ainda não sabem, ao certo, que vantagens o empresário recebeu em troca dos milhões.

Professores protestam e fecham núcleos de educação no Paraná

Categoria exige revogação de resolução de trata de distribuição de aulas. 
APP-Sindicato diz que resolução altera direitos dos trabalhadores.

Professores estaduais e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) protestam na manhã desta segunda-feira (30) contra uma resolução anunciada recentemente pelo governador Beto Richa (PSDB) que trata da distribuição de aulas. Eles exigem a revogação da resolução e dizem que o texto altera os direitos dos trabalhadores.
Durante o protesto, os manifestantes pretendem fechar os 32 núcleos regionais de educação em todo o estado. Até as 9h, 29 núcleos do interior já tinham sido fechados. Neste horário, os manifestantes negociavam a interdição de três sedes em Curitiba e Região Metropolitana.

"O governo continua intransigente. Mais uma vez eles foram para a mesa de negociação para não negociar. Eles simplesmente repetiram as suas justificativas que, obviamente, são todas contrárias aquilo que nós sempre tivemos no estado por mais de trinta anos", disse a diretora de finanças do APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho.
Na quinta-feira (26), os professores também ocuparam o prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para protestar. Eles deixaram o local após o juiz substiuto Jailton Juan Carlos Tontini, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, conceder uma liminar de reintegração de posse do prédio ao Governo do Paraná.
Entenda os pedidos da categoria
Segundo o APP-Sindicato, a cada 20 aulas – cada uma com duração de 50 minutos – sete correspondem à hora-atividade. Com as mudanças, cinco seriam destinadas para atividades fora de sala de aula.
Outro ponto de discordância é em relação às aulas extras. Segundo a Casa Civil, os professores melhor classificados no plano de carreira tinham prioridade nestas aulas extraordinárias. Com a resolução, os professores que passam mais tempo nas escolas passam a ter prioridade.
Mobilizações no interior
Em torno de 100 professores participam do protesto em frente ao Núcleo Regional de Educação em Londrina, no norte do Paraná. De acordo com o presidente da APP-Londrina Márcio André Ribeiro, a manifestação continuará até que o governo aceite conversar com a categoria.
“Queremos o diálogo para tentar discutir pontos que podem ser prejudiciais. A decisão de reduzir a hora-atividade foi exclusivamente do governo que só chamou a categoria para informar sobre a medida. Reduzir a hora-atividade vai prejudicar e muito a qualidade das aulas e o trabalho do professor”, pontuou Ribeiro.
Conforme o presidente da APP-Londrina, o professor que até 2016 atendia de 7 a 8 turmas, cerca de 550 alunos, a partir de 2017 vai atender 750 alunos.  “Aumenta o número de alunos, mas diminui o tempo de preparação de aulas, é nítido que vai prejudicar o ensino”, diz.
Os portões do Núcleo Regional de Educação estão fechados e os manifestantes informaram que não deixarão ninguém entrar no prédio. A Polícia Militar foi chamada e está em frente ao prédio tentando negociar com os professores.
A mobilização também é realizada em Paranavaí e Cianorte, no noroeste do Paraná. Em Paranavaí, a APP-Sindicato informou que são cerca de 40 professores em frente as duas entradas do Núcleo Regional. Já em Cianorte, participam do protesto entre 30 e 50 professores.
Não há protesto em Umuarama. Os representantes do sindicato na cidade decidiram que alguns professores irão à Curitiba na quarta-feira (1°) participar da mobilização estadual.

Eike embarca em NY de volta ao Rio; 'hora de ajudar a passar as coisas a limpo', diz

