quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Arapoti, fogo destrói Casa da Cultura

O Incêndio ocorreu por volta das 19h00 de terça-feira (21).

Um incêndio destruiu a Casa da Cultura em Arapoti, na noite de terça-feira (21). A estrutura de madeira, onde funcionou uma estação ferroviária, é de 1912 e estava interditada havia três anos por causa de cupins.
Por volta das 19h, o Corpo de Bombeiros Comunitário foi chamado, mas precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva, também nos Campos Gerais do Paraná, para combater as chamas. O trabalho durou até por volta da 0h.
Na manhã desta quarta-feira (22), ainda havia fumaça no local.
Uma máquina de cinema da década de 40 foi perdida. O restante do acervo guardado no local já havia sido retirado do local. O equipamento só não foi levado do local porque era muito grande e um guincho era necessário para fazer o transporte.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a restauração da Casa da Cultura tinha sido solicitada ao Ministério da Cultura e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A previsão era a de que o custo da reforma custasse entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão.
Por telefone, a secretária de Educação e Cultura, Rosi Rogenski Ferreira, afirmou que pediu a perícia e o laudo dos bombeiros para apurar as causas do incêndio. De acordo com ela, o sistema de energia elétrica estava desativado e, por isso, a possibilidade de curto-circuito foi descartada.

Incêndio

Nenhum comentário:

Postar um comentário