sexta-feira, 31 de março de 2017

Piraí do Sul, PM reforça policiamento nas eleições

Cerca de 50 policiais do 1º BPM reforçarão o efetivo do município no domingo (02), data das eleições suplementares.

O pleito eleitoral previsto para o próximo domingo (02), em Piraí do Sul, contará, uma vez mais, com a atuação efetiva da Polícia Militar. Cerca de 50 Policiais Militares do 1º BPM serão empregados durante as eleições.
A operação teve início já nesta quinta-feira (30) com o reforço do policiamento nos locais de votação, ações que terão sequência durante a sexta (31) e sábado (01), com a distribuição das urnas eletrônicas pela Justiça Eleitoral.
Com o objetivo de inibir a incidência criminal de quaisquer naturezas, e garantir a segurança do pleito, os esforços serão concentrados de forma estratégica, atendendo a todas as seções eleitorais do município.
A fim de garantir à população de Piraí do Sul o pleno exercício da cidadania, o 1º BPM esclarece que no dia das eleições são considerados crimes:
- A divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos;
- A arregimentação do eleitor ou a propaganda de boca de urna;
- A aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bandeiras, broches, dísticos e adesivos (manifestação coletiva), com ou sem utilização de veículos, até o término da votação;
- A derramamento de “santinhos” próximo aos locais de votação;
- O uso de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de comício, passeata, carreata;
- O transporte de eleitores realizado por candidatos, partidos ou coligações ou em seu interesse (proibido desde o dia anterior até o posterior à eleição);
- No recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, coligação ou candidato, pelos servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores;
- A utilização, por fiscais partidários, de propaganda no vestuário ou a sua padronização;
- Estacionar veículo adesivado em frente aos locais de votação, com intenção de realizar propaganda eleitoral (exceto o eleitor, para o exercício do voto), sendo vedada a utilização de aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de rádio-comunicação ou qualquer instrumento assemelhado nas cabinas de votação.
São permitidos durante as eleições:
- O transporte de eleitores realizado pelo Juízo Eleitoral por meio de comissão de transportes (Lei nº 6.091/74);
- A manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos;
- A propaganda eleitoral veiculada gratuitamente na internet, em sítio eleitoral, em blog, em sítio interativo ou social, ou em outros meios eletrônicos de comunicação do candidato, ou no sítio do partido ou da coligação.
A qualquer tempo:
- É crime dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.
- É vedada a confecção, utilização e distribuição, por comitê, candidato ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, ou quaisquer outros bens e materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.
- É vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza nos bens públicos, nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, e nos bens públicos de uso comum, inclusive postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos.
Toda a comunidade pode contribuir com a segurança das eleições, comunicando à PM através dos telefones 190 e (42) 3237-2306 qualquer irregularidade que tiver conhecimento.

Informações da Assessoria de Imprensa.

Trecho entre Sengés e Itararé ganha radar e traz mais segurança aos motoristas

Instalado na última semana, o novo radar com controle eletrônico localizado no Rio do Pelame reduz a velocidade no local para 60km/h, evitando acidentes

Agora os motoristas que transitam entre Sengés e Itararé terão mais segurança, num trecho historicamente preocupante da rodovia PR-239. A fim de prevenir o acontecimento de acidentes na ponte do Rio do Pelame, entre as duas cidades, na última semana foi instalado um radar com controle eletrônico, graças ao pedido da comunidade, Prefeitura e Câmara Municipal de Sengés e por intermédio do deputado federal Sandro Alex (PSD).
Há mais de um ano a instalação do radar vinha sendo solicitada, pois o local já foi cenário de diversos acidentes por abuso de velocidade. O prefeito de Sengés, Nelson Pezinho (PPS), e os vereadores da cidade levaram novamente o pedido ao deputado federal Sandro Alex (PSD), que informou a situação à CCR Rodo Norte, empresa responsável pela estrada, que por sua vez, realizou a instalação do radar eletrônico.
O radar obrigará todos os motoristas que transitam na PR 239 a dirigirem seus veículos a 60km/h ao passarem pela ponte do Rio do Pelame. “Agradecemos imensamente ao deputado”, declara o prefeito de Sengés, “este vinha sendo um pedido recorrente da comunidade sengeana para a Prefeitura e para os vereadores. Agora acreditamos que muitas vidas serão protegidas com esta nova medida de segurança”, finaliza Nelson Pezinho.