O empresário Eike Batista confirmou que vai se entregar à Justiça brasileira quando chegar ao Brasil nesta segunda-feira (30). A declaração foi dada em entrevista no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, ao Fantástico, da TV Globo, pouco antes de embarcar para o Rio de Janeiro. O voo, que decolou por volta da 0h45 (no horário de Brasília), deve chegar ao Brasil por volta das 10h30.
"Vou responder à Justiça como é meu dever. Está na hora de eu mostrar o que é e ajudar a passar as coisas a limpo", disse. Questionado, Eike afirmou que "nunca passou por sua cabeça" seguir para a Alemanha, país do qual também tem cidadania e do qual, portanto, não poderia ser extraditado para o Brasil.
O empresário será detido assim que pisar no Brasil, já que teve a prisão decretada na quinta-feira (26), no âmbito da Operação Eficiência, segunda fase da Calicute, o desdobramento da Lava Jato no Rio. Ele é considerado foragido da Justiça brasileira e está na lista de procurados da Interpol.
Eike deverá aguardar julgamento em uma cela comum já que não concluiu o ensino superior e não tem diploma universitário.
A investigação apura esquema usado pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB) e outros investigados para ocultar mais de US$ 100 milhões remetidos ao exterior. Desse valor, repassado em ações da Vale, da Petrobras e da Ambev, apenas 10% já foi recuperado pelo Ministério Público Federal.
Ao decidir pela prisão preventiva de Eike e de mais oito pessoas, o juiz Marcelo Bretas argumentou que havia "a necessidade estancar imediatamente a atividade criminosa"
"A repressão à organização criminosa que teria se instalado no Governo do Estado do Rio de Janeiro há de receber, deste Juízo Federal, o rigor previsto no Ordenamento Jurídico nacional e internacional", diz o magistrado em seu despacho.
Além da de Eike, foram pedidas as prisões do ex-governador fluminense Sérgio Cabral (PMDB), o ex-secretário Wilson Carlos, o ex-assessor de Cabral Carlos Miranda. Também são alvos Luiz Carlos Bezerra, Álvaro José Galliez Novis, Sergio de Castro Oliveira, Thiago Aragão, Francisco de Assis Neto e o advogado Flávio Godinho. Cabral, Wilson Carlos e Miranda foram presos na primeira fase, de 17 de novembro de 2016.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Jaguariaíva, Polícia prende rapaz com drogas na Rodoviária

Operação conjunta da Polícia Civil e Militar terminou com a apreensão da droga e uma pessoa presa
Uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar de Arapoti e Jaguariaíva, municípios na região dos Campos Gerais, resultou na prisão de um jovem de 22 anos. Com ele foram encontrados 5 kg de maconha e mais 1 Kg de crack. A prisão aconteceu na manhã deste sábado (28), no terminal rodoviário de Jaguariaíva, quando o elemento tentava embarcar com a droga para Arapoti, onde provavelmente seria preparada para comercialização em toda a região.
O investigador Angelo Simões relatou que o soldado da PM de Arapoti, Laércio, percebeu a atitude estranha do rapaz na rodoviária de Jaguariaíva. Prontamente ele comunicou o fato para a equipe de plantão da PM de Jaguariaíva. Ao abordarem o suspeito, encontraram a grande quantidade da droga escondida em sua bagagem. Ele foi preso em flagrante pelos policias e autuado por tráfico.
Segundo Simões, o jovem mora em Arapoti e teria comprado a droga em outra cidade. “Provavelmente ele estava vindo de Foz do Iguaçu ou Cascavel. Deve ter gasto uns R$ 18 mil para adquirir os produtos e faria no mínimo uns R$ 50 mil com a venda desses entorpecentes na região” disse o investigador.
Ele afirmou que a Polícia vem monitorando constantemente o tráfico na região, o que permite que grandes apreensões de drogas como essa sejam realizadas e efetivadas. O investigador também ressaltou a importância do trabalho do soldado Laércio que observou a movimentação suspeita e prontamente acionou os órgãos competentes da cidade de Jaguariaíva.

Colaboração Portal aRede

Jaguariaíva, adolescente flagra mãe com namorado e mata homem a facadas

Um homem de 40 anos foi morto a facadas no início da madrugada deste sábado (29) em uma casa na rua Francisco Beltrão, jardim Primavera, em Jaguariaíva.
Um adolescente de 17 anos chegou em casa e flagrou a mãe com o namorado. Nervoso, ele foi até a cozinha, pegou uma faca e golpeou o homem na região do tórax. Socorristas do Siate foram acionados e chegaram a encaminhar a vítima ao hospital, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ainda na madrugada, uma equipe da Polícia Militar flagrou o adolescente na rua. Ele confessou ser o autor do homicídio e foi encaminhado à delegacia.
O corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa, ainda sem identificação.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Russo, ex-assistente de palco da Globo, morre aos 85 anos

Russo, o ex-assistente de palco de programas como o Xou da Xuxa e Os Trapalhões morreu neste sábado, aos 85 anos, de embolia pulmonar. Ele estava internado no Hospital Maria Leone, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, desde o último dia 22.
Bruna Bergamini, neta do ex funcionário da TV Globo, lamentou a morte do avô: "E é desse jeitinho que vamos guardar você no coração, com todo aquele carinho e amor que você nos dava é impossível sentir alguma coisa ruim com a sua perda, pois você não foi só pai, avô, tio, pra nós você foi um anjo, um anjinho lindo pra se guardar com muito carinho. Você se foi e eu nem sei como agir sabendo que nunca mais terei os seus beijos, mas agradeço a Deus pela sua longa vida a nosso lado, agradeço a Deus pois sei que ele tá cuidando neste momento de você, e obrigado vovô por todas vezes que você não deixou ninguém ficar triste ao seu lado sempre contagiando a todos com a sua alegria. Queríamos muito ter você conosco pra SEMPRE, mas todos nesse mundo tem a sua hora e essa foi a sua. Vai com Deus meu velhinho! E ah da um beijinho em nosso outro anjinho que já esta aí em cima. Não digo um Adeus mas sim um até breve porque sei que um dia vamos nos reencontrar'
E é desse jeitinho que vamos guardar você no coração, com todo aquele carinho e amor que você nos dava é impossível sentir alguma coisa ruim com a sua perda, pois você não foi só pai, avô, tio, pra nós você foi um anjo, um anjinho lindo pra se guardar com muito carinho. Você se foi e eu nem sei como agir sabendo que nunca mais terei os seus beijos, mas agradeço a Deus pela sua longa vida a nosso lado, agradeço a Deus pois sei que ele tá cuidando neste momento de você, e obrigado vovô por todas vezes que você não deixou ninguém ficar triste ao seu lado sempre contagiando a todos com a sua alegria. Queríamos muito ter você conosco pra SEMPRE, mas todos nesse mundo tem a sua hora e essa foi a sua. Vai com Deus meu velhinho! E ah da um beijinho em nosso outro anjinho que já esta aí em cima. Não digo um Adeus mas sim um até breve porque sei que um dia vamos nos reencontrar.

Piraí do Sul, homem ameaça a ex-esposa e é detido

Equipe policial viu o suspeito, de 53 anos, escondido em um cômodo no interior da residência. Ele acabou levado à delegacia de Polícia Civil.

A Polícia Militar (PM) de Piraí do Sul, nos Campos Gerais, deteve um homem de 53 anos suspeito de ameaçar a ex-esposa. O caso foi registrado no início da noite de sexta-feira (27), por volta das 20 horas, no bairro Cristo Redentor.
Segundo a PM, o suspeito teria invadido a residência da ex-mulher e a ameaçou. Quando a equipe chegou ao local e realizou buscas pela casa, encontrou o suspeito escondido em um dos cômodos. Ele acabou detido e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Piraí do Sul.

Cambará; Juíza proíbe decotes e transparências no Fórum

A juíza Thais Terumi Oto, diretora do Fórum de Cambará, no Norte Pioneiro, baixou uma portaria impondo regras de vestimentas para frequentadores do local.
Estão proibidos decotes profundos, roupas transparentes, sem alças, shorts, chapéus e saias que não cubram pelo menos dois terços das coxas. Para os homens, estão proibidas camisetas regata ou com gola tipo "U" ou "V" que deixe mais da metade do tórax exposto.
Na portaria, ela justifica a medida com a "necessidade de regular fluência do serviço forense e não se criar situações de desconforto". De acordo com a juíza, a fiscalização ficará a cargo do responsável pela segurança terceirizada do local.
Quando a pessoa foi verificada em alguma das situações proibidas, a juíza será comunicada do fato e caberá a ela a autorização para que entre no local.
A medida está em vigor desde a última terça-feira (24), quando foi publicada a portaria.