STJ autoriza 2º inquérito para investigar o governador Beto Richa (PSDB)

Informação da abertura do inquérito foi confirmada pela Corte Superior. Caso teria relação com fraudes na concessão de licenças ambientais na região do Porto de Paranaguá


A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou a abertura de mais um inquérito contra o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Desta vez, a motivação diz respeito a irregularidades apuradas na concessão de licenças ambientais na região do Porto de Paranaguá, no Litoral do estado. As informações foram divulgadas pelo portal G1 , na noite desta quinta-feira (30), e a abertura de inquérito foi confirmada pela Corte Superior.
O pedido para que a investigação fosse aberta partiu do vice-procurador-geral, José Bonifácio Andrada. O caso está em segredo de Justiça e foi iniciado a partir de uma operação realizada na cidade litorânea. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também pediu o compartilhamento das provas obtidas na investigação policial em 15 dias.
Andrada também teria pedido, ainda de acordo com o G1, que sejam ouvidas pela Polícia Federal (PF) - em até 30 dias - três pessoas ligadas ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os nomes são os de Venilton Pacheco Mucillo, Luiz Tarcisio Mossato e Theodócio Jorge Atherino.
Mossato é presidente do IAP e foi alvo, em junho de 2015, de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que cumpriu mandados de busca e apreensão em sua residência.
A Operação Superagüi foi desencadeada por causa de uma licença ambiental, com suspeita de irregularidades, concedida para um pátio de caminhões, às margens da BR-277, que incluiu a derrubada de 10 hectares de vegetação em Paranaguá. Posteriormente, a obra acabou sendo embargada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Luiz Tarcisio Mossato é presidente do IAP desde 2011 e chegou a ser afastado liminarmente do cargo, a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em maio de 2015. No entanto, ele recorreu e conseguiu permanecer no cargo. Segundo o MP-PR, o presidente do IAP responde a ações de improbidade administrativa e abuso de autoridade, e também a processos penais, por suspeitas de irregularidades em licenças ambientais.

Segundo inquérito na Corte, com possibilidade de um terceiro

O governador já é alvo de outro inquérito que tramita no STJ. Em março do ano passado, o ministro João Otávio de Noronha autorizou diligências na investigação que apura o envolvimento de Richa no esquema de corrupção na Receita Estadual revelado pela Operação Publicano. O auditor fiscal Luiz Antônio de Souza sustenta que pelo menos sete delegacias regionais da Receita Estadual, em Curitiba, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, arrecadaram um total de R$ 4,3 milhões para a campanha de reeleição do tucano.
Os casos tramitam no STJ, que é o foro privilegiado para ações contra governadores. Em todos os casos, a investigação está a cargo da Procuradoria-Geral da República
No caso do inquérito instaurado contra Richa por causa da Publicano, a investigação se arrasta há um ano, sem oferecimento de denúncia ou pedido de arquivamento.
O governador do Paraná ainda encara a possibilidade de ter uma terceira investigação aberta contra si no STJ: ele foi identificado como um dos cinco governadores que constam na chamada “segunda lista de Janot”, a investigação da PGR derivada da “megadelação” da Odebrecht. Neste caso, o STJ ainda precisa analisar os documentos para decidir se autoriza abertura de inquérito. Mas, as apurações baseadas na colaboração premiada de 77 executivos e ex-executivos da empreiteira e da Braskem ainda estão com o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.
“Desconheço o contexto no qual tive meu nome citado. Todas as minhas campanhas tiveram a origem dos recursos declarada à Justiça Eleitoral”, afirma em nota o governador Beto Richa (PSDB).

Japira recebe material esportivo

O prefeito de Japira Walmir Wellington da Silva recebeu essa semana material esportivo da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo. A entrega foi feita pelo secretário municipal de Esporte, Ademir da Silva Pindoka, que esteve em Ponta Grossa na semana passada em um encontro específico para gestores municipais de Esportes. Na ocasião, foram distribuídos vários kits compostos de equipamentos para a prática de futsal, atletismo, e taekwondo, além de agasalhos, uniformes de futebol e bolsas esportivas. Todo o material será distribuído aos projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade por meio do Departamento de Esportes.
“Nosso objetivo é democratizar a prática esportiva, ao potencializar o desenvolvimento pessoal e físico dos estudantes através do repasse gratuito de material”, disse o prefeito. Walmir destaca que os kits esportivos serão importantes para a continuidade dos projetos esportivos.
Para Walmir, essa é mais uma ação importante para o fortalecimento da prática esportiva no município. “Sabemos da importância que o esporte representa na educação, socialização e desenvolvimento das nossas crianças”, disse.

Candidatura de Osmar ao governo é irreversível

Ex-senador declarou que não disputará cargo de vice e nem mandatos de senador ou deputado em 2018
O pré-candidato ao governo estadual Osmar Fernandes Dias (PDT) visitou na tarde/noite desta quinta-feira,dia 30, três municípios do Norte Pioneiro:Wenceslau Braz, Quatiguá e Cornélio Procópio.Vindo de um encontro em Castro, foi bastante aplaudido em Wenceslau Braz, onde visitou o correligionário prefeito Paulo Leonar no gabinete, que funciona junto com a biblioteca municipal.
Na oportunidade, confirmou -de forma serena mas enfática – que não aceitará ser vice de nenhum político e nem disputará outro cargo nas eleições de 2018(presidente,governador,senador e deputados federal e estadual), “das outras duas vezes alguns disseram que eu demorei demais para decidir, agora espero que não digam que saí muito cedo”, afirmou, com um toque de humor.
Também comentou sobre a necessidade de renovação na política nacional, “não se trata só de colocar pessoas de pouca idade e sim de inovar”, declarou.
Na entrevista concedida com exclusividade ao npdiario e depois, de forma coletiva à Imprensa,disse pretender transformar todas as regiões do Estado por suas vocações naturais.O Norte Pioneiro terá suas potencialidades destacadas, principalmente o agronegócio e citou a fruticultura,o turismo e a avicultura,além do apoio às micro e pequenas empregos
Questionado, lembrou que ocupou um cargo técnico importante no governo Dilma Rousself(vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil), mas jamais se envolveu em corrupção, tendo saído da função assim que percebeu os erros.
Osmar Dias se comprometeu a estudar uma solução para a rodovia PR-092 e a possibilidade de estadualização do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, além de melhorias na UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) na região(há três campi, Jacarezinho,Cornélio Procópio e Bandeirantes, onde ele foi diretor no início da vida pública).Antecipou que pedirá mais pesquisa e extensão aos professores, caso eleito.
O evento contou com as presenças também do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli(PSB), do prefeito de São José da Boa Vista, Sérgio Kronéis (PSDB),do ex-prefeito de Bandeirantes, Celso Silva(PDT), do ex-deputado estadual José Ritti Filho, da chefe do Núcleo Regional de Educação, Neli Saliba, vice-prefeito, vereadores e lideranças locais.



npdiario.com

quinta-feira, 30 de março de 2017

Ministério Público do Paraná abre concurso com salário de R$ 24 mil

O Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) abriu nesta semana as inscrições para um novo concurso: promotor de justiça substituto. Os candidatos têm até o dia 25 de abril para se inscrever. Ao todo, são 12 vagas imediatas, além de possíveis oportunidades que surjam durante o período de validade do concurso. O salário bruto é de R$ 24.818,90, conforme previsto na tabela de remuneração do MP. O valor líquido fica em R$ 16.881,68.
O seleção ocorre em três etapas. A primeira é a prova objetiva, que acontece no dia 28 de maio. Ao todo, são 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, com valor equivalente de um ponto. Se classificam para a próxima etapa os 300 primeiros candidatos, desde que atinjam nota mínima de 60 pontos.
Na sequência do certame serão realizadas cinco provas escritas, entre os dias 26 e 30 de junho. Depois, os candidatos passam por exames de saúde física e mental, sindicância, além de prova oral e de títulos. A prova oral está prevista para ocorrer entre 24 e 31 de outubro.
Podem participar somente profissionais graduados em Direito com experiência mínima de três anos de atividade jurídica. As inscrições podem ser feitas através deste link do site do MP-PR. Nele também pode ser consultado o edital, o calendário e o regulamento do concurso.

PSOL tenta legalizar aborto no Brasil; Bancada Evangélica se cala

STF deu 5 dias para Temer e Congresso se posicionarem sobre assunto
O PSOL, partido de Jean Wyllys, continua tentando impor sua agenda liberal e entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para descriminalizar aborto até 12ª semana. Relatora da ação ajuizada pelos socialistas, a ministra Rosa Weber, determinou nesta segunda-feira (27), que o presidente Michel Temer, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados se posicionem sobre o caso. O prazo dado por ela é de cinco dias.
De acordo com o Estadão, Weber pediu também que a ministra-chefe da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviem pareceres sobre a ação.
Em sua decisão, escreveu: “Considerando, portanto, a pretensão liminar deduzida, requisitem-se informações prévias, nos termos do que prescreve o art. 5º, § 2º, da Lei nº 9.882/1999, ao presidente da República, ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados. Após, dê-se vista ao advogada-geral da União e ao procurador-geral da República”.
O argumento do PSOL é que a criminalização do aborto afetaria “desproporcionalmente” mulheres negras e indígenas, pobres, de baixa escolaridade e que vivem distante de centros urbanos. O partido argumenta que “onde os métodos para a realização de um aborto são mais inseguros do que aqueles utilizados por mulheres com maior acesso à informação e poder econômico, resultando em uma grave afronta ao princípio da não discriminação”.
O desejo do PSOL é que sejam suspensas prisões em flagrante, inquéritos policiais e andamento de processos baseados nos artigos 124 e 126 do Código Penal, que pune quem aborta com um a três anos de detenção. Se o aborto for provocado por terceiros, com o consentimento da gestante, a pena sobe para quatro anos.
Até o momento a bancada evangélica, que sempre se manifestou contrária ao tema, não emitiu nota nem se manifestou oficialmente.

Precedente legal

Em novembro do ano passado, a 1ª Turma do STF criou um precedente legal para a descriminalização do aborto durante o primeiro trimestre de gestação. Ao julgar um caso, que envolvia funcionários e médicos de uma clínica clandestina no Rio de Janeiro, os livrou da  prisão preventiva. Com isso, passou a servir como base para decisões de juízes de outras instâncias pelo País.
Naquele julgamento, além de Rosa Weber, mostraram-se favoráveis à legalização do aborto nos três primeiros meses de gravidez  os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.
Além disso, tramita no STF uma ação que pede a descriminalização do aborto no caso de grávidas infectadas pelo vírus da zika. Esse processo está a cargo da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Mesmo com condenação, Cunha pode ser solto após decisão do STF

O deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi condenado, nesta quinta-feira (30), a 15 anos e 4 meses de reclusão pelo juiz federal Sérgio Moro, no âmbito da operação Lava Jato.
A defesa de Cunha, coordenada pelo advogado Marlus Arns de Oliveira, já anunciou que vai recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em Porto Alegre (RS). O prazo é de cinco dias.
Além disso, os advogados do ex-presidente da Câmara têm um Habeas Corpus (HC) em aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) que, dependendo da decisão dos magistrados, pode determinar a soltura de Cunha.
No HC, a defesa argumenta que Moro tem se validado de manobras processuais para prejudicar a análise dos pedidos de liberdade em instâncias superiores e alega que não há razões para a prisão, mesmo com a condenação.
O STF já negou duas solicitações de liberdade protocoladas pela defesa de Cunha.  No último HC, a defesa alegou que a liberdade do ex-presidente da Câmara dos Deputados não traria novos riscos às investigações. Neste mês, os integrantes do tribunal decidiram que a manutenção da prisão preventiva se justifica pois o réu “faz parte de um sistêmico e profissional esquema de corrupção” que trouxe “prejuízos financeiros milionários” aos cofres públicos.
No mês passado, a maioria dos ministros do Supremo decidiram manter a prisão de Cunha alegando que não houve ilegalidade na decisão do juiz Sérgio Moro.
Na sentença que condenou Cunha, Moro falou sobre os pedidos de Habeas Corpus negados pelo STF. “Tais decisões revelam que o Ministro Teori Zavascki tinha a prisão preventiva de Eduardo Cosentino da Cunha como necessária e só não a decretou porque, em um primeiro momento, estava ele protegido pelo estatuto peculiar do parlamentar federal, que proíbe a prisão cautelar do parlamentar federal salvo em casos de flagrante delito por crime inafiançável (art. 53, §2º da Constituição Federal de 1988), e, em um segundo momento, após a perda do mandato, em decorrência da consequente perda da competência pelo Supremo Tribunal Federal”. 
O juiz também apontou fatos que justificariam manter a prisão de Cunha. “O condenado, mesmo preso preventivamente e respondendo à presente ação penal, buscou intimidar e constranger o Exmo. Sr. Presidente da República e com isso, aparentemente, provocar alguma espécie intervenção indevida da parte dele em favor do preso“.
Cunha está preso em Curitiba desde outubro do ano passado.

Agora é definitivo, Juca e Alcione vencem na justiça

Decisão dos ministros afirma que o nome da vice não configura perpetuação de poder, pois ela iniciou o pleito eleitoral três anos após a morte do marido
O impasse judicial acerca da candidatura de Alcione Lemos (PP) viúva do ex-prefeito Otelio Renato Baroni já teve diversas reviravoltas desde que a chapa dela e do atual prefeito Juca Sloboda (PHS) foi eleita em outubro do ano passado.
O caso de possível perpetuação de poder por parte da vice Alcione foi julgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que decidiu por unanimidade pela legitimidade da eleição de Juca e Alcione e da ausência de propagação do poder, pois com a morte do ex-prefeito dissolveu-se a relação conjugal.
 ELEIÇÕES 2016
As eleições para prefeito de 2016 tinham inicialmente três nomes em pauta, o ex-prefeito Ademar de Barros (PSDB), o então prefeito José Sloboda, o Juca (PHS) e a filha do ex-prefeito falecido em decorrência de um câncer, Renata Baroni (SD).
Diante da Justiça Eleitoral, as três candidatos apresentavam irregularidades passíveis de impugnação.
O primeiro caso envolvia o nome de Ademar de Barros, que teve sua candidatura rejeitada pelo próprio partido, e ficou inelegível em decorrência de uma condenação por improbidade administrativa em 2013. Na primeira convenção o PSDB declarou apoio à coligação “Juntos Faremos Muito Mais” de Juca, e após a confusão envolvendo as duas chapas, o presidente do partido no Paraná, deputado Ademar Traiano assinou um decreto atestando o apoio a Juca e Alcione, invalidando de vez a candidatura de Ademar pelo partido tucano.
No caso da chapa Juca e Alcione, a interessada na ação interposta era candidata Renata Baroni que alegou perpetuação de poder por parte de Alcione pelo fato da vice ser esposa do ex-prefeito que já estava em seu segundo mandato quando faleceu em decorrência de um câncer.
A justiça Eleitoral da comarca acatou a denúncia e o julgamento em primeira instância decidiu pela impugnação da candidatura dos dois, contudo os advogados de defesa recorreram da decisão que foi parar no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o mesmo reformou a decisão primária atestando que a candidatura dos dois era legítima e válida.
Através da denúncia de Renata que tem vínculo indiscutível com Baroni por ser sua filha, a candidata também teve a candidatura impugnada.
Mesmo com a ausência de uma resolução, os três candidatos estavam à disposição nas urnas, que atestou a vitória a Juca e Alcione, com expressivos 11,685 mil votos.
 DESFECHO
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou o entendimento do TRE, que por unanimidade já havia julgado improcedente a ação de impugnação de Juca e Alcione, nas últimas eleições municipais. Segundo a base legal do TSE, o presente caso não se caracteriza terceiro mandato, isso porque com o fato morte, dissolveu-se a relação conjugal entre a vice-prefeita Alcione Lemos e o falecido prefeito Otélio Renato Baroni. Tal decisão pautou-se no enunciado das súmulas número 18 do Supremo Tribunal Federal e número 8 do TSE.
Ficou frisado ainda na decisão do TSE que este raciocínio deve ser depreendido, mesmo que num segundo mandato do prefeito Baroni, pois o falecimento deu-se em meados do ano de 2013 e a participação de Alcione Lemos no processo eleitoral deu-se tão somente em 2016, ou seja, três anos após a morte de seu cônjuge. Assim os ministros afastaram qualquer intenção que tinham os recorrentes em tentar caracterizar permanência do mesmo grupo familiar no poder, ou seja, na administração pública municipal.
Participaram deste julgamento os ministros Henrique Neves (relator), Herman Benjamin, Napoleão Nunes Maia Filho e Luiz Fux (no exercício da presidência) e as ministras Luciana Lóssio e Rosa Weber. Ausentou-se, ocasionalmente, o ministro Gilmar Mendes.
A ação só foi julgada procedente no Juízo da 18ª Zona Eleitoral – Jaguariaíva, que inicialmente indeferiu o registro da candidatura de Sloboda e Alcione, sem prejuízo de oportuno exame de eventuais substituições nas eleições. “Desde a formação da chapa ‘Juca e Alcione’ tínhamos a convicção de que ela era a melhor pessoa para administrar ao nosso lado, sendo legítima a sua candidatura”, diz o prefeito José Sloboda. Ele acrescenta que, com os questionamentos jurídicos esclarecidos, agora ele, ao lado da vice Alcione, pretendem dar continuidade às realizações e conquistas em prol do desenvolvimento de Jaguariaíva com ainda mais serenidade. “Apesar da vitória nas urnas, ainda tínhamos que vencer as batalhas jurídicas. Vencemos no TRE e no TSE por unanimidade, o que não deixa dúvida nenhuma da legitimidade de nossa eleição e da escolha do povo nas urnas”, comemora Sloboda.
A decisão foi publicada nesta terça-feira (28) dando agora uma decisão unânime por parte da comissão que atesta de vez o nome de Juca e Alcione à frente da prefeitura de Jaguariaíva pelos próximos quatro anos.

Quatiguá pode eleger prefeita mais jovem do país

Pleito será disputado no próximo domingo contra tucano; resultado sairá em uma hora no máximo
Adelita Parmezan de Moraes, do PTB, tem 25 anos, e é candidata a prefeita de Quatiguá.O pleito será no próximo domingo, dia dois.Se ela vencer, será a prefeita mais jovem do Brasil.
Ela é filha do ex-prefeito por duas vezes e ex-presidente da Amunorpi(Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) Efraim Bueno de Moraes(PMDB).
Aliança formada por PMDB,PSB,PTN, PTB, PDT, PMB, PR, PMN e PV efetivou o nome dela tendo na vice José de Pádua Melo (PMDB), o Zé Vareta.
A data da eleição foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral porque Efraim, vencedor do pleito em outubro de 2016,  teve os votos considerados nulos pela Justiça,pois condenado em duas ações por improbidade administrativa.O peemedebista conseguiu uma decisão liminar para seu registro,disputou e ganhou o pleito, mas não pode tomar posse. O segundo colocado foi o então chefe do executivo à época, Luiz Fernando Dolenz (PSDB).O tucano disputa novamente.
Adelita é noiva de Rafael , formada em Ciências Contábeis e estuda Direito na Fanorpi/Uniesp,em Santo Antônio da Platina. Em conversa com a reportagem, afirmou que vai priorizar a criação de empregos e a saúde.
O resultado final deve ser conhecido em uma hora no máximo.
Se eleita, será obviamente a mais jovem do Paraná também, juntamente com o prefeito de Ribeirão do Pinhal,Wagner Luiz Oliveira Martins(PHS),da mesma idade.

npdiario.com

quarta-feira, 29 de março de 2017

Osmar Dias visita Wenceslau Braz

O pré-candidato ao governo do Paraná, Osmar Dias (PDT), estará em Wenceslau Braz na tarde desta quinta-feira (30). Na oportunidade o ex-senador será recebido pelo prefeito local, Paulo Leonar (PDT), em seu gabinete.
Além de mais uma vez expor o apoio à gestão de Paulo Leonar, Osmar Dias ainda aproveitará a agenda para divulgar a possível candidatura ao governo do Estado, nas eleições de 2018.
Osmar também tem rodado o Estado em busca de apoios de lideranças para fortalecer seu nome na disputa do ano que vem – e tem tido êxito.
Vale lembrar que Wenceslau Braz foi o único município do Norte Pioneiro a ter a presença de Osmar Dias durante a campanha eleitoral, quando o ex-senador foi um importante aliado de Paulo Leonar.
“O Osmar Dias tem tudo para ser o próximo governador do Estado, e tem no povo de Wenceslau Braz um grande aliado nesta caminhada. É um político sério, com uma trajetória limpa, e com toda a possibilidade e competência de comandar o Paraná”, elogia Paulo Leonar.
A visita de Osmar Dias em Wenceslau Braz está prevista para acontecer às 15h, no gabinete do prefeito e será aberta à população, que está convidada a participar.

Sem nova previdência “em sete anos paralisamos o Brasil”, diz Temer

O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (29) que questões como a dos trabalhadores rurais e de pessoas com deficiência podem ainda ser negociadas para a aprovação da reforma da Previdência. Em discurso na abertura da 10ª conferência do Bank of America Merrill Lynch, em São Paulo, ele afirmou que se a reforma não for feita agora, terá de ser feita daqui a três anos. Caso contrário, acrescentou, “em sete anos paralisamos o Brasil”.
“Precisamos aproveitar este momento de apoio do Congresso Nacional para fazer essa reforma. A reforma não prejudicará ninguém. A questão dos trabalhadores rurais, a questão dos deficientes, eu compreendo, e nós podemos ainda negociar, de modo a aprovar a reforma”, disse Temer.
Segundo ele, todos os estudos estatísticos mostram que se não houver reformulação previdenciária, em 2024 o país só terá verbas para pagar servidores públicos. “Estamos fazendo regras de transição que permitam que, muito brevemente, as finanças públicas possam estar mais equilibradas e que não possam gerar o que ocorreu na Grécia, em Portugal, na Espanha e na França, que tiveram de reduzir valores de aposentadorias e de salários de servidores”.
O presidente disse ainda que, nesse contexto, a “interlocução plena” que seu governo tem com o Congresso Nacional será fundamental para a aprovação da matéria.

Acidente grave deixa vários feridos na BR-376

Um acidente na BR-376, na região de Ponta Grossa, deixou vários feridos na manhã desta quarta-feira (29). Um ônibus de turismo bateu na traseira de um caminhão que transportava um contêiner. O acidente aconteceu no quilômetro 515 da rodovia, na pista sentido Curitiba e nas proximidades do Parque Estadual de Vila Velha.  
O caminhão estava parado em parte da pista por conta de problemas mecânicos. O motorista estava embaixo do veículo, tentando fazer o conserto, quando o ônibus bateu ao não conseguir fazer o desvio.
Equipes de socorro da concessionária Rodonorte, responsável pelo trecho, foram acionadas para socorrer as vítimas. Pelo menos dois ocupantes do veículo ficaram presos nas ferragens. Onze pessoas foram encaminhadas para hospitais da região, sendo cinco delas em estado grave, incluindo o motorista do caminhão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus saiu de Belém (PA) e tinha como destino Florianópolis (SC).

Atualização

Informação repassada pela PRF no local do acidente aponta que o motorista do ônibus, de 36 anos, estava com a carteira de habilitação vencida desde junho do ano passado.
A PRF informou que quatro pessoas estavam no caminhão e havia 30 passageiros no ônibus. A Rodonorte, por meio de assessoria de imprensa, informou que o veículo transportava 35 pessoas. Segundo a PRF, o ônibus transportava trabalhadores vindos da região de Belém e parte deles já residia em Santa Catarina. Algumas famílias também estavam no veículo.
Apesar da maioria deles não ter sofrido lesões, todos são submetidos por avaliações. Os feridos foram encaminhados para hospitais de Ponta Grossa. 
O caminhão, de placas de Paranaguá, levava um contêiner, segundo a Rodonorte. O ônibus tem placas de Florianópolis.
A PRF ainda comunicou que os veículos serão submetidos à perícia técnica e o motorista do ônibus foi encaminhado para a 13ª Subdivisão da Polícia Civil para prestar esclarecimentos.
Colaboração Paulo Silva e Fabio Matavelli / Rede Massa

Polícia prende último foragido da ‘Carga Pesada’

Juliano Ribeiro Barbosa, de 28 anos, foi localizado no bairro Oficinas, em Ponta Grossa. Investigação aponta que esquema criminoso tenha desviado R$ 1 milhão em soja de cooperativa.

A Polícia Civil de Castro, nos Campos Gerais, prendeu na manhã desta quarta-feira (29) o cerealista Juliano Ribeiro Barbosa, de 28 anos. Juliano era procurado pelas autoridades policiais no âmbito da Operação ‘Carga Pesada’, que investigou o desvio de cerca de R$ 1 milhão em soja da cooperativa Castrolanda.
Juliano foi apontado pela Polícia Civil como um dos cabeças do esquema. Ele seria responsável, segundo a polícia, por intermediar a venda de grãos desviados da cooperativa para comerciantes dos Campos Gerais. O cerealista foi preso em Ponta Grossa, no bairro Oficinas.
A investigação ainda apontou outros envolvidos no caso. O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou, pelos crimes de organização e criminosa e receptação, Fábio Scheibel e Honri Samra. Já Juliano foi denunciado por organização criminosa e furto qualificado, juntamente com Edson Massayuri Hirota, Ederson Saruki Hirota, Luiz Roberto Valles Filho, Luis Rodrigo Oliveira da Silva e Marcos Gomes Pinheiro.
Os acusados se encontram presos preventivamente por determinação do Juiz da Vara Criminal da Comarca de Castro, com exceção do empresário Fábio Scheibel, que responde em liberdade. Segundo o advogado de defesa, Fernando Madureira, Scheibel demonstrou através de documentos que não tinha envolvimento com a quadrilha.
Deflagrada em abril de 2016, a Operação Carga Pesada constatou o furto de 22 cargas de soja que seriam destinadas à Castrolanda.

aRede

terça-feira, 28 de março de 2017

São José da Boa Vista abre processo seletivo para professor, dentista e farmacêutico

Vagas são para cadastro de reserva; inscrições iniciam no próximo dia 03 e a taxa cobrada será de R$ 42,39 para qualquer cargo

A Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista estará abrindo período de inscrições para Processo Seletivo que tem como objetivo a formação de cadastro reserva de professores para contratação caso haja surgimento de vagas pelo período de 12 meses rescindíveis e prorrogáveis.

As oportunidades são para docentes com Nível Superior Completo em Pedagogia ou com formação em outra Licenciatura desde que possua também o Magistério. Se contratado o profissional executará carga horária de 20h semanais e fará jus a remuneração de R$ 1.149,59 ao mês. O processo de seleção ocorrerá por meio de prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 23 de abril.
As inscrições ocorrem entre os dias 3 e 13 de abril de 2017 e devem ser efetuadas no Setor de RH da Prefeitura Municipal na rua Reinaldo Martins Gonçalves, nº 85, Centro; das 9h às 11h30 e das 13h às 17h. Elas também podem ser feitas pelo e-mail pmsjbv@yahoo.com.br. O candidato também deverá efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 42,39.
DENTISTA E FARMACÊUTICO
A Prefeitura de São José da Boa Vista também determinou para o próximo dia 03 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo que visa formar cadastro reserva de profissionais de nível superior.
Neste edital as oportunidades são para Cirurgiões Dentistas e Farmacêuticos, atuarem em jornadas de 40 horas semanais com salários que podem variar entre R$ 2.082,04 a R$ 3.470,07.
Para se inscrever é necessário arcar com o valor de R$ 42,39, referente a taxa de participação e se dirigir até o setor de Recursos Humanos da Prefeitura.
Os inscritos serão avaliados por meio de Prova Objetiva e de Títulos, conforme o edital na íntegra disponibilizado no site da prefeitura. Este Processo Seletivo terá validade de até dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data da homologação.

Ibaiti, adolescente foge de estupro tentado por padrasto

Uma adolescente de 17 anos compareceu a delegacia de Ibaiti na tarde de domingo (26) com sinais de esgotamento emocional e nervosismo intenso, onde relatou estar em sua residência fazendo tarefa escolar, quando o marido de sua mãe (seu padrasto)começou a acaricia-la, sua mãe gritou para que o cônjuge parasse, momento em que ele foi para o quarto e saiu da casa com um objeto em punho, possivelmente uma faca. Em resposta, as duas saíram correndo cada uma para um lugar diferente, a adolescente compareceu até a sede da 3ª Cia PM.
A equipe policial, juntamente com a equipe de ROTAM, deslocou até o Bairro Mina Velha, em Ibaiti, durante o trajeto, a mãe da adolescente foi encontrada, a qual relatou que realmente havia presenciado o fato e que não é a primeira vez que isso aconteceu; a justificativa para não ter denunciado antes foi a ameaça de morte proferidas continuamente pelo marido e que ainda teme muito por sua integridade física e de suas filhas, pois o mesmo é muito agressivo.
O rapaz foi visualizado nos fundos da casa, ao ser dado a voz de abordagem o mesmo não acatou, fugindo para dentro de uma mata; as equipes saíram em busca e localizaram o indivíduo que desferiu empurrões e chutes nos policiais.
A mãe da adolescente acrescentou que há aproximadamente seis dias atrás, suas outras duas filhas, uma de sete anos e a outra de 11, foram buscar manga com o rapaz e que desde então notou que a filha de onze anos está muito diferente e que suspeita que possa ter acontecido algo com sua filha, por este motivo ela necessita de acompanhamento com um psicólogo.
O rapaz já esteve preso pelo crime de estupro. Ambas as partes foram encaminhadas para a 37ª DRP de Ibaiti para que fossem adotados os procedimentos da polícia judiciária.

Japira abre inscrições para PSS

Para dez profissões diferentes

A prefeitura de Japira, através do Prefeito Walmir Wellington da Silva divulga, nesta terça- feira (28), o edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado(PSS), para a contratação de professor do ensino fundamental, monitor de ensino infantil, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de farmácia, dentista(foto) e farmacêutico.
A seleção vai atender a necessidade e suprir temporariamente as vagas existentes no quadro de pessoal da Prefeitura de Japira, mediante Contrato em Regime Especial.
A carga horária para todos os profissionais habilitados é de 20 horas semanais, exceto técnico em enfermagem e auxiliar de farmácia que a carga horária prevista será de 40 horas. A seleção contará com duas etapas: inscrição e avaliação de títulos.O Contrato tem prazo máximo de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da administração pública.
As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.japira.pr.gov.br, no período de 29 de março a 12 de abril. O candidato deverá preencher a ficha cadastral, informando os dados pessoais, endereço,dados profissionais e formação.
O Critério de pontuação sobre os documentos apresentados pelos candidatos levará em consideração a escolaridade, tempo de serviço e títulos de acordo com o Edital Nº 001/2017.

Parque Estadual de Vila Velha mudou dias de visitação

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, passará a receber visitantes apenas às sextas-feiras, sábados e domingos, a partir da próxima segunda-feira (3). A mudança visa atender a necessidade de recuperação ambiental nas áreas próximas às trilhas, garantindo a segurança dos visitantes.
De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), será feita a retirada de espécies exóticas invasoras, que prejudicam o desenvolvimento das nativas, além da recuperação de áreas degradadas pelo tempo.
“O trabalho de erradicação de exóticas acontece no parque há muitos anos, mas sempre longe dos locais por onde os visitantes passam, justamente por uma questão de segurança. Mas agora necessitamos fazer esse trabalho também nas trilhas, pois essas espécies não têm um predador natural e estão prejudicando o desenvolvimento de nativas”, explica o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos.

Agendamentos

Grupos que fizerem o agendamento por e-mail, com dez dias de antecedência, e guias cadastrados no Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa poderão continuar visitando o local independentemente dos dias para visitação. “Os guias serão orientados para conduzir os grupos pelas trilhas e garantir a segurança dos visitantes e a continuidade dos nossos trabalhos”, explica Vasconcellos.
Durante os feriados da semana santa, entre os dias 14 e 16 de abril, o parque irá funcionar normalmente. O diretor relembra que o local tem capacidade máxima de 800 pessoas por vez.
Informações IAP e colaboração Louise Fiala