OAB

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Paraná classificou a inciativa como “discriminatória”, levando em consideração o clima quente de Cambará e que nem mesmo o Tribunal de Justiça adota tais regras.
 “O ambiente forense já é revestido de formalismo. Os próprios advogados preservam essa cultura. Entretanto, me parece abusivo impedir que pessoas do povo possam frequentar o fórum por não estarem trajadas como a meritíssima juíza local entende como correto. Imaginemos o caos que seria se cada juiz resolver limitar o acesso de acordo com suas próprias convicções pessoais acerca do tema. Poderíamos, por exemplo, ter uma pessoa ´admitida´ no foro trabalhista, mas ´vetada´ no foro da justiça estadual. Essas restrições criam um evidente ambiente discriminatório”, afirma o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.
Na avaliação do presidente da OAB Jacarezinho, Jaziel Godinho de Morais, editar uma portaria quanto ao tema “é um preciosismo exacerbado”. “Num momento em que a população volta a dar o devido crédito ao Poder Judiciário face a tantas operações que visam coibir a corrupção, situações como a presente deveriam no mínimo serem evitadas”, avalia.
“Afinal, quais seriam os trajes compatíveis com o decoro e a dignidade do Poder Judiciário? E como delegar tal poder de aferição ao vigilante de empresa terceirizada? Eventuais disparates deveriam ser censurados individualmente. Com a devida vênia, não há como se pautar nos critérios delineados sem ser discriminatório. 2/3 das coxas? Mais da metade dos seios? O decoro e a dignidade forense agora são passíveis de verificação aritmética? ”, pondera Morais.
A ex-presidente da Subseção de Jacarezinho, Denise Sfeir, também criticou a medida. “A determinação da juíza é totalmente fora da realidade. Não dá para conceber uma posição neste sentido. Muitas pessoas não têm condições, são humildes. O Fórum é um espaço público. Não tomei conhecimento de nenhum outro lugar que adotou uma posição retrógrada como esta. A OAB tomou uma posição acertada em criticar esta portaria”, opinou.

Arapoti, carro da prefeitura se envolve em acidente

Um carro da secretaria de saúde de Arapoti se envolveu em um acidente na tarde de sexta-feira (27) no cruzamento das ruas José Jorge Direne e Antonio da Silva Pinto.
O motorista de um Fiat Palio foi pegar a PR-092 sentido Wenceslau Braz quando bateu na lateral do Siena da prefeitura. Ele não se feriu.
Já o motorista do carro da prefeitura foi encaminhado ao Hospital Municipal 18 de dezembro com suspeita de fratura.
(com informações de A Voz do Povo Arapoti)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Jaguariaíva, Cohapar garante continuidade de investimentos para os Campos Gerais

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, participou nesta quinta-feira (26) da posse do novo do novo presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), José Sloboda, em Jaguariaíva. Durante o evento, Lupion garantiu a continuidade dos investimentos do Governo do Estado em ações de habitação de interesse social.
Desde 2010, foram entregues ou estão em construção 7.305 casas populares urbanas e rurais nos 19 municípios associados à AMCG. A Cohapar também trabalha em projetos para a contratação de mais 1.456 imóveis com financiamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de ações de regularização fundiária e do programa Família Paranaense.
Em Jaguariaíva, onde Sloboda é prefeito, estão previstas 358 novas moradias. Segundo ele, a habitação popular será um dos temas a ser debatido pelos membros da associação. “Iremos atuar em conjunto com os outros prefeitos em torno de pautas comuns, como a demanda por moradias da população, e para isso contamos com o apoio do governo estadual e também dos deputados que nos representam”, declara Sloboda.
Apoio estadual continua - Em seu discurso, Lupion desejou sucesso ao novo presidente da AMCG e exaltou a boa situação financeira vivida atualmente pelo Paraná. “Apesar das dificuldades enfrentadas por todos os estados devido à crise financeira, o governador Beto Richa fez um ajuste fiscal necessário que atualmente permite que o governo estadual continue a investir nos municípios”, afirma Lupion.
“Por isso, a Cohapar está ampliando as suas frentes de trabalho, garantindo o direito à casa própria por meio da construção de novas moradias, mas também com a documentação de imóveis irregulares”, conclui o presidente.
O evento foi acompanhado pelos deputados estaduais Pedro Lupion e Plauto Miró. Ambos desejaram sucesso ao novo presidente e à diretoria da AMCG e se colocaram à disposição para intermediar a obtenção de novos recursos do governo estadual nas variadas áreas de demanda das prefeituras que compõe a entidade.
Colaboração Assessoria de Imprensa